Psoríase ungueal (nas unhas): o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em janeiro 2023

A psoríase nas unhas, também chamada de psoríase ungueal, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, gerando sinais como unhas onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas brancas ou marrom. 

Embora não tenha cura, a aparência das unhas pode ser melhorada com a realização do tratamento indicado por um dermatologista, que pode incluir o uso de esmaltes e pomadas com substâncias contendo clobetasol e vitamina D.

Além disso, alguns tratamentos podem ser realizados em casa, como limpar as unhas, ter cuidados com hidratação das unhas e manter uma alimentação rica em ômega 3, como linhaça, salmão e atum. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de psoríase na unha são:

  • Ondulações nas unhas;
  • Unhas com deformidades;
  • Unhas quebradiças e com descamação;
  • Manchas brancas ou marrom;
  • Aumento da espessura das unhas;
  • Descolamento das unhas;
  • Sangramento.

Os sintomas da psoríase ungueal podem atingir uma ou várias unhas e são semelhantes a infecções causadas por fungos, como as micoses, por isso assim que as alterações nas unhas surgirem deve-se procurar um dermatologista para confirmar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da psoríase ungueal é feito pelo dermatologista através da observação das características das unhas. Além disso, para descartar infecção por fungos na unha, o médico pode indicar a realização de uma raspagem ou coleta de um pequeno pedaço da unha para ser avaliado no laboratório.

Opções de tratamento

O tratamento para psoríase na unha deve ser orientado pelo dermatologista, pois pode variar de acordo com a quantidade de unhas afetadas, estado geral de saúde da pessoa e gravidade dos sintomas.

1. Esmaltes

A psoríase ungueal deixa as unhas ásperas e amolecidas, por isso alguns esmaltes podem auxiliar o tratamento, melhorando o aspecto das unhas, deixando-as mais lisas e mais resistentes. Além disso, alguns tipos de esmaltes podem ter produtos como vitamina D e clobetasol, que ajudam na reconstrução da unha. Entretanto, é importante consultar o médico antes de aplicar esmaltes nas unhas atingidas pela psoríase, pois nem todos esmaltes trazem benefícios. 

2. Pomadas

Em casos mais leves de psoríase ungueal, podem ser indicados alguns tipos de pomadas que contêm substâncias como vitamina A, vitamina D, corticoides e imunossupressores. Essas pomadas devem ser indicadas pelo dermatologista e agem reduzindo a inflamação e ajudando na restauração do formato da unha. 

Em alguns casos, quando as lesões na unha são maiores e atingem outras áreas do corpo, como por exemplo, as palmas das mãos, essas pomadas são usadas em conjunto com alguns tipos de medicamentos. 

3. Medicamentos

Quando a psoríase atinge outras áreas do corpo ou quando o tratamento local, com esmaltes ou pomadas, não traz resultados, geralmente são indicados medicamentos como metotrexato, ciclosporina, retinoides e corticoides. Em geral, esses medicamentos diminuem a ação das células de defesa do corpo que estão atacando o próprio corpo, aliviando os sintomas.

Em casos mais avançados de psoríase nas unhas, o médico pode indicar injeções de corticoide, que são aplicadas depois de uma anestesia no local. Além disso, a pessoa com psoríase deve fazer acompanhamento com reumatologista para indicação da dose diária e a duração do tratamento com os medicamentos.

4. Tratamento natural

Alguns cuidados podem ser realizados em casa para ajudar no tratamento da psoríase ungueal, como manter as unhas curtas e limpas. Para limpeza das unhas é necessário usar sabonetes neutros e antibacterianos, além de evitar o uso de esponjas duras ou escovas com cerdas grossas, pois isso pode provocar sangramento nas unhas lesionadas. 

É ainda recomendado usar cortadores ao invés de tesouras, reduzindo o risco de machucar mais as unhas. Além disso, é necessário manter as unhas hidratadas com produtos adequados e indicados pelo médico, pois isso evita que as unhas com psoríase fiquem encravadas.

5. Alimentação

Para controlar os sintomas da psoríase ungueal, deve-se evitar alimentos que aumentam a inflamação, como carnes vermelhas, embutidos e enlatados, como salsicha, linguiça e bacon, e alimentos ricos em pimentas e conservantes artificiais.

Além disso, é importante aumentar a ingestão de frutas, legumes e de produtos ricos em ômega 3, como linhaça, salmão, atum, nozes e castanhas. Veja mais sobre outros alimentos que ajudam no tratamento para psoríase

Vídeos relacionados