Traumatismo craniano: o que é, sintomas, tratamento e sequelas

Atualizado em setembro 2023

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio que geralmente é provocada por uma pancada forte na cabeça, podendo causar sintomas como perda da consciência e/ou memória, confusão mental ou dor de cabeça e, em alguns casos, lesões cerebrais graves.

Normalmente, o traumatismo craniano é causado por acidentes de carro, quedas e acidentes durante a prática de esportes ou atividades recreativas, podendo ser classificado de acordo com a gravidade dos sintomas e das lesões no cérebro.

Em caso de suspeita de traumatismo craniano, é recomendado procurar uma emergência para avaliação. O tratamento depende da sua gravidade e pode envolver medicamentos para aliviar a dor, sutura de feridas e, nos casos mais graves, cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas 

Os principais sintomas de traumatismo craniano são: 

  • Perda da consciência e/ou memória;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Confusão mental, sonolência excessiva ou irritabilidade;
  • Pupilas de tamanhos diferentes;
  • Dificuldade para enxergar e/ou visão dupla;
  • Vômitos;
  • Crise convulsiva;
  • Sangramentos e/ou manchas roxas na cabeça ou rosto.

Mesmo que a pessoa não perca a consciência ou acorde rapidamente após uma pancada forte na cabeça, especialmente em caso de crianças, idosos ou surgimento de outros sintomas, é recomendado procurar a emergência para uma avaliação por existir um maior risco de lesões cerebrais. Conheça os primeiros socorros para traumatismo craniano.

Nas crianças, os sintomas de traumatismo craniano podem também incluir choro persistente, dificuldade para mamar, recusa para comer e afundamentos na cabeça, podendo surgir após quedas de superfícies como a mesa, sofá ou cama.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de traumatismo craniano é feito clínico geral baseado nos sintomas, histórico de pancadas ou ferimentos recentes na cabeça e, algumas vezes, resultado de exames como a tomografia ou ressonância magnética do crânio, que podem identificar lesões cerebrais.

Caso precise de um médico, é possível encontrar o clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Causas do traumatismo craniano

As principais causas de traumatismo craniano são:

  • Acidentes automobilísticos;
  • Quedas;
  • Ferimentos por armas de fogo; 
  • Esportes e atividades de recreação.

Em geral, qualquer situação que provoque uma pancada, movimentação brusca ou ferimento profundo na cabeça pode causar um traumatismo craniano caso afete o funcionamento normal do cérebro, mesmo que temporariamente. 

Especialmente em crianças e idosos, as quedas podem provocar este tipo de trauma cerebral. Veja mais o que fazer depois de uma queda.

Tipos de traumatismo craniano

O traumatismo craniano pode ser classificado em:

  • Leve: é o tipo mais comum e, embora a pessoa possa ficar inconsciente após a pancada em alguns casos, normalmente se recupera em menos de 30 minutos. Além disso, algumas vezes a pessoa pode precisar permanecer nas próximas horas em observação na emergência antes de ser liberada para casa;
  • Moderado: a pessoa fica inconsciente de 30 minutos a 24 horas após pancada e pode apresentar lesões cerebrais em exames de imagem como a tomografia, por exemplo. O tratamento deve ser feito em um hospital e a pessoa deve ficar internada;
  • Grave: a perda da consciência dura mais de 24 horas, podendo existir lesões cerebrais graves, como grandes sangramentos na cabeça. Nestes casos, é comum a pessoa ficar internada em uma UTI.

Além disso, algumas vezes a pessoa pode não se lembrar dos acontecimentos imediatamente antes da pancada na cabeça, o que pode persistir por até mais de uma semana nos casos de traumatismo craniano grave.

Como é feito o tratamento 

O tratamento para traumatismo craniano depende da sua gravidade e é orientado por um neurologista após a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. No entanto, pode envolver também médicos de outras especialidades, como o ortopedista, especialmente em caso de fraturas.

Nos casos mais leves, o médico pode indicar o uso de medicamentos para dor e realizar a sutura e/ou curativos de feridas. Além disso, algumas vezes pode ser indicado que a pessoa fique em observação por 4 a 6 horas após o atendimento antes de poder ir para casa.

Já nos casos de traumatismo craniano moderado ou grave, especialmente quando existem hemorragias cerebrais ou fraturas, pode ser indicada a cirurgia para aliviar a pressão na cabeça e controlar sangramentos. Nestes casos, normalmente é necessária a internação em UTI por alguns dias.

Além disso, em alguns casos, o médico pode indicar o coma induzido, que serve para diminuir a atividade cerebral, de forma a acelerar a recuperação. Entenda melhor o que é o coma induzido e quando pode ser realizado.

Possíveis sequelas

O traumatismo craniano pode provocar sequelas como alterações de comportamento, perda dos movimentos de partes do corpo, alterações da visão ou controle da respiração e problemas intestinais ou urinários, que podem surgir logo após o trauma, ou um tempo depois.

A pessoa que sofreu de um traumatismo craniano pode ainda ter dificuldades para falar ou engolir, perda de memória, apatia, agressividade, irritabilidade e alterações do sono.

No entanto, após identificar uma sequela, o médico pode indicar o tratamento com profissionais como um fisiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo ou terapeuta ocupacional, para ajudar na recuperação e melhorar a qualidade de vida da pessoa que sofreu o traumatismo craniano.