Trimedal: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em abril 2022

O Trimedal é um antigripal indicado para o alívio dos sintomas de gripe e resfriado, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal e coriza, pois tem na sua composição paracetamol, maleato de dimetindeno, cloridrato de fenilefrina, rutosídeos e vitamina C, que são substâncias com ação analgésica, antiemética, anti-histamínica,  descongestionante e antioxidante.

O Trimedal foi retirado definitivamente do mercado em 2019 pelo próprio laboratório fabricante, não existindo previsão de ser fabricado novamente.

Desta forma, é recomendado consultar o médico, para que seja reavaliado o tratamento e indicado outro remédio que possa substituir o Trimedal, caso seja necessário. 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Trimedal é indicado para o alívio dos sintomas de gripe e resfriado, como:

  • Febre;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Espirros;
  • Lacrimejamento;
  • Congestão nasal;
  • Nariz escorrendo.

O Trimedal possui várias substâncias na sua composição como o paracetamol, maleato de dimetindeno, cloridrato de fenilefrina, vitamina C e rutosídeos, que agem reduzindo os sintomas da gripe ou do resfriado. Veja outros remédios indicados para o tratamento da gripe e resfriado.  

Como tomar

O comprimido do Trimedal deve ser tomado por via oral, com um copo de água, sem partir ou mastigar.

A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de Trimedal, a cada 8 horas, conforme orientação do médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Trimedal são palidez, palpitações, aumento dos batimentos cardíacos, dor ou desconforto do lado esquerdo do tórax, ansiedade, inquietação, fraqueza, tremores, tonturas, insônia, sonolência e dor de cabeça.

Quem não deve usar

O Trimedal não deve ser usado por pessoas que tiveram infarto ou que tenham pressão alta grave, angina, doença arterial coronariana grave ou arritmias cardíacas complexas.

Além disso, o Trimedal também não deve ser usado por pessoas com alergia conhecida a qualquer componente da fórmula, na gravidez, lactação e por menores de 18 anos de idade. 

O trimedal também não deve ser usado junto com outros remédios que contêm paracetamol ou que tenham ação no sistema nervoso, como os inibidores da monoaminoxidase (IMAO), antidepressivos tricíclicos, metildopa ou guanetidina.

Vídeos relacionados