Uratos amorfos: o que são, o que significam e tratamento

Atualizado em dezembro 2023

Os uratos amorfos são um tipo de cristal presente em urinas com pH mais ácido e/ou mais concentradas, principalmente após resfriamento da amostra. Esse tipo de cristal normalmente aparece juntamente com outros cristais, como cristal de ácido úrico e de oxalato de cálcio.

O surgimento do urato amorfo não causa sintoma, sendo verificado apenas por meio de exame de urina de tipo 1. No entanto, quando há grande quantidade de urato é possível visualizar mudança da cor da urina para rosa, sendo importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação.

O tratamento para urato amorfo é feito de acordo com a causa do seu surgimento, podendo ser indicado pelo médico mudança nos hábitos alimentares, como diminuição do consumo de alimentos ricos em proteína ou cálcio, ou tratamento específico no caso de alterações no rim ou no fígado.

Imagem ilustrativa número 1

Como identificar

A presença de uratos amorfos na urina não causa sintomas, sendo identificada por meio do exame de urina do tipo 1, o EAS, em que a amostra do segunda jato de urina é coletada e entregue ao laboratório para análise.

Por meio desse exame, é verificada o pH da urina, que nesse caso é ácido, além de ser identificado microscopicamente a presença do urato amorfo e de cristais, como o cristal de ácido úrico e, algumas vezes, de oxalato de cálcio. Além disso, são verificadas outras características da urina, como presença, ausência e quantidade de células epiteliais, microrganismos, leucócitos e hemácias. Entenda como é feito o exame de urina.

O urato amorfo é identificado na urina como sendo uma espécie de granulado que varia de amarelo a preto e que é visualizado microscopicamente na urina. Quando há grande quantidade de urato a amorfo, é possível que exista alteração na cor da urina, que pode ficar mais rosada.

O que significam

O aparecimento do urato amorfo pode acontecer nas seguintes situações:

  • pH da urina igual ou menor que 5.5;
  • Dieta hiperproteica;
  • Baixa ingestão de água;
  • Gota;
  • Inflamação crônica do rim;
  • Pedra nos rins;
  • Cálculo biliar;
  • Doença hepáticas;
  • Doenças renais graves;
  • Dieta rica em vitamina C;
  • Dieta rica em cálcio;

O urato amorfo também pode aparecer como consequência do resfriamento da amostra, isso porque temperatura mais baixas favorecem a cristalização de alguns dos componentes da urina, havendo formação do urato. Por isso, é recomendado que a urina seja analisada até 2 horas após a sua coleta e não seja refrigerada para evitar interferência no resultado.

O urato amorfo é perigoso?

A presença de urato amorfo não é perigoso, porém é importante que o médico investigue a causa e, assim, seja possível avaliar a necessidade de realizar tratamento específico.

Como é feito o tratamento

Não há tratamento para urato amorfo mas sim para a sua causa. Por isso, é importante que o resultado do exame de urina seja analisado juntamente com os sintomas que possam estar sendo apresentados pela pessoa e resultado de outros exames que possam ter sido solicitados pelo urologista ou clínico geral para que seja iniciado o tratamento mais adequado.

No caso de ser devido a questões alimentares, é recomendada mudança nos hábitos, evitando alimentos com grande quantidade de proteínas ou ricos em cálcio. Por outro lado, no caso de problemas no fígado ou nos rins, além de adequação da alimentação, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios de acordo com a causa do urato amorfo.

Quando o urato amorfo é identificado sozinho, sem que existam outras alterações do EAS, é possível que seja devido a variações de temperatura ou tempo elevado entre a coleta e a análise, sendo recomendado nesses casos a repetição do exame para confirmar o resultado.