Urticária colinérgica: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em outubro 2023

A urticária colinérgica é um tipo de urticária que surge quando a temperatura corporal aumenta, causando sintomas como coceira e/ou sensação de pontadas na pele, manchas vermelhas no tronco e inchaço em partes do corpo.

A urticária colinérgica, também conhecida como alergia ao calor, pode ser desencadeada por situações que causam alterações na pele, como alergia ao suor e reação anormal ao estímulo provocado pelo calor, que levam a sua irritação.

Em caso de suspeita de urticária colinérgica, é recomendado consultar um dermatologista. Embora não tenha cura, o tratamento normalmente é feito com medicamentos antialérgicos de acordo com a orientação do médico para aliviar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da urticária colinérgica são:

  • Coceira e/ou sensação de pontadas na pele;
  • Pequenos caroços, placas e/ou manchas avermelhadas no corpo;
  • Inchaço em partes do corpo como lábios, olhos ou garganta, também conhecido como angioedema;
  • Tosse ou falta de ar;
  • Dor no estômago, enjoo ou diarreia;
  • Pressão baixa.

Normalmente, os sintomas da urticária colinérgica são provocados pelo aumento da temperatura corporal devido a exercícios físicos, banhos quentes e, em algumas pessoas, estresse, consumo de bebidas quentes ou alimentos picantes, por exemplo.

As lesões na pele são mais comuns no tronco, raramente afetam as palmas das mãos, solas dos pés e axilas e tendem a melhorar rapidamente entre 15 minutos e 1 hora. 

Nos casos mais graves, a urticária colinérgica pode causar sintomas, como inchaço no corpo, pressão baixa ou falta de ar, indicado angioedema ou anafilaxia, que são reações alérgicas mais sérias. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da urticária colinérgica é feito pelo dermatologista levando em consideração as características das lesões na pele e sua reação ao aumento da temperatura do corpo.

O dermatologista também pode realizar o teste de provocação para confirmar o diagnóstico, que consiste em estimular o aumento da temperatura corporal, por meio de exercício físico ou banho quente, por exemplo, para verificar o desenvolvimento das lesões.

A brotoeja é um tipo de reação da pele ao calor que algumas vezes pode ser confundida com a urticária colinérgica, mas que acontece quando o suor entope e inflama os poros, causando caroços e coceira na pele. Veja como identificar e tratar a brotoeja.

Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo para avaliar os sintomas:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

Acredita-se que a urticária colinérgica seja causada por alterações na pele como a obstrução dos poros, sensibilidade a substâncias inflamatórias presentes no suor e reação anormal à liberação do neurotransmissor acetilcolina quando a temperatura do corpo se eleva.

Como é feito o tratamento

Embora não tenha cura, o tratamento da urticária colinérgica normalmente é feito com remédios antialérgicos, como hidroxizina e cetirizina, para aliviar os sintomas, devendo ser usados de acordo com a orientação do dermatologista. 

O médico também pode indicar o uso de medicamentos corticoides diretamente na veia, imunobiológicos, como o omalizumabe, e a terapia de dessensibilização, que consiste em expor a pessoa ao próprio suor para estimular a adaptação do corpo e aliviar a alergia.

Além disso, para algumas pessoas, adotar medidas para diminuir o estresse, como relaxar e dormir o suficiente, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou quentes e alimentos picantes, por exemplo, podem ajudar a controlar a urticária.

Tratamento caseiro para urticária colinérgica

O tratamento natural para urticária colinérgica pode ser realizado para complementar o tratamento indicado pelo médico, sendo algumas opções compressas frias de camomila, planta amor-perfeito ou papa de linhaça, por terem propriedades anti-inflamatórias, por exemplo. Confira mais opções de remédios caseiros para alergia na pele.