Quando tomar a vacina contra a cólera?

Atualizado em janeiro 2022

A vacina contra a cólera é usada com o objetivo de prevenir a infecção pela bactéria Vibrio cholerae, que é o microrganismo responsável pela doença, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou através do consumo de água ou alimentos contaminados, resultando em diarreia severa e perda de muito líquido.

A vacina para a cólera está disponível em regiões que apresentam maiores chances do surgimento e transmissão da doença, não estando incluída no calendário de vacinação, sendo apenas indicada apenas em situações específicas. Dessa forma, é importante investir em medidas de prevenção, como a higienização adequada das mãos e dos alimentos antes do preparo e consumo, por exemplo.

As vacinas disponíveis para a prevenção da cólera são a Dukoral, Shanchol e Euvichol, e devem ser administradas por via oral.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

Atualmente, a vacina contra a cólera é indicada apenas para pessoas que moram em regiões de risco para a doença, turistas que desejam viajar para os locais endêmicos e habitantes de regiões que se encontram frente a um surto de cólera, por exemplo.

A vacina é normalmente recomendada a partir dos 2 anos e deve ser administrada de acordo com a recomendação local, que pode variar de acordo com o ambiente em que a cólera foi verificada e risco para contrair a doença. Apesar da vacina ser eficaz, não deve substituir as medidas de prevenção. Saiba tudo sobre a cólera.

Tipos de vacina e como usar

Atualmente, existem dois tipos principais de vacina contra a cólera, sendo elas:

1. Dukoral

É a vacina oral mais utilizada para a cólera. É constituída por 4 variações da bactéria da cólera adormecida e uma pequena quantidade da toxina produzida por esse microrganismo, sendo capaz de estimular o sistema imune e conferir proteção contra a doença.

A primeira dose da vacina é indicada para crianças a partir dos 2 anos, sendo indicado mais 3 doses com intervalo de 1 a 6 semanas. Em crianças com mais de 5 anos e adultos, é indicado que a vacina seja administrada em 2 doses com intervalo de 1 a 6 semanas.

2. Shanchol

É uma vacina oral contra a cólera, constituída por dois tipos específicos de Vibrio cholerae inativados, o O 1 e O 139, e é recomendada para crianças com mais de 1 ano e adultos em 2 doses, com intervalo de 14 dias entre as doses, e o reforço é recomendado após 2 anos.

3. Euvichol

Também é uma vacina oral contra a cólera, constituída por dois tipos específicos de Vibrio cholerae inativados, o O 1 e O 139. A vacina pode ser administrada a pessoas com mais de 1 ano de idade, em duas doses de vacina, com um intervalo de duas semanas.

Ambas as vacinas possuem eficácia de 50 a 86% e a proteção total contra a doença normalmente acontece após 7 dias do término do esquema de vacinação.

Possíveis efeitos colaterais

A vacina contra a cólera normalmente não causa efeitos secundários, no entanto, em alguns casos, pode ocorrer dor de cabeça, diarreia, dor abdominal ou cólicas.

Quem não deve usar

A vacina contra a cólera não é recomendada para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina e deve ser adiada caso a pessoa tenha febre ou possua qualquer condição que acometa o estômago ou o intestino.

Como prevenir a Cólera

A prevenção da cólera é feita principalmente através da adoção de medidas de higiene pessoal, como lavagem adequada das mãos, por exemplo, além de medidas que promovam o consumo seguro de água e alimentos. Assim, é importante tratar a água para consumo, adicionando hipoclorito de sódio para cada litro de água, e lavando os alimentos antes de prepará-los ou consumi-los.

Saiba mais sobre a prevenção da cólera.