VO2 Máximo: O que é, como medir e como aumentar

Atualizado em agosto 2023

O VO2 máximo corresponde ao volume de oxigênio consumido pela pessoa durante a realização de uma atividade física aeróbica, como a corrida, por exemplo, sendo frequentemente usado para avaliar o condicionamento físico de um atleta, já que representa da melhor forma a capacidade aeróbica de uma pessoa.

A sigla VO2 máximo significa Volume de Oxigênio Máximo e expressa especificamente a capacidade que o corpo tem de captar o oxigênio da atmosfera e fazer chegar aos músculos durante um esforço físico. Quanto maior for VO2, maior será a capacidade de pegar oxigênio disponível no ar e fazê-lo chegar aos músculos de forma eficiente e rápida, o que depende da capacidade respiratória, circulatória e do nível de treinamento da pessoa.

O VO2 máximo alto está relacionado a benefícios para saúde como menor risco de doenças cardiovasculares, câncer, depressão e diabetes tipo 2, especialmente devido aos hábitos saudáveis e condicionamento físico.

Imagem ilustrativa número 1

Qual o VO2 normal

O VO2 máximo de um homem sedentário está em aproximadamente 30 à 35 mL/kg/min, enquanto que os maratonistas mais famosos tem um VO2 max de aproximadamente 70 mL/kg/min.

As mulheres tem, em média, um VO2 um pouco menor, variando entre 20 à 25 mL/kg/min nas sedentárias e de até 60 mL/kg/min nas atletas. Isso acontece porque as mulheres possuem naturalmente uma maior quantidade de gordura e menor quantidade de hemoglobina, em comparação com os homens.

Pessoas que são sedentárias, isto é, que não praticam atividade física, podem melhorar seu VO2 mais rápido, no entanto, pessoas que já são bem treinadas e que praticam atividade física regularmente, podem não conseguir aumentar muito seu VO2, embora possa melhorar seu rendimento de uma forma geral. Isso acontece porque este valor também está relacionado com a genética da própria pessoa, e por isso certas pessoas conseguem aumentar seu VO2 em relativamente pouco tempo de treino.

Além do VO2 estar relacionado com a genética, é influenciado também pela idade da pessoa, etnia, composição corporal, nível de treino e tipo de exercício realizado.

Teste do VO2 máximo

Imagem ilustrativa número 2

1. Teste direto

Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, também chamado de teste da capacidade pulmonar ou teste do esforço, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo. Esse teste mede o VO2 máximo, a frequência cardíaca, a troca de gases na respiração e a percepção de esforço conforme a intensidade do treino.

O teste é normalmente solicitado pelo cardiologista ou médico do esporte para avaliar atletas, ou para avaliar a saúde de pessoas que sofrem de problemas pulmonares ou cardíacos, e em alguns casos, também se mede a quantidade de lactato no sangue, no final do teste.

Veja também qual a frequência cardíaca ideal para emagrecer.

2. Teste indireto

O VO2 máximo também pode ser estimado de forma indireta através de testes físicos, como é o caso do teste de Cooper que avalia a capacidade aeróbica, através da análise da distância percorrida pelo indivíduo durante 12 minutos, em caminhada ou corrida na sua capacidade máxima.

Depois de anotados os valores, é necessário fazer um cálculo através de uma equação, que dará o valor de VO2 máximo do indivíduo.

Saiba como é feito o teste de Cooper e veja como determinar o VO2 máximo.

Como aumentar o VO2 máximo

Para aumentar o VO2 máximo é preciso aumentar o treino físico porque isso melhora o condicionamento físico, fazendo o corpo captar melhor o oxigênio usando-o da melhor forma, evitando ainda a fadiga. Normalmente, só é possível melhorar em cerca de 30% o VO2 máximo e essa melhora está diretamente relacionada com a quantidade de gordura corporal, idade e massa muscular:

  • Quantidade de gordura: quanto menos gordura corporal, maior o VO2;
  • Idade: quanto mais nova for a pessoa, maior pode ser seu VO2;
  • Músculos: quanto maior a massa muscular, maior a capacidade de VO2.

Além disso, o treino forte com, pelo menos, 85% da frequência cardíaca também ajuda muito a aumentar a taxa de VO2, mas como este é um treino muito forte, não é recomendado para quem está iniciando a atividade física. Para iniciar uma atividade física e aumentar o VO2, é recomendado um treino mais leve, com cerca de 60 à 70% do VO2, que deve ser sempre orientado pelo treinador da academia. Além disso, uma opção para melhorar o VO2 é através da realização de treinos intervalados, realizados em alta intensidade.