Fibras insolúveis: o que são, para que serve e alimentos ricos

As fibras insolúveis têm como principal benefício melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre, pois aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos peristálticos, fazendo com que a comida passe mais rapidamente e com maior facilidade pelo intestino. Ao contrário das fibras solúveis, as insolúveis não absorvem água, e passam pelo estômago sem sofrer alterações.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse tipo de fibra pode ser encontrado principalmente em alimentos como farelo de trigo, arroz integral, feijão e cereais matinais integrais, além de também estarem presentes em algumas frutas, como pêra, ameixa com casca, laranja e tangerina, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Assim, os principais benefícios das fibras insolúveis são:

  1. Manter o trânsito intestinal regular e combater a prisão de ventre;
  2. Prevenir hemorroidas, por facilitar a eliminação das fezes;
  3. Prevenir câncer de cólon, por reter substâncias tóxicas que são ingeridas;
  4. Reduzir o contato do intestino com substâncias tóxicas, por fazer com elas passem mais rapidamente pelo intestino;
  5. Ajudar a emagrecer, por dar maior saciedade e retardar a sensação de fome.

A recomendação diária total de fibras, o que inclui as fibras solúveis e insolúveis, é de 25g para mulheres adultas e de 38g para homens adultos.

Alimentos ricos em fibras insolúveis

A tabela a seguir traz os principais alimentos ricos em fibras insolúveis e a quantidade de fibras por 100 g de alimento.

Alimento Fibras Insolúveis Fibras Solúveis
Amêndoas com casca 8,6 g 0,2 g
Amendoim 6,6 g 0,2 g
Azeitona verde 6,2 g 0,2 g
Coco ralado 6,2 g 0,4 g
Nozes 3,7 g 0,1 g
Passas 3,6 g 0,6 g
Abacate 2,6 g 1,3 g
Uva preta 2,4 g 0,3 g
Pera com casca 2,4 g 0,4 g
Maçã com casca 1,8 g 0,2 g
Morango 1,4 g 0,4 g
Tangerina 1,4 g 0,4 g
Laranja 1,4 g 0,3 g
Pêssego 1,3 g 0,5 g
Banana 1,2 g 0,5 g
Uva verde 0,9 g 0,1 g
Ameixa com casca 0,8 g 0,4 g

Além desses alimentos, consumir regularmente frutas com casca e bagaço, e vegetais em geral é importante para fornecer uma boa quantidade de fibras na dieta e obter os benefícios desse nutriente.

Suplementos de Fibras

Em alguns casos de prisão de ventre crônica ou mesmo diarreia, pode ser necessário usar suplementos a base de fibras que irão ajudar a regular o trânsito intestinal. Esses suplementos podem ser encontrados em supermercados, farmácias e lojas de produtos nutricionais, e normalmente são apresentados na forma de cápsulas ou pós para diluir em água, chá ou sucos.

Alguns exemplos de suplementos com fibras são FiberMais, Glicofiber, Fibermais Flora e Fiberlift, sendo importante lembrar que eles só devem ser usados com orientação do nutricionista ou do médico.

Diferença entre fibras insolúveis e solúveis

As fibras insolúveis são aquelas que não conseguem ser dissolvidas na água e nem metabolizadas completamente pelas bactérias que formam a microbiota intestinal e, por isso, ao chegarem no intestino podem favorecer o trânsito intestinal, além de aumentar o volume das fezes, o que é eficaz no combate da prisão de ventre.

Por outro lado, as fibras solúveis conseguem ser metabolizadas e fermentadas pelas bactérias boas presentes no intestino, ajudando a diminuir a inflamação local e prevenir o desenvolvimento de doenças intestinais. Além disso, por conseguirem ser dissolvidas em água, as fibras solúveis formam um gel no estômago, o que garante a sensação de saciedade e promove a regulação dos níveis de colesterol e glicose no sangue. Conheça mais sobre as fibras solúveis.