O chá de catuaba, ginseng ou ginkgo biloba e o suco de melancia com maca peruana, são alguns remédios caseiros que podem ajudar a combater a impotência sexual masculina. Esses remédios caseiros aumentam a circulação de sangue no corpo todo, melhoram os níveis de testosterona e estimulam o desejo sexual.
A impotência sexual masculina, conhecida também como disfunção erétil, pode acontecer com homens de todas as idades, sendo causada por fatores como fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, depressão e obesidade. Conheça outras causas da disfunção erétil.
Além das opções naturais, a impotência sexual também é tratada com remédios que devem ser prescritos pelo urologista, como tadalafila ou vardenafila, por exemplo. Veja outros remédios indicados para tratar a disfunção erétil.
Principais remédios caseiros
Os remédios caseiros que ajudam a melhorar a impotência sexual masculina são:
1. Chá de ginseng com mel
O chá re ginseng com mel é um bom remédio caseiro para impotência sexual, por ter ação antioxidante e estimulante que melhora a disposição física e mental, e a circulação de sangue no pênis, estimulando a libido e a ereção.
Ingredientes:
- 150 ml de água;
- 0,5g a 2g de raiz rasurada de ginseng.
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de Preparo:
Em uma chaleira, ou panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Quando a água esta estiver fervendo, adicionar o ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Aguardar amornar, coar, misturar o mel e beber de 2 a 3 xícaras por dia.
Esse chá não é recomendado para crianças, para pessoas com doenças cardíacas ou transtorno bipolar. Assim como também não deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
2. Chá de catuaba
Um bom remédio caseiro para impotência sexual masculina é a catuaba, uma planta medicinal estimulante, antioxidante e afrodisíaca, que melhora a energia e a circulação de sangue no pênis, sendo uma ótima opção para promover o desejo sexual e a ereção.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de casca de catuaba;
- ½ litro de água.
Modo de Preparo:
Colocar os ingredientes numa panela e levar ao fogo para ferver. Após 3 minutos, desligar o fogo e deixar repousar. Coar, esperar amornar e beber até 2 xícaras por dia, após qualquer refeição.
A catuaba não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam planejando uma gravidez, lactantes, crianças menores de 12 anos ou pessoas com glaucoma, pressão alta ou pré-excitação ventricular.
3. Chá de ginkgo biloba
O ginkgo biloba é uma planta com ação antioxidante e estimulante, que aumenta a libido e a disposição física e mental.
Além disso, essa planta também favorece a circulação de sangue no pênis, sendo, por isso, um bom remédio caseiro para combater a impotência sexual.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas secas de ginkgo biloba;
- 1 colher de sopa de mel;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Em uma panela, ferver a água e, após retirar do fogo, adicionar as folhas de ginkgo biloba. Tampar e deixar a mistura descansar por 5 a 10 minutos. Coar, adoçar com mel e beber de 2 a 3 xícaras por dia.
Esse chá não é indicado para mulheres grávidas ou a amamentar, assim como não deve ser consumida por crianças com menos de 12 anos, pessoas com elevado risco de hemorragia ou com alguma hemorragia ativa.
4. Suco de melancia com maca peruana
A melancia contém vitamina C, potássio e licopeno, nutrientes que facilitam a circulação de sangue e estimulam a libido. Já a maca peruana possui propriedades estimulantes, antidepressivas e antioxidantes que promovem a vitalidade e a libido, estimulando o desejo sexual e melhorando a impotência.
Ingredientes:
- 3 fatias grande de melancia;
- 3 colheres de chá de maca peruana em pó.
Modo de preparo:
Descascar a melancia e colocar, junto com a maca, no liquidificador. Bater bem e beber o suco fracionado em 3 vezes ao longo do dia.
Por conter maca peruana, esse suco não é indicado durante a gravidez ou amamentação. Além disso, a maca peruana também não deve ser usada por mulheres com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero.
5. Chá de marapuama
O chá de marapuama melhora a circulação sanguínea, estimula o desejo sexual e a ereção, sendo, por isso, uma ótima opção para ajudar no tratamento da impotência.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de cascas de marapuama;
- 1 litro de água.
Modo de Preparo:
Colocar as cascas de marapuama em uma panela com a água e ferver durante 10 a 15 minutos. Desligar o fogo, aguardar amornar e coar. Beber até 3 xícaras desse chá por dia.
O chá de marapuama não é indicado para pessoas com pressão alta ou outros problemas cardiovasculares. Além disso, esse chá não é recomendado para mulheres grávidas ou em amamentação e para crianças.
6. Chá de ashwagandha
A ashwagandha é uma planta medicinal com propriedades estimulantes e relaxantes, que melhoram a lubrificação e o prazer, aumentando o desejo sexual.
Ingredientes:
- 1 colher de chá da raiz seca de ashwagandha;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Em uma panela, ou chaleira, colocar a água e a raiz de ashwagandha, fervendo por 10 minutos. Retirar do fogo, deixar amornar e coar. Beber 1 xícara por dia, por até 6 meses.
O chá de ashwagandha não pode ser ingerido por pessoas com doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago.
Além disso, a ashwagandha não deve ser consumida por mulheres grávidas ou em amamentação.
7. Maca peruana com leite
A maca peruana possui macaridina, glucosinolatos e alcaloides, compostos bioativos com propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas, podendo ajudar a melhorar a disfunção erétil leve em homens.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de maca peruana em pó;
- 1 colher de chá de açúcar ou adoçante a gosto;
- 1 xícara de leite de vaca ou vegetal, como de amêndoas ou soja;
- Uma pitada de canela em pó.
Modo de preparo
Num recipiente, misturar bem todos os ingredientes e beber cerca de 2 vezes ao dia.
Devido a presença da maca peruana, essa bebida não é recomendada durante a gravidez ou amamentação. Além disso, a maca peruana também não deve ser usada por mulheres com histórico de doença ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero.
8. Chá de damiana
O chá de damiana é uma boa opção de remédio caseiro para impotência sexual, por ser uma planta medicinal afrodisíaca, já que poderia aumentar o desejo sexual. Conheça todos os benefícios da damiana.
Ingredientes:
- 2 a 4 g de folhas secas de damiana;
- 1 xícara (de chá) de água fervente.
Modo de preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e, em seguida, adicionar as folhas de damiana. Tampar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber. É recomendado o consumo de, no máximo, 2 xícaras por dia.
O chá de damiana não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, essa planta medicinal não deve ser usada por crianças e pessoas com alergia à damiana.
9. Chá de Tribulus terrestris
O chá de Tribulus terrestris é um remédio caseiro que pode ajudar no tratamento da impotência sexual, por estimular a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue no pênis.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas de Tribulus terrestris;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Numa panela, colocar a água e levar ao fogo até ferver. Apagar o fogo, acrescentar as folhas de Tribulus terrestris, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Depois, coar a mistura e deixar amornar. Beber de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.
O Tribulus terrestris não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e crianças. Esse chá também não é recomendado para homens com aumento da próstata, pessoas com doenças cardiovasculares doenças no fígado ou que fazem tratamento com lítio.
10. Chá de equissandra
O chá de equissandra, conhecida cientificamente como Schisandra chinensis, é rico em lignanas, como esquisandrol A e B, que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que facilita a ter e manter a ereção, sendo uma boa opção de remédio caseiro para impotência sexual.
Além disso, esse chá também melhora da libido e reduz o cansaço, o estresse e a ansiedade, que muitas vezes estão associados a uma diminuição do desejo sexual.
Ingredientes:
- 3 colheres (de sopa) de bagas de Schisandra secas;
- 3 xícaras (ce chá) de água.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver e, depois de apagar o fogo, adicionar as bagas de Schisandra, tampando a panela e deixando agir por 10 minutos. Coar a bebida e beber de 2 a 3 xícaras por dia.
Esse chá não deve ser consumido por mulheres grávidas ou amamentando, assim como não é recomendado para crianças. Pessoas que estejam usando medicamentos, devem sempre consultar o médico antes de tomar esse chá, porque pode aumentar ou diminuir a ação de alguns medicamentos.
Veja outras dicas para tratar a impotência sexual: