O sushi é um tipo de preparação muito saudável porque tradicionalmente não envolve fritura e aumenta a ingestão de peixe, sendo a forma mais popular de se comer algas, que são ricas em fibras e iodo e, por isso, os 4 principais motivos para comer sushi incluem:
- Não possui gorduras ruins porque o sushi tradicionalmente não inclui frituras;
- Rico em ômega 3, presente no peixe cru, que facilita a circulação sanguínea e previne doenças cardíacas;
- Permite o consumo de algas que ajudam a desintoxicar o organismo, além de possuir fibras, cálcio, ferro e potássio. Veja mais benefícios aqui.
- Algumas peças de sushi têm na sua composição fruta, o que é uma boa fonte de vitaminas e minerais;
Porém, para manter essa preparação saudável é importante não usar muito molho shoyo, porque tem muito sal e pode favorecer o aumento da pressão arterial, retenção de líquidos e formação de pedra nos rins.
Além disso, as quantidades de molhos que se adiciona as peças de sushi devem ser evitadas porque normalmente são ricas em açúcar e, é principalmente isso que torna a refeição mais calórica.
Grávida pode comer sushi?
Comer sushi durante a gravidez não é recomendado porque os alimentos crus têm uma maior probabilidade de provocar intoxicação alimentar, que promove episódios de vômitos e diarreia, colocando em risco o transporte de nutrientes até o bebê e, assim, podendo prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Além disso, também é desaconselhado comer sushi durante a amamentação porque se a mãe tiver uma intoxicação alimentar pode ocorrer diminuição da produção do leite devido à desidratação, impedindo assim a amamentação do bebê de forma eficaz.
Além disso, outro motivo pelo qual não se recomenda comer sushi na gravidez é por causa da possibilidade de contaminação com a toxoplasmose, quando a mulher não tem imunidade, por se tratar de alimentos crus. Leia mais em: Tudo o que você pode fazer para não pegar toxoplasmose na gravidez.