Afta na língua: sintomas, causas e tratamento

Atualizado em janeiro 2024

A afta na língua é uma pequena lesão arredondada que surge na língua e que causa muita dor e dificuldade para comer e falar. As lesões podem ser pequenas e muito redondinhas ou ovais e terem cerca de 1 cm de diâmetro. 

A afta na língua pode surgir de forma isolada, sendo o mais comum, mas, em alguns casos, também podem surgir várias ao mesmo tempo. Embora qualquer pessoa possa ter, pelo menos, um ou dois episódios de aftas ao longo da vida, certas pessoas apresentam aftas com muita frequência, a cada 15 dias, durante cerca de 1 ano, o que precisa de investigação médica.

Leia também: Afta na garganta: 7 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/afta-na-garganta

Para curar uma afta na língua deve-se escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos, 3 vezes ao dia, e aplicar uma pedrinha de gelo diretamente sobre a afta dolorida, por exemplo. 

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de afta na língua

Os principais sintomas de afta na língua são:

  • Lesão pequena, esbranquiçada, circular ou oval, rodeada por um "anel" vermelho
  • Dor intensa no local afetado;
  • Aumento da sensibilidade;
  • Dificuldade para falar e comer;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Coceira ou sensação de ardor.

Além disso, algumas pessoas podem sentir sensação de picadas ou ardor na área afetada antes de aparecer a afta propriamente dita.

Quanto tempo duram as aftas

A afta na língua geralmente desaparece espontaneamente entre 7 e 10 dias, não deixando cicatrizes, no entanto, se tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, pode demorar mais tempo para cicatrizar.

Além disso, quando surge de forma frequente, é importante que seja investigada, pelo clínico geral ou estomatologista para verificar se podem estar relacionadas a alguma doença.

Marque uma consulta com um estomatologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Estomatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

As causas mais comuns de feridas na boca são:

  • Mordida na língua;
  • Comer alimentos cítricos como kiwi, ananás, limão;
  • Carência de vitaminas;
  • Infecções virais (especialmente herpes simplex e herpes zoster)
  • Alergia a alimentos;
  • Distúrbios hormonais;
  • Hábito de fumar;
  • Estresse;
  • Doenças autoimunes.

O enfraquecimento do sistema imune também pode favorecer o aparecimento de aftas, sendo, por isso, comum que pessoas com AIDS ou câncer, por exemplo, tenham aftas com mais frequência. Veja outras causas de aftas frequentes.

Como é feito o tratamento

O tratamento para afta na língua ajuda a aliviar os sintomas e estimula a cicatrização, diminuindo o tempo da afta. Pode incluir o uso de:

1. Remédios caseiros

Uma boa forma de curar mais rapidamente a afta na língua é enxaguar a boca com uma solução de água e bicarbonato de sódio, ou utilizar enxaguantes bucais que não contenham álcool, pois ajudam a reduzir a inflamação e a dor.

Além disso, aplicar um cubo de gelo ou uma compressa fria diretamente sobre a afta também é uma boa forma de adormecer a língua para poder comer, por exemplo.

Fazer gargarejos com água morna e sal várias vezes ao dia pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Outras estratégias naturais que podem ajudar a cura a afta são aplicar o óleo de melaleuca diretamente sobre a afta, manter um cravinho-da-índia na boca ou tomar diariamente 1 colher de mel com extrato de própolis, por exemplo. Veja algumas estratégias infalíveis para curar a afta rapidamente.

2. Remédios de farmácia

Um bom medicamento é a pomada de triancinolona acetonida (Omcilon Orabase) que tem ação anti-inflamatória ou a solução de ácido hialurônico a 0,2%, que hidrata e protege a afta, reduzindo imediatamente a dor. 

Leia também: Pomadas e remédios para afta no bebe tuasaude.com/aftas-nos-bebes

Embora seja raro, nos casos em que a pessoa apresenta muitas aftas, que comprometem sua alimentação e qualidade de vida, o médico pode ainda receitar o uso de talidomida, dapsona e colchicina, por exemplo, sempre verificando mensalmente a dosagem por causa dos efeitos colaterais que podem causar.

Assista ainda às dicas da nutricionista para se livrar da afta de forma natural:

Vídeos relacionados