Algumas formas para desinchar rapidamente são ter alimentação saudável e pobre em sal, praticar atividades físicas regularmente e beber bastante líquidos durante o dia, ou ainda tomar chás diuréticos ou fazer uma massagem manual.
O inchaço do corpo pode acontecer devido a doenças cardíacas ou renais, no entanto pode ser consequência da ingestão de alimentos ricos em sódio ou alterações hormonais, por exemplo.
Assim, para diminuir o inchaço, é recomendado consultar o cardiologista que pode indicar o tratamento mais adequado, após identificar a causa da retenção de líquidos. Confira as principais causas de retenção de líquidos.
Como desinchar rapidamente
Algumas dicas que podem ajudar a desinchar mais rapidamente são:
1. Beber bastante líquido ao longo do dia
Beber bastante líquido ao longo do dia é importante para melhorar o processo digestivo e a circulação sanguínea, além de evitar a retenção de líquidos que pode ocorrer quando se bebe pouca água durante o dia.
Isto porque quando o corpo está bem hidratado, retém menos líquidos, além de que beber mais líquidos estimula a produção de urina, o que acaba eliminando o excesso de água e toxinas do organismo.
Desta forma é recomendado beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar de uma pessoa para outra. Veja como calcular a quantidade de líquidos que deve ser ingerida por dia.
2. Comer alimentos ricos em água
Para desinchar, também é recomendado consumir alimentos ricos em água, como melancia, pepino, abacaxi e tomate, por exemplo, pois também possuem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o líquido em excesso que está no organismo. Confira uma lista dos alimentos ricos em água.
3. Praticar atividade física
A prática de exercícios é fundamental para desinchar, pois favorece a circulação e o retorno do sangue em direção ao coração, e impede a retenção de líquidos.
Ficar muito tempo sentado ou deitado diminui o retorno venoso, fazendo com que as pernas fiquem mais inchadas e pesadas, por exemplo. Confira todos os benefícios de praticar atividade física para a saúde.
Assim, é importante praticar atividade física todos os dias por pelo menos 30 minutos, como uma caminhada, por exemplo, pois assim além de desinchar aumenta a disposição, fortalece o sistema imune e promove a sensação de bem-estar.
4. Ter uma alimentação saudável
Para desinchar é importante ter uma alimentação equilibrada, dando preferência a alimentos ricos em potássio, pois esse mineral ajuda a eliminar o sódio que encontra-se em excesso no organismo.
Assim, é recomendado consumir acelga, espinafre, banana, abacate, pera, castanha do Pará, sementes de abóbora, amendoim sem sal, levedura de cerveja, ameixa seca e coco seco, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em potássio.
5. Diminuir o consumo de sal
Diminuir o consumo de sal, é importante para desinchar o corpo, pois o sódio presente no sal, favorece a retenção de água e, por isso, se tiver em grandes quantidades no corpo, aumenta a retenção de líquidos.
Assim, é recomendado evitar alimentos ricos em sódio, já que favorece a retenção de líquidos, como sopas e temperos prontos, salsicha, presunto, picles e azeitona, por exemplo.
Além disso, deve-se dar preferência para usar sal com baixo teor de sódio ou usar ervas aromáticas para reduzir o consumo do sal ou evitar adicionar sal às refeições, evitando o inchaço no corpo.
Leia também: 8 alimentos que causam retenção de líquido tuasaude.com/alimentos-que-causam-retencao-de-liquido6. Tomar chás diuréticos
Alguns chás possuem propriedade diurética, como é o caso do chá de hibisco e o chá de salsinha, por exemplo, podendo ser consumidos no dia a dia, já que ajudam a aumentar a quantidade de urina produzida e eliminada, o que favorece a diminuição da concentração de sódio no corpo, combatendo a retenção de líquidos. Conheça outras opções de chás diuréticos.
7. Massagem
A massagem é uma boa forma de desinchar rapidamente e evitar a retenção de líquidos, pois estimula a circulação sanguínea e linfática, favorecendo a eliminação de líquidos através da urina.
Para fazer a massagem deve-se aplicar movimentos suaves na perna no sentido dos pés para o coração. Pode-se passar um creme hidratante ou um óleo de amêndoas doce, por exemplo, para facilitar a massagem, além de promover um relaxamento do corpo.
Outra opção para reduzir os pés e tornozelos inchados desinchar rapidamente é a drenagem linfática manual que pode ser feita por um profissional especializado ou pela própria pessoa em casa. Veja como fazer drenagem linfática em casa.