Algumas dicas para evitar a mancha de queimadura na pele e as cicatrizes são usar protetor solar, hidratantes e evitar locais muito quentes ou fontes de raios ultravioleta.
As queimaduras podem provocar manchas ou marcas na pele, principalmente quando afeta muitas camadas da pele ou ainda devido à falta de cuidado durante a cicatrização.
A queimadura na pele pode ser provocada pelo contato com fontes de calor, como fogo, líquidos quentes e vapores, exposição prolongada a baixas temperaturas e vento frio ou contato direto da pele com gelo, por contato com substâncias corrosivas, eletricidade ou radiação.
Leia também: Queimadura: sintomas, graus, tipos, o que fazer e tratamento tuasaude.com/queimaduraDicas para evitar manchas de queimadura na pele
Algumas dicas para evitar mancha de queimadura na pele são:
1. Lavar a queimadura com água fria
Em casos de queimadura de 1ª e 2ª graus por calor ou radiação do sol, é recomendado colocar imediatamente o ferimento em água corrente fria por 5 a 10 minutos.
Este procedimento faz com que a temperatura da pele baixe mais rapidamente, impedindo que a queimadura aumente e atinja camadas mais profundas da pele.
Se houver queimadura por exposição ao sol, é orientado tomar banho frio para aliviar o desconforto e evitar que a pele resseque ainda mais.
2. Evitar locais quentes e fontes de raios ultravioleta
É importante evitar locais muito quentes ou fontes de calor, como ficar exposto ao sol, ir à sauna ou à praia, ou cozinhar ao forno.
Isso porque essas fontes de calor emitem um tipo de radiação infravermelha, que pode manchar a pele e prejudicar a cicatrização.
É importante também evitar fontes de raios ultravioleta, como exposição solar, luz fluorescente ou luzes de computadores, porque essa radiação também pode causar manchas escuras no local da queimadura.
3. Passar protetor solar
Em casos de queimadura de 1º e 2º grau por calor ou radiação do sol, é importante proteger a pele contra o sol com o uso do protetor solar diariamente.
Além disso, recomenda-se retocar o protetor a cada 2 horas, sempre que a região estiver exposta ao sol, durante pelo menos 6 meses.
Assista o vídeo seguinte e saiba como usar corretamente o protetor solar:
Como escolher o PROTETOR SOLAR
05:19 | 73.777 visualizações4. Fazer um curativo na ferida
Caso a queimadura tenha causado bolhas ou feridas, é recomendado fazer um curativo com gaze ou outro tipo de material estéril, trocando-o a cada banho.
Além disso, é importante também não retirar as bolhas ou crostas que se formam e protegem a pele que está se regenerando. Isto evita o surgimento de uma infecção e a formação de manchas e cicatrizes na pele.
Leia também: Como fazer curativo para queimaduras (1º, 2º e 3º grau) tuasaude.com/curativo-para-queimadura5. Usar pomada cicatrizante
Usar pomada cicatrizante, conforme a recomendação do médico, como dexpantenol, sulfato de neomicina + bacitracina zíncica e madecassoside, promove a cicatrização, evitando a mancha de queimadura na pele.
Leia também: Pomadas para queimaduras: 8 melhores opções (e quando usar) tuasaude.com/pomada-para-queimadura6. Passar creme hidratante
Em casos de queimadura de 1º grau, passar creme hidratante na pele após o banho é uma boa opção para evitar a mancha de queimadura.
Assim, recomenda-se usar hidratantes à base de ureia, ácido hialurônico, vitamina C ou óleos de semente de uva ou amêndoas, devido aos seus fortes princípios hidratantes
Outra opção é passar cremes para assadura de bebês, como Bepantol ou Hipoglós, pois contém vitaminas e propriedades hidratantes. Saiba mais opções em como tratar a queimadura do sol.
7. Fazer um tratamento estético
Quando a mancha ou cicatriz já está formada, pode-se fazer um tratamento estético, para remover estas marcas, como:
- Cremes clareadores;
- Peeling;
- Laser ou luz pulsada;
- Microdermoabrasão;
- Microagulhamento.
Esses tratamentos devem ser feitos somente com a orientação do dermatologista, que vai avaliar as condições da pele e as necessidades de cada pessoa. Saiba mais sobre os tratamentos para tirar manchas escuras da pele.