A dor no joelho pode ser aliviada através de medidas caseiras como aplicar compressas frias, fazer massagem ou realizar exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura do joelho.
No entanto, nos casos em a dor não passa em até 5 dias, é importante consultar o ortopedista para que sejam feitos exames que ajudem a identificar a causa e, assim, ser indicado o uso de medicamentos para tratar a dor no joelho.
A dor no joelho pode acontecer devido a entorse, lesão no menisco, rompimento dos ligamentos, artrite, artrose, cistos, alteração na patela ou tendinite, por exemplo, sendo importante que a causa seja identificada para que o melhor tratamento seja recomendado, podendo ser necessário além do uso de medicamentos, a realização de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Confira as principais causas de dor no joelho.
Opções naturais
Algumas opções para aliviar a dor no joelho naturalmente são:
1. Repouso
O repouso do joelho afetado, evitando atividades de impacto ou que causem pressão direta na articulação do joelho ou exercícios físicos repetitivos, podem ajudar a aliviar a dor no joelho.
O repouso ajuda na recuperação e cicatrização do joelho, além de aliviar a dor e o desconforto que surgem ao se movimentar.
2. Aplicar compressas frias
Aplicar compressas frias no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a inflamação e a diminuir o inchaço causados por problemas no menisco, entorse, tendinite ou tensão muscular, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite.
Ao aplicar a compressa fria, é importante ter cuidado para não queimar a pele, sendo indicado que o gelo seja enrolado em um pano antes de ser aplicado no local da dor.
3. Aplicar compressas mornas
As compressas mornas também podem ser aplicadas para aliviar a dor, nos casos de artrite ou dor crônica no joelho por mais de 6 semanas, pois ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na região relaxa os músculos e alivia a rigidez na articulação.
A compressa morna pode ser preparada adicionando água quente em uma bolsa térmica, que deve ser envolvida em uma toalha limpa aplicada na região afetada cerca de 10 a 15 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
É importante ter cuidado para a compressa não estar muito quente, pois pode provocar queimaduras na pele.
4. Elevar a perna
Elevar a perna acima da altura do coração, ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhora o sistema linfático, além de proporcionar relaxamento, aliviando o inchaço no joelho afetado.
Uma forma fácil de elevar a perna é deitar na cama e colocar a perna na cabeceira ou apoiar a perna em almofadas ou travesseiros, por exemplo.
5. Fazer uma massagem
Fazer uma massagem no joelho usando gel ou pomada anti-inflamatória, como Cataflan emulgel, ou Calminex, também pode ajudar a combater a dor no joelho.
A massagem deve ser feita até que o produto seja completamente absorvido pela pele, sendo recomendado aplicar o Cataflan emulgel de 3 a 4 vezes ao dia ou o Calminex de 1 a 2 vezes ao dia.
6. Usar uma joelheira
Usar uma joelheira ajuda a reduzir o inchaço do joelho além de poupar a articulação, conferindo maior estabilidade e equilíbrio entre as forças.
A joelheira pode ser vestida após o banho e mantida durante todo o dia, sendo retirada apenas para dormir.
É importante que a joelheira fique justa à pele para que tenha o efeito esperado, isso porque usar uma joelheira larga pode não trazer benefícios.
7. Drenagem postural
Caso o joelho esteja inchado, pode ser recomendado fazer uma drenagem postural.
Para isso, basta ficar deitado na cama ou no sofá, mantendo as pernas mais elevadas que o tronco, colocando uma almofada em baixo dos pés e dos joelhos para se sentir mais confortável. Saiba como fazer a drenagem postural corretamente.
8. Fazer exercícios
Os exercícios de alongamentos também podem ajudar a diminuir a dor no joelho, para isso, deve-se alongar suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair.
Confira no vídeo a seguir alguns exercícios de fortalecimento para o joelho, que podem ser indicados, de acordo com a necessidade:
Exercícios para ARTROSE NO JOELHO
05:01 | 1.423.233 visualizaçõesRemédios para dor no joelho
Os remédios para aliviar a dor no joelho devem ser indicados pelo ortopedista de acordo com a intensidade dos sintomas, exame físico e realização de exames de imagem, como raio X, ressonância magnética ou ultrassonografia, por exemplo, para identificar a causa da dor no joelho.
Assim, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou diclofenaco com o objetivo de tratar a inflamação e promover a melhora dos sintomas, e algésicos, como paracetamol, para reduzir a dor, que devem ser usados conforme a recomendação médica. Veja os principais remédios para dor no joelho.
Em alguns casos, além do uso de remédios, pode ser recomendada a realização de sessões de fisioterapia e cirurgia, dependendo da causa da dor.