É normal as crianças fazerem xixi na cama até os 5 anos de idade, mas é possível que elas aos 3 anos deixem completamente de fazer xixi na cama.
Para ensinar seu filho a não fazer xixi na cama, os passos que poderá seguir são:
- Não dar líquidos para criança antes de dormir: Assim a bexiga não fica cheia durante o sono e é mais fácil segurar o xixi até de manhã;
- Levar a criança para fazer xixi antes de ir para a cama. Esvaziar a bexiga antes de dormir é fundamental para um melhor controle da urina;
- Fazer um calendário semanal com a criança e colocar uma carinha feliz quando nos dias que ela não fizer xixi na cama: O reforço positivo é sempre uma boa ajuda e isso incentiva a criança a controlar melhor a urina;
- Não colocar a fralda durante a noite, especialmente quando a criança já deixou de usar fraldas;
- Evitar culpar a criança quando ela fizer xixi na cama. Por vezes podem acontecer 'acidentes' e é normal durante o desenvolvimento infantil que hajam dias menos felizes.
Colocar um protetor de colchão que envolva todo o colchão é uma ótima forma de evitar que a urina chegue ao colchão. Alguns materiais absorvem completamente a urina, evitando assaduras.
A enurese, geralmente, está relacionada com causas simples, como mudanças de temperatura, aumento da água ingerida durante o dia ou mudanças na vida da criança e, por isso, quando situações como esta estiverem presentes, não é preciso se preocupar.
Quando ir ao pediatra
É recomendado ir ao pediatra quando a criança que já não fazia xixi na cama a alguns meses, volta a fazer xixi na cama com frequência. Algumas situações que podem influenciar neste tipo de comportamento são mudança de casa, sentir falta dos pais, estar desconfortável e a chegada de um irmãozinho. No entanto, a enurese noturna também poderá indicar problemas de saúde como diabetes, infecção urinária e incontinência urinária, por exemplo.
Veja também: