Agachamento: benefícios, como fazer e opções de exercício

O agachamento é um exercício simples e que não necessita de muitos preparos para ser realizados, bastando apenas manter as pernas afastadas, esticar os braços à frente do corpo e agachar até que as coxas fiquem paralelas ao chão.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Apesar de muitas vezes ser considerado apenas como um exercício para fortalecimento da perna, o agachamento trabalha outros músculos além dos da perna e, assim, promove o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, por exemplo.

O agachamento, apesar de simples, é importante que seja feito sob orientação e cuidados de um profissional de educação física para que o movimento possa ser corrigido, caso haja necessidade, e para que exista menor risco de lesões.

Imagem ilustrativa número 3

Benefícios do agachamento

Os principais benefícios do agachamento são:

  • Fortalecimento dos músculos abdominais e das costas;
  • Fortalecimento e hipertrofia das coxas e dos glúteos;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Diminuição do risco de lesões;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Favorecer a diminuição das celulites nos glúteos e nas pernas.

O agachamento é um exercício completo, pois envolve vários músculos, incluindo os músculos abdominais, das costas, coxas e glúteos. Dessa forma, também ajuda a melhorar o contorno corporal e a manter a postura.

Como fazer agachamento

Para fazer os agachamentos corretamente sem prejudicar a coluna e alcançar todo o benefício que este exercício pode proporcionar é recomendado:

  1. Manter os pés ligeiramente afastados e sempre bem apoiados no chão;
  2. Esticar os braços à frente do corpo;
  3. Manter as costas retas e evitar compensar com o quadril, como é comum acontecer;
  4. Inspirar antes de iniciar o agachamento e soltar o ar enquanto desce;
  5. Descer o suficiente para manter as coxas paralelas ao chão.

Uma boa dica para verificar se o agachamento está sendo realizado corretamente é observar-se em um espelho. O ideal é fazer o exercício de lado para o espelho. Quando o exercício está sendo feito corretamente, deve-se sentir os músculos abdominais e das coxas trabalhando.

Agachamento para iniciantes

No caso das pessoas iniciantes, é recomendado fazer o agachamento na parede encostado em uma bola de pilates, assim é possível ter maior percepção do movimento. Além disso, pode-se treinar sentando e levantando de um banco, pois dessa forma também é possível perceber como o movimento deve ser realizado.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries. À medida que o exercício é praticado, pode-se aumentar o número de agachamentos de forma progressiva, de acordo com a capacidade de pessoa.

Opções de agachamento

Para aumentar a eficiência do agachamento, podem ser feitas variações do exercício, intensificando o exercício e trabalhando mais músculos.

1. Agachamento com barra

O agachamento com barra é o tipo mais comum de agachamento realizado na academia. Para fazer esse exercício, deve-se posicionar a barra nas costas, pegando com as mãos e posicionando os cotovelos para a frente, e realizar o movimento de agachamento. É interessante que esse exercício seja feito sob supervisão do profissional de educação física para garantir que o movimento está sendo feito corretamente.

Dependendo do nível de treinamento da pessoa, podem ser adicionados halteres e a barra pode ser posicionada nas costas ou na frente do corpo, sobre os ombros.

2. Agachamento frontal

No agachamento frontal, deve-se segurar o peso na frente do corpo e descer com a máxima amplitude. Para intensificar o exercício, pode ser também recomendada a realização de isometria, em que a pessoa deve permanecer na posição agachada por alguns segundo e então realizar as repetições recomendadas.

3. Agachamento sumô

O agachamento sumô é feito com as pernas mais afastadas, na largura maior que a do quadril, e os pés voltados ligeiramente para fora. Após o posicionamento, deve-se realizar o movimento do agachamento, jogando o quadril para baixo, até ultrapassar ligeiramente a linha do joelho e, empurrar o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre reta.

Esse exercício pode ser feito com o uso de kettlebell ou halter, que devem ser segurados na frente do corpo, ou com a barra. Para aumentar a amplitude do movimento, pode-se colocar cada pé em um step, segurar o peso, mantendo os braços esticados, e agachar tentando passar o peso da linha do step. Veja mais detalhes sobre como fazer o agachamento sumô.

4. Afundo

O afundo, também chamado de avanço, é um tipo de agachamento em que há maior ênfase em uma das pernas durante a realização do momento. De forma geral, o passo a passo do afundo é:

  1. Dar um passo para frente: deve-se flexionar o joelho até que a coxa da perna que avançou fique paralela ao chão. O pé da frente deve ficar totalmente apoiado no chão e o de trás deve manter o calcanhar levantado, não tocando no chão.
  2. Descer o quadril: descendo lentamente até que a articulação da frente, forme um ângulo de 90º e, o joelho da perna de trás ficar muito próximo do chão, quase tocando.
  3. Subir e voltar à posição inicial. No final das repetições, deve trocar a ordem das pernas, passando a da frente para trás e a de trás para a frente.

Durante o exercício pode-se colocar as mãos na cintura, atrás da cabeça, pegar em halteres ou fazer em cima da bosu, para dificultar o exercício e trabalhar mais os músculos do bumbum. Este exercício pode ser feito parado, dando saltos, ou movimentado-se ao longo da sala. Veja outras variações do agachamento afundo.

5. Agachamento búlgaro

Semelhante ao afundo, o agachamento búlgaro também trabalha uma perna de cada vez. Para fazer o exercício, deve-se dar um passo a frente e colocar a perna de trás apoiada em um banco ou cadeira. Em seguida, inclinar ligeiramente o tronco para frente e descer no movimento de agachamento tentando encostar o joelho de trás no chão. No final das repetições, fazer o mesmo movimento com a outra perna.

O agachamento búlgaro pode ser feito com o peso do próprio corpo ou usando um halter. Conheça mais sobre o agachamento búlgaro.

6. Agachamento com salto

Ao fazer o agachamento com salto, além de ajudar a tonificar, contribui para perder gordura e aumentar a resistência cardiorrespiratória, pois há um aumento do gasto de energia.

Nesse tipo de agachamento, deve-se agachar e, ao realizar o movimento para esticar os joelhos, saltar e logo em seguida voltar a flexionar os joelhos novamente.

7. Agachamento hack

O agachamento hack é feito no aparelho hack, trabalhando vários grupos musculares, como isquiotibiais, glúteos, panturrilhas e flexores dos quadris, mas principalmente os quadríceps na coxa.

Esse tipo de agachamento tem como benefício evitar danos na coluna ou nas articulações, como joelhos ou quadris, uma vez que o aparelho conduz os movimentos, que são mais estáveis e seguros de executar. Veja outros benefícios do agachamento hack e como fazer.

8. Agachamento smith

O agachamento smith é feito na máquina Smith que possui uma barra com pesos, e guia os movimentos do agachamento, aumentando a massa e a força muscular da parte inferior do corpo.

Esse tipo de agachamento é mais indicado para pessoas que possuem experiência em treinos, pois deve ser feito de forma e com movimentos corretos, para evitar lesões. Saiba como fazer o agachamento smith corretamente.