Alguns hábitos comuns como lavar o cabelo com água quente ou passar condicionador na raiz do cabelo contribuem para piorar o quadro de caspa porque estimulam a produção de oleosidade e sebo no couro cabeludo.
Quando existe excesso dessa oleosidade, o couro cabeludo fica inflamado e favorece o desenvolvimento de fungos, provocando uma descamação branca, que é chamada de caspa.
A caspa é caracterizada por um excesso de descamação que ocorre principalmente no couro cabeludo, geralmente devido ao excesso de oleosidade, mas que também pode atingir a barba e as sobrancelhas, causando sintomas como coceira, vermelhidão e inflamação. Confira as principais causas da caspa e como tratar.
A seguir indicamos 7 hábitos bastante comuns que deve evitar se sofre com caspa:
1. Lavar os cabelos com água muito quente
A água quente resseca o couro cabeludo, fazendo com que o corpo produza mais oleosidade para proteger a pele, o que piora a caspa.
Para evitar este problema, deve-se usar água morna ou fria durante a lavagem do cabelo, e finalizar o banho com uma ducha de água fria na cabeça, pois isso irá diminuir a produção de sebo.
2. Usar qualquer shampoo anticaspa
Muitos shampoos anticaspa deixam o couro cabeludo muito ressecado e acabam estimulando a produção de oleosidade, piorando o problema.
Para fazer uma boa escolha, deve-se procurar produtos que contenham piritionato de zinco, alcatrão, sulfato de selênio ou ácido salicílico, e para os casos mais graves, produtos que contenham antifúngicos, como ciclopirox ou cetoconazol.
Veja uma lista dos melhores shampoos para combater a caspa.
3. Passar condicionador no couro cabeludo
Deixar o condicionar tocar no couro cabeludo estimula a produção de sebo e oleosidade, piorando a caspa. Por isso, é preciso ter o cuidado de passar o condicionador apenas das pontas até a metade do cabelo, podendo subir um pouco mais no caso de cabelos cacheados, mas sempre evitando chegar na raiz dos fios.
4. Usar boné ou gorro
Usar boné, gorro, tiaras e outros objetos na cabeça deixam o couro cabeludo abafado, principalmente se o cabelo estiver molhado ou suado, estimulando a proliferação do fungo que piora a caspa.
Assim, deve-se evitar usar acessórios que não deixam o couro cabeludo respirar, além de evitar prender o cabelo ainda molhado, pois quanto mais rapidamente o cabelo secar, menos irá estimular o crescimento de caspa.
5. Usar muitos produtos químicos
Colocar produtos químicos no cabelo, como tinturas, alisamentos e permanentes, irrita e inflama o couro cabeludo, podendo também causar alergias e descamação da pele, e tudo isto piora a caspa.
Assim, quem sofre com este problema deve evitar fazer tratamentos de beleza que atinjam o couro cabelo e causem irritação.
6. Excesso de gordura na alimentação
O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e açúcar, como carnes vermelhas, alimentos processados, doces e biscoitos recheados, pois estimulam a produção de oleosidade.
Para ajudar no controle, é necessário aumentar o consumo de água, bebendo pelo menos 2 litros de líquidos por dia, consumir mais alimentos integrais, legumes e pelo menos 3 unidades de frutas por dia.
7. Lavar pouco o cabelo
Lavar o cabelo só 1 ou 2 vezes por semana faz com que o couro cabeludo fique muito tempo em contato com a oleosidade acumulada, o que favorece a proliferação do fungo da caspa.
Por isso, é importante lavar o cabelo sempre que ele estiver oleoso, mesmo que sejam necessárias lavagens diárias para manter os fios limpos.
Assista ainda o vídeo seguinte e veja quais as dicas para acabar com a caspa: