O sono em excesso pode ser sinal de condições como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
Assim, na presença de outros sintomas além do sono em excesso, como fraqueza muscular, cansaço excessivo, mudanças de humor e tontura, por exemplo, é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento adequado.
Além disso, é importante separar um momento do dia para descansar, tentar deitar mais cedo do que o habitual e praticar atividade física, por exemplo.
As principais causas de sono excessivo são:
1. Diabetes
A diabetes descompensada causa sono em excesso, porque a glicose do sangue não chega a todas as células levando à falta energia no corpo para realizar as tarefas do dia a dia.
Além disso o excesso de açúcar no sangue faz o indivíduo urinar mais, leva ao emagrecimento e diminuição dos músculos, assim é comum os diabéticos com hiperglicemia queixarem-se de cansaço muscular.
Qual médico procurar: Endocrinologista e nutricionista, para que seja indicada a realização dos exames de glicemia em jejum e o teste da curva glicêmica, estabelecimento do plano nutricional de acordo com o resultado dos exames e seja feito o acompanhamento do tratamento.
O que fazer: Deve-se tomar os remédios receitados pelo médico e ter cuidados com a alimentação, evitando alimentos ricos em açúcar, além de ser importante praticar atividade física de forma regular. Veja o que comer na diabetes.
2. Anemia
A falta de ferro no sangue pode causar sono em excesso e desânimo. Nas mulheres esse cansaço se torna ainda maior na época da menstruação, em que as reservas de ferro no organismo diminuem ainda mais.
Qual médico procurar: Clínico geral ou ginecologista, no caso das mulheres, para que seja verificado se o fluxo menstrual é normal e se não há alterações como a menorragia, por exemplo. Para identificar a anemia é necessária a realização do hemograma.
O que fazer: Deve-se consumir alimentos ricos em ferro, de origem animal e vegetal, diariamente, como por exemplo carnes vermelhas, beterraba e feijão.
Além disso, em alguns casos pode ser necessário o uso de suplemento de ferro, que deve ser recomendado pelo médico ou pelo nutricionista. Veja um bom remédio caseiro para anemia.
3. Apneia do sono
A apneia do sono é caracterizada pela parada da respiração durante o sono, que pode acontecer por breves períodos e várias vezes durante a noite, prejudicando o sono e o descanso da pessoa.
Ao dormir mal, é normal acordar com muito cansaço e sentir sono em excesso durante o dia. Conheça outros sinais que ajudam a identificar a apneia do sono.
Qual médico procurar: Médico especialista em distúrbios do sono, que pode solicitar um exame chamado polissonografia, que verifica como é o sono da pessoa.
O que fazer: É importante descobrir a sua causa para que o médico consiga indicar a melhor alternativa para melhorar o sono. Assim, se a apneia for devido ao excesso de peso, pode ser recomendada a realização de dieta e uso de uma máscara CPAP própria para dormir.
Caso seja devido ao tabagismo, é recomendado evitar, assim como o consumo de álcool e medicamentos sedativos ou tranquilizantes, sendo importante procurar orientação do médico para ajustar a dose ou alterar o medicamento.
4. Depressão
Um dos sintomas típicos da depressão é o sono em excesso, principalmente durante o dia, porque a depressão esgota a energia mental. Além disso, pessoas com depressão podem ter desequilíbrio químico no cérebro que leva à fadiga.
Qual médico procurar: O mais indicado é o psiquiatra, pois dessa forma é possível identificar os sinais indicativos de depressão e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com medicamentos e terapia.
O que fazer: É aconselhado ser acompanhado por um psicólogo e um psiquiatra que pode indicar o uso de medicamentos, em alguns casos.
No entanto é importante também realizar atividades que antes eram prazerosas, pois assim é possível modificar a resposta cerebral e melhorar o humor. Entenda melhor como é feito o tratamento da depressão.
5. Fibromialgia
Na fibromialgia, a dor no corpo, principalmente nos músculos, atrapalha as noites de descanso, provocando o sono em excesso durante o dia.Veja como identificar a fibromialgia.
Qual médico procurar: Reumatologista que pode solicitar uma série de exames para excluir outras causas, mas o diagnóstico é feito com a observação dos sinais e sintomas da doença e realização de um exame físico específico.
O que fazer: Recomenda-se tomar os remédios receitados pelo médico, fazer exercícios como Pilates, Yoga ou Natação, para promover o alongamento dos músculos e mantê-los devidamente fortalecidos para se tornar mais resistente à dor.
6. Insuficiência cardíaca congestiva
A insuficiência cardíaca congestiva é uma doença que prejudica a capacidade do coração de bombear o sangue, podendo causar cansaço e sono em excesso.
Além disso, a insuficiência cardíaca congestiva também pode provocar apneia central do sono, causando falta de ar que piora durante o sono.
Qual médico procurar: Cardiologista, que pode pedir exame de sangue e eletrocardiograma, por exemplo.
O que fazer: Ir ao cardiologista e tomar os remédios receitados por ele. Além disso cuidar da alimentação, evitando gorduras e açúcar, e praticar exercícios supervisionados e de forma regular. Confira 12 sinais que podem indicar problemas no coração.
7. Infecções
As infecções como gripes e resfriados podem causar sono excessivo porque, nesse caso, o corpo tenta usar todas as energias para combater os microrganismos envolvidos.
No caso de infecções, além do sono e do cansaço, pode-se observar outros sintomas, como a febre e a dor muscular, que devem ser investigadas pelo médico.
Qual médico procurar: Clínico geral, que pode pedir exames de sangue ou outros mais específicos, dependendo dos sintomas envolvidos. De acordo com o resultado do exame, a pessoa pode ser encaminhada para um médico mais especializado, como por exemplo o infectologista.
O que fazer: Após descobrir de que infecção se trata, o médico poderá prescrever o medicamento para curar a doença. Ao seguir todas as recomendações médicas, a cura pode ser alcançada e todos os sintomas relacionados à infecção, incluindo o cansaço, desaparecem.
8. Alterações da tireoide
Os hormônios tireoidianos são responsáveis por manter o metabolismo no seu ritmo normal.
Assim, quando estão alterados, a pessoa pode ter dificuldades para dormir e sono excessivo durante o dia. Veja como saber se pode estar com alguma alteração da tireoide.
Qual médico procurar: Endocrinologista, que pode pedir o exame de sangue TSH, T3 e T4 com o objetivo de verificar o funcionamento da glândula tireoide.
O que fazer: É importante tomar os medicamentos receitados pelo médico para manter os níveis hormonais sob controle, porque assim o metabolismo volta ao normal e o cansaço desaparece.