Abaulamento discal é um tipo de deformação do disco intervertebral que afeta os seus limites na coluna, podendo causar a compressão de nervos e sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar, em alguns casos.
Esta alteração não é considerada uma hérnia de disco e, embora algumas vezes seja confundida com a protusão discal, o abaulamento corresponde a uma alteração que afeta uma parte maior da circunferência do disco intervertebral.
Leia também: Hérnia de disco: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/hernia-de-discoEm caso de suspeita de abaulamento discal, é recomendado consultar um ortopedista. O seu tratamento normalmente é feito com o uso de analgésicos, sessões de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Principais sintomas
Os principais sintomas do abaulamento discal são:
- Dor, desconforto ou sensação de queimação perto do local afetado;
- Formigamento ou dormência na pele;
- Diminuição da sensibilidade em partes do corpo;
- Fraqueza muscular, podendo causar dificuldade para andar ou segurar objetos;
- Incontinência urinária ou fecal;
- Disfunção sexual.
No entanto, os sintomas do abaulamento discal normalmente surgem somente quando ele se agrava e começa a comprimir nervos que saem da coluna vertebral. Além disso, tendem a variar de acordo com os nervos afetados e a gravidade da compressão.
É comum a dor e alterações da sensibilidade causadas pelo abaulamento discal se espalharem a partir da sua localização na coluna para regiões por onde os nervos afetados passam, como os ombros, braços ou pernas.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do abaulamento discal normalmente é feito pelo ortopedista ou clínico geral baseado nos sintomas e no resultado de exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética da região da coluna afetada.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um ortopedista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Possíveis causas
As causas mais comuns de abaulamento discal são:
- Desgaste da região externa do disco intervertebral, que é comum na medida que a pessoa envelhece;
- Excesso de carga na coluna;
- Osteoporose;
- Pancadas na coluna;
- Deformidades ósseas.
Além disso, pessoas com excesso de peso, sedentárias ou problemas de saúde que afetam a força muscular ou os ligamentos têm maior risco de apresentar abaulamento discal.
Leia também: Discopatia degenerativa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/discopatia-degenerativaComo é feito o tratamento
O tratamento do abaulamento discal normalmente é feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios em caso de dor e sessões de fisioterapia para melhorar a estabilidade da coluna.
Caso o tratamento inicial não seja suficiente para aliviar o desconforto, o médico pode recomendar medicamentos mais fortes, como relaxantes musculares ou opioides, em alguns casos.
No entanto, especialmente se o uso de medicamentos não for suficiente para controlar a dor ou existam sintomas neurológicos, como fraqueza muscular ou perda da sensibilidade, o médico pode indicar o tratamento do abaulamento discal por meio de cirurgia.
Assista o vídeo seguinte e saiba como pode prevenir ou melhorar uma hérnia de disco: