Para usar a Acácia como cicatrizante para fechar pequenas feridas na pele é aconselhado aplicar uma compressa no local. Já para usar a Acácia para aumentar o apetite ou tratar a gripe ou resfriado, deve-se consumir em forma de chá.
- Chá de acácia: Colocar 1 colher de chá de cascas de acácia numa xícara de água fervente e deixa repousar por alguns minutos. Coar e tomar 2 vezes ao dia.
- Compressa de acácia: Diluir 20 ml de tintura da casca de acácia em 500 ml de água e aplicar no local desejado para alívio da dor.
A acácia é uma planta medicinal, conhecida popularmente por Angico, muito utilizada para o tratamento de feridas na pele, doenças respiratórias e dermatológicas. A parte utilizada da acácia são as suas folhas, flores e sementes, sendo utilizada sob a forma de chá ou compressas.
O seu nome científico é Acácia horrida L. e ela tem folhas pequenas e verdes e flores amarelas. Pode ser facilmente comprada em lojas de produtos naturais e mercados, sob a forma de planta e chá.
Para que serve a Acácia
A acácia serve para tratar casos de fraqueza, falta de apetite, raquitismo, doenças respiratórias, como bronquite, asma, faringite e tuberculose, além de ser ótima no tratamento de feridas, úlceras, diarreia e leucorreia.
Propriedades da Acácia
As principais propriedades da acácia se prendem com a sua ação antibiótica, antimicrobiana, estimulante e cicatrizante.
Efeitos colaterais da Acácia
A acácia, quando tomada em excesso, pode ter efeitos colaterais, como alucinações.
Contra indicações da Acácia
A acácia está contraindicada para crianças com menos de 12 anos, na gravidez, lactação e em idosos.