Ácaros são pequenos artrópodes, da mesma família das aranhas, que podem ser encontrados com frequência em casa, principalmente em colchões, travesseiros e almofadas, causando alergias respiratórias.
Apesar dos ácaros serem considerados um dos principais responsáveis pelas alergias respiratórias, também existem outras espécies, como Sarcoptes scabiei, que causa a sarna humana.
Os ácaros podem provocar sintomas respiratórios, como coriza e espirros frequentes, ou aparecimento de manchas vermelhas na pele que coçam. Assim, é importante que o médico seja consultado na presença de sintomas de ácaros, principalmente quando são desconfortáveis.

Sintoma de ácaros
Os principais sintomas de ácaros são:
- Espirros frequentes;
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Olho lacrimejando;
- Tosse;
- Sensação de pressão no rosto.
Além dos sintomas respiratórios, o ácaro também pode desencadear sintomas na pele, como inchaço, vermelhidão, descamação local, aparecimento de pequenos caroços na pele e coceira.
Doenças causadas por ácaros
As principais doenças causadas por ácaros são:
1. Rinite alérgica
A rinite alérgica é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico aos excrementos e fragmentos do corpo de ácaros presentes na poeira ou pó.
Esses ácaros provocam inflamação e irritação da mucosa nasal e sintomas como coceira no nariz e olhos, olhos lacrimejando, congestão nasal e espirros constantes.
Os ácaros se proliferam principalmente em lugares úmidos e quentes, e se alimentam de células mortas da pele, por isso, são facilmente encontrados em colchões, travesseiros, almofadas e carpetes, por exemplo.
Como tratar: o tratamento deve ser feito pelo alergologista e normalmente envolve o uso de remédios antialérgicos para aliviar os sintomas.
2. Crises de asma
Os ácaros do pó também podem causar crises de asma, resultando no estreitamento das vias aéreas, e sintomas como intensa dificuldade para respirar, tosse e chiado no peito. Saiba identificar todos os sintomas da asma.
Essa condição, também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, geralmente se inicia na infância, sendo causada por alterações genéticas associada a fatores ambientais.
Como tratar: o tratamento é feito no hospital pelo clínico geral ou pneumologista, como o uso de remédios broncodilatadores e corticoides, para aliviar os sintomas.
Leia também: 8 principais remédios para asma (para controle e crises de asma) tuasaude.com/remedio-para-asma3. Dermatite atópica
A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma inflamação na pele que pode ser desencadeada pelo contato com ácaros.
Essa condição provoca sintomas como ressecamento, placas vermelhas, coceira e bolhas na pele.
Como tratar: o tratamento é feito pelo dermatologista com o uso de remédios anti-inflamatórios na forma de pomada ou comprimidos, e hidratantes para a pele. Veja as principais pomadas para dermatite atópica.
Leia também: Tratamento para dermatite atópica: remédios e cuidados tuasaude.com/tratamento-para-dermatite-atopica4. Sarna humana
A sarna humana é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei transmitido através do contato direto com a pele ou roupas de pessoas infectadas com sarna.
Essa infecção causa sintomas como coceira intensa na pele, que piora à noite, bolhas vermelhas na pele, vermelhidão, inchaço ou linhas brancas na pele, que surgem principalmente em regiões de dobra de pele.
Como tratar: o tratamento é feito pelo dermatologista com o uso de remédios para eliminar o ácaro , como loção ou creme de permetrina, ou até uso da ivermectina oral nos casos mais graves. Veja os principais remédios para sarna.
5. Trombiculose
A trombiculose, ou trombiculíase, é uma doença causada pela picada das larvas de ácaros da espécie Trombiculidae, sendo mais comum em pessoas que trabalham na colheita.
Esses ácaros normalmente vivem em vegetações, áreas arborizadas e solos úmidos próximos a água, e provocam uma reação alérgica na pele onde as larvas picam.
Os principais sintomas da trombiculose são vermelhidão na pele, coceira intensa ou bolhas na pele agrupadas ou lineares.
Leia também: Bolhas na pele: 9 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/bolhas-na-peleComo tratar: o tratamento é feito com o uso de loção de calamina na pele ou pomadas anti-histamínicas para aliviar os sintomas. Além disso, o dermatologista pode indicar o uso de cremes ou loções de permetrina para eliminar o ácaro da pele.
6. Tifo esfoliante
O tifo esfoliante é causada pela bactéria Orientia tsutsugamushi transmitida através da picada de larvas do ácaro Trombiculidae spp.
Essa infecção, também conhecida como tifo do matagal, tifo rural ou tifo scrub, provoca sintomas iniciais, como dor de cabeça, febre alta, dor muscular, perda do apetite e mal-estar, que se iniciam lentamente.
Além disso, outro sintoma é a presença de manchas vermelhas na pele, que se iniciam no troco e podem se espalhar para outras partes do corpo e escara no local da picada na pele.
Como tratar: o tratamento é feito com o uso de antibióticos indicados pelo dermatologista, como doxiciclina ou azitromicina, além de remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos.
7. Demodicose
A demodicose é uma infecção de pele causada por ácaros das espécies Demodex folliculorum ou Demodex brevis que vivem normalmente na pele em regiões próximas aos folículos pilosos ou glândulas sebáceas.
Geralmente, esses ácaros não causam problemas de saúde, no entanto, em alguns casos podem se proliferar e provocar vermelhidão e coceira na pele.
Além disso, esses ácaros podem provocar inflamação nas pálpebras, chamada blefarite, sendo por isso também conhecidos como ácaros dos cílios.
Leia também: Blefarite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/blefariteComo tratar: o tratamento é feito com o uso de remédios, como permetrina, metronidazol ou benzoato de benzila indicados pelo dermatologista.
No caso da blefarite, o tratamento deve ser orientado pelo oftalmologista e envolve a limpeza das pálpebras, aplicação de compressas mornas ou uso de colírios antibióticos, caso tenha infecção bacteriana.
Onde encontrar os ácaros?
Existem diferentes tipos de ácaros que transmitem doenças e podem ser encontrados em ambientes, como:
- Locais quentes e úmidos, como travesseiros, roupas de cama, colchões e almofadas;
- Vegetações, áreas arborizadas e solos úmidos;
- Perto de folículos pilosos ou glândulas sebáceas em humanos.
É importante identificar onde os ácaros são encontrados para adotar medidas de controle para evitar as doenças transmitidas pelos ácaros.
Como eliminar os ácaros
A forma mais eficaz de evitar e eliminar os ácaros é através de medidas que ajudem a evitar sua proliferação, sendo as principais:
1. Manter a casa limpa
Manter a casa limpa e livre de pós e poeiras é uma das principais formas de eliminar os ácaros e evitar a rinite alérgica ou crises de asma.
Desta forma, é recomendado limpar a casa diariamente com água e um pano úmido, devendo-se evitar pulverizadores de ar e produtos de limpeza com cheiro intenso.
2. Deixar o ambiente arejado
Outra forma de eliminar ácaros e evitar doenças respiratórias é deixar o ambiente arejado e ventilado.
Assim, é recomendado sempre que possível abrir as janelas e, de preferência, que tenham tela nas janelas para evitar a entrada de mosquitos que podem transmitir arboviroses. Entenda o que são arboviroses e como evitar.
3. Eliminar almofadas e tapetes
Eliminar almofadas, carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e roupas com pouco uso, é importante para evitar o acúmulo de poeira e a proliferação de ácaros.
Caso não seja, é importante limpar regularmente com um aspirador a vapor, uma vez que apenas aspirar não é suficiente para eliminar os ácaros, já que se prendem ao tecido.
4. Lavar lençóis e cobertores com frequência
Lavar os lençóis, cobertores, forros de travesseiros, fronhas e colchões pelo menos 1 vez por semana, também é uma ótima forma de eliminar ácaros.
Ao lavar, deve-se ter o cuidado de colocar sabão suficiente e usar um ciclo longo e água quente (em torno de 60ºC), além de não sobrecarregar a máquina com muita roupa.
5. Utilizar uma capa protetora nas almofadas
Utilizar uma capa protetora nas almofadas e colchões é outra estratégia importante para eliminar ácaros, principalmente porque são fáceis de serem retiradas e lavadas regularmente.
6. Evitar objetos que acumulam poeiras
Evitar objetos que acumulam poeiras, como plantas, livros e decorações em excesso nos móveis da casa, também ajuda a evitar o acúmulo de pó e ácaros.
Além disso, deve-se também evitar cortinas de pano, dando preferência às persianas. Caso não seja possível evitar esse tipo de cortina, é recomendado que sejam lavadas regularmente.
7. Deixar almofadas e travesseiros ao sol
Deixar as almofadas, travesseiros e colchões expostos ao sol, é importante pois o o calor reduz a umidade e cria um ambiente pouco propício para o desenvolvimento dos ácaros, apesar de não ser suficiente para eliminá-los.
8. Higienizar o filtro do ar condicionado
Para eliminar ácaros também é importante ter atenção ao filtro do ar condicionado e à poeira acumulada no ventilador, sendo recomendado trocar regularmente os filtros e realizar a higienização, além de controlar a umidade do ar.
9. Limpar a vegetação
Limpar a vegetação, mantendo a vegetação baixa, é importante para evitar doenças como a trombiculose ou tifo esfoliante.
Além disso, nesses casos, é recomendado usar roupas de proteção, como calças e blusas com mangas compridas, e botas, além de aplicar repelentes no corpo ao entrar em regiões de mata.
10. Desinfetar superfícies
Desinfetar superfícies compartilhadas com várias pessoas, como aparelhos de academia e colchonetes, é importante para evitar a sarna humana.
Assim, é recomendado passar álcool em gel ou produtos desinfetantes em superfícies compartilhadas ou que possam ter entrado em contato com pessoas infectadas.
Além disso, deve-se evitar compartilhar objetos pessoais, como roupas, toalhas ou roupas de cama, e evitar o contato direto pele a pele com a pessoa com sarna.
Leia também: Antissépticos: o que são, para que servem, tipos e quando não usar tuasaude.com/antissepticos11. Manter a pele limpa
Manter a pele limpa é importante para evitar a proliferação de ácaros na pele Demodex folliculorum ou Demodex brevis.
Desta forma, é recomendado lavar o rosto pelo menos 2 vezes por dia, com água e sabonete neutro, para remover o excesso de oleosidade da pele que pode favorecer o crescimentos desses ácaros.
Além disso, pode-se fazer uma esfoliação da pele 1 vez por semana, para eliminar células mortas da pele.
Leia também: Passo a passo da limpeza de pele profunda tuasaude.com/como-fazer-uma-limpeza-de-pele-profunda