A acidificação capilar é um tratamento que ajuda a reestabelecer o pH do cabelo, que é naturalmente mais ácido (entre 3,5 e 4,5). Isso faz com que os fios fiquem menos porosos e consigam absorver melhor os nutrientes, deixando o cabelo mais saudável, macio e brilhoso.
O processo de acidificação capilar pode ser feito em casa ou no salão de beleza, utilizando produtos químicos ou naturais, no entanto, deve ser sempre feito com orientação de um especialista em estética, para garantir que não ocorre irritação do couro cabeludo, nem enfraquecimento dos fios.
Sempre que existir alguma dúvida sobre a saúde do cabelo e como cuidar, também é aconselhado consultar um dermatologista, já que esse é o médico responsável por tratar da pele e do cabelo. O dermatologista poderá indicar tratamentos mais específicos para cada tipo de cabelo ou problema capilar.
Para que serve
A acidificação capilar é um tratamento que serve para reestabelecer o pH do cabelo, melhorando a saúde dos fios. Por isso, geralmente é indicada nas seguintes situações:
- Cabelo muito seco ou danificado;
- Fios com falta de brilho;
- Cabelo que seca muito rápido;
- Fios que quebram facilmente.
Por norma, este tipo de tratamento é indicado para pessoas que fazem químicas regulares no cabelo, que estão em contato frequente com a água do mar ou da piscina, ou que expõe o cabelo a fontes de calor fortes, como chapinha, por exemplo.
O tratamento de acidificação capilar permite ainda que o cabelo fique mais protegido contra fatores externos do dia a dia, como poluição, exposição solar ou poeiras.
Quem pode fazer
A acidificação capilar pode ser feita em todos os tipos de fio, desde cabelo liso, cacheado, crespo ou ondulado. Isso acontece porque todos os cabelos se beneficiam de um cabelo menos poroso e hidratado.
Como fazer a acidificação capilar
A acidificação capilar pode ser feita em salões de beleza ou em casa, já que existem produtos próprios que podem ser comprado em lojas da especialidade e, até, em alguns supermercados.
Para usar os produtos de acidificação capilar deve-se fazer a lavagem do cabelo com shampoo e depois aplicar o produto, deixando atuar pelo tempo indicado na embalagem (normalmente entre 5 a 10 minutos). Por fim, deve-se retirar com água e aplicar uma máscara capilar ou condicionador.
A acidificação capilar pode ser feita 1 vez por semana em cabelos muito danificados, mas deve-se ir reduzindo a frequência à medida que os fios vão ficando mais hidratados e macios até cerca de 1 vez por mês.
Produtos para acidificação capilar
Existem vários produtos disponíveis para realizar a acidificação capilar. Alguns exemplos são:
- Acidic Bonding Concentrate, da Redken;
- Densidade, da Lola Cosmetics;
- ACID-C, da Curly Care;
- Queravit, da Bio Extratus;
- Infusão 2.0 Acidificante, da Widi Care.
Idealmente, o produto de acidificação capilar deve ser orientado por um especialista em estética, para garantir que todos os ingredientes da fórmula são adequados ao tipo de cabelo.
Existe receita caseira de acidificação capilar?
A acidificação capilar caseira pode ser feita com vinagre de maçã, que embora não tenha um efeito tão profundo quantos os produtos especializados, é uma boa solução para garantir um cuidado mais regular dos fios.
Para fazer a acidificação capilar caseira deve-se misturar 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 3 colheres de condicionador e aplicar no cabelo depois de lavar com shampoo. Deixar atuar por 5 a 10 minutos e remover com água. Por fim, pode-se aplicar uma máscara capilar.