Ácido kójico é um clareador da pele indicado para eliminar manchas escuras na pele, como melasma, manchas provocadas pelo sol ou idade, pois inibe a formação de tirosina, qu eé uma proteína importante para a produção de melanina, um pigmento que dá cor à pele.
Além disso, o ácido kójico tem propriedades antibacterianas podendo ser usado para o tratamento de acne ou espinhas, por exemplo.
O ácido kójico pode ser encontrado na concentração de 1 a 4%, na forma de creme ou sérum clareador, e deve ser usado com indicação do dermatologista, de acordo com as características da pele.

Para que serve
O ácido kójico é indicado para:
- Manchas escuras na pele provocadas por melasma, sol ou idade;
- Olheiras;
- Melhorar a aparência de cicatrizes;
- Manchas na virilha ou axilas;
- Acne, espinhas ou cravos na pele;
- Micose na pele ou pé de atleta.
Além disso, como promove o clareamento da pele, o ácido kójico pode ajudar no rejuvenescimento facial, pois deixa a pele mais clara e sem manchas. Veja outros tratamentos para rejuvenescimento facial.
O ácido kójico pode ser usado sozinho em formulações contendo a concentração de 1 a 4%, mas também pode estar associado a outros tipos de ácido, como o ácido glicólico ou ácido ático, para potencializar seu efeito.
Em concentrações maiores de 1% o ácido kójico só deve ser usado sob indicação do dermatologista.
Se deseja usar o ácido kójico, marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Qual é a função do ácido kójico?
O ácido kójico é produzido a partir de diferentes tipos de fungos ou fermentação da soja, do arroz ou do vinho.
Esse ácido tem como função reduzir a produção de tirosina, que é um aminoácido essencial para a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele e que está relacionada com as manchas na pele.
Além disso, o ácido kójico tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, por isso pode ajudar no tratamento da acne ou de micoses de pele ou pé de atleta.
O creme de ácido kójico é mais indicado para pele madura e com tendência à seca, enquanto que o sérum é mais indicado para quem tem pele oleosa ou acneica.
Como usar
O ácido kójico deve ser usado aplicando uma fina camada do creme ou 3 a 4 gotas do sérum sobre a pele.
Para usar o ácido kójico, deve-se seguir alguns passos:
- Lavar o rosto com água e sabonete suave;
- Secar bem a pele, com uma toalha limpa e seca;
- Para acne, deve-se aplicar o ácido kójico no queixo, testa, bochecha e nariz, espalhando suavemente pelo rosto inteiro e massageando levemente a pele;
- Para manchas na pele, deve-se aplicar uma fina camada do ácido kójico creme sobre a mancha e mais 0,5 cm ao redor da mancha;
- Aplicar o creme hidratante indicado pelo médico, após o ácido Kójico ter sido absorvido pela pele;
- Passar o protetor solar, pelo menos FPS 30, mesmo em dias nublados.
É recomendado aplicar o ácido kójico 1 vez por dia, de manhã ou à noite.
Se aplicado de manhã, deve-se sempre passar o protetor solar logo a seguir para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.
Já se usado à noite, é recomendado lavar o rosto de manhã e aplicar o protetor solar em seguida.
Quanto tempo demora para o ácido kójico fazer efeito?
Os resultados do ácido kójico podem começar a serem vistos à partir da 2ª semana de uso e é progressivo.
O tratamento habitualmente é feito por 10 a 12 semanas e caso não haja melhora dos sintomas, o médico pode recomendar outra formulação.
Isso porque o mesmo tipo de ácido não deve ser usado de forma prolongada na pele porque pode causar irritação, ou pode provocar efeito rebote, piorando as manchas escuras.
Leia também: Efeito rebote: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/efeito-rebotePossíveis efeitos colaterais
O ácido kójico é bem tolerado quando usado na concentração de 1%.
Em concentrações acima de 1% tem mais chances de causar irritação na pele com sintomas como coceira, vermelhidão, bolhas na pele, sensação de queimação ou pele sensível.
Se estes sintomas surgirem recomenda-se parar o uso do produto.
Além disso, o ácido kójico pode provocar dermatite de contato ou descamação da pele.
Leia também: Dermatite de contato: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dermatite-de-contatoQuem não deve usar
O ácido kójico não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.
Além disso, esse ácido não deve ser usado sobre a pele com lesões ou feridas, pois pode aumentar o risco de câncer de pele.