O ácido retinoico para estrias ajuda a estimular a produção de colágeno e a melhorar a renovação celular e a circulação sanguínea na pele, eliminando as estrias ou deixando-as menos visíveis.
Esse ácido, também conhecido como tretinoína, é um composto derivado da vitamina A, tendo melhores resultados em estrias vermelhas, que são mais iniciais, apesar de também se poder obter bons resultados no tratamento das estrias brancas.
Leia também: Cremes para estrias: 10 ingredientes essenciais tuasaude.com/creme-para-estriasO ácido retinoico deve ser usado somente com indicação do dermatologista, na forma de pomada ou peeling, sendo contraindicado durante a gravidez pois pode causar danos graves no bebê.

Principais benefícios
Os principais benefícios do ácido retinoico para estrias, são:
1. Estimula a produção de colágeno
O ácido retinoico estimula a produção de colágeno pela pele, o que melhora a firmeza e elasticidade da pele e a redução da largura e o comprimento das estrias, deixando-as menos visíveis.
2. Aumenta a renovação celular
O ácido retinoico promove uma esfoliação da pele, o que aumenta a renovação de células da pele, o que contribui para regeneração da pele e eliminação das estrias vermelhas ou roxas.
Leia também: 7 opções para tirar estrias vermelhas tuasaude.com/estrias-vermelhas-o-que-fazer3. Melhora a textura e espessura da pele
O ácido retinoico estimula o crescimento e diferenciação das células da pele, melhorando a textura e a espessura da pele, o que ajuda a deixar a eliminar as estrias ou deixá-las menos visíveis.
4. Melhora a vascularização e circulação da pele
O ácido retinoico também melhora a vascularização e circulação sanguínea da pele, o que pode ajudar no seu reparo e cicatrização, sendo útil para eliminar estrias.
Como usar
O ácido retinoico para estrias pode ser usado na forma de creme, gel ou peeling químico, devendo sempre ser aplicado sobre a pele.
1. Pomada de ácido retinoico
A pomada de ácido retinoico é encontrada na forma de creme ou gel para passar na pele, contendo de 0,025% a 0,1% de ácido retinoico.
Essa pomada deve ser utilizado aplicando-se uma fina camada fina de creme ou gel, na pele com estrias limpa e seca, massageando suavemente.
Geralmente, é recomendado usar 1 vez ao dia, de preferência à noite, lavar a pele pela manhã e aplicar o protetor solar.
2. Peeling de ácido retinoico
O peeling de ácido retinoico é feito pelo dermatologista no consultório pois o ácido retinoico é usado em concentrações maiores, de 5 a 10%.
Esse tipo de peeling químico promove a esfoliação da camada mais superficial da pele, ajudando a eliminar as estrias. Entenda o que é peeling químico e como é feito.
Quanto tempo usar o ácido retinoico
O tempo de tratamento e a frequência das aplicações do ácido retinoico varia conforme o tamanho das estrias e da sua espessura, e deve ser orientado pelo dermatologista.
Além do ácido retinoico, existem outros tratamentos para estria que podem ser combinados para se obter um melhor efeito, e incluem a carboxiterapia, laser de CO2, intradermoterapia ou microagulhamento, por exemplo. Saiba quais são os melhores tratamentos para estrias.
Além disso, durante o tratamento com qualquer ácido é recomendado não se expor ao sol e utilizar protetor solar diariamente, como no mínimo FPS 30 e aplicar um creme hidratante à base de vitamina C para ajudar na cicatrização da pele.
Assista o vídeo seguinte e veja outras dicas que podem ajudar a eliminar as estrias:
COMO ACABAR COM AS ESTRIAS
06:14 | 1.170.507 visualizaçõesPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do ácido retinoico são descamação, ressecamento, coceira, irritação ou ardência na pele, que pode ficar vermelha, inchada, com bolhas, feridas ou crostas.
Nestes casos, o uso do ácido retinoico deve ser interrompido até que a pele esteja restabelecida e também deve-se informar o dermatologista.
Além disso, o ácido retinoico pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
O ácido retinoico é contraindicado para:
- Crianças ou adolescentes com menos de 18 anos;
- Mulheres em amamentação;
- Pessoas que tenham alergia ao ácido retinoico (tretinoína), ou a qualquer outro componentes presentes na fórmula;
- Pele com machucados, lesões ou queimaduras;
- Tratamentos cosméticos recentes.
Além disso, o ácido retinoico é contraindicado durante a gravidez ou no caso de suspeita de gravidez, pois pode causar defeitos graves no bebê.
O ácido retinoico também não deve ser usado em mucosas, como olhos, boca, dentro das narinas, ou nos órgão genitais, pois pode causar alergia e irritação na pele.