Acloridria: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é:

Acloridria é a ausência da produção de ácido clorídrico (HCl) no estômago, o que aumenta o pH gástrico e leva ao aparecimento de sintomas como náuseas, inchaço abdominal, fraqueza e refluxo gastroesofágico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A acloridria pode ter diversas causas, no entanto está mais frequentemente associada a uma infecção crônica pela bactéria H. pylori, embora também possa acontecer como consequência do uso de medicamentos ou de doenças autoimunes.

Devido às várias causas da acloridria, o tratamento pode variar de acordo com a causa, sendo importante que seja feito de acordo com a recomendação do gastroenterologista para que exista melhora dos sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns de acloridria são:

  • Náuseas;
  • Refluxo;
  • Desconforto e inchaço abdominal;
  • Fraqueza;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Diminuição da absorção de nutrientes como cálcio, ácido fólico, ferro e vitaminas C e D, podendo haver desnutrição;
  • Perda de cabelo;
  • Má digestão;
  • Perda de peso.

Além disso, como na acloridria é comum a ausência da liberação de fator intrínseco pelas células parietais do estômago, é comum também que a pessoa desenvolva anemia perniciosa, que é um tipo de anemia caracterizada pela deficiência de vitamina B12. Isso porque o fator intrínseco é responsável também por promover a absorção dessa vitamina no organismo. Saiba como identificar a anemia perniciosa.

Outro tipo de anemia que a pessoa com acloridria pode desenvolver é a anemia ferropriva, também conhecida como anemia por deficiência de ferro, já que o ácido clorídrico também auxilia no processo de absorção de ferro.

Diferença entre hipocloridria e acloridria

Diferentemente a acloridria, a hipocloridria é caracterizada pela diminuição da produção de ácido clorídrico. Ou seja, as células do estômago são ainda capazes de produzir e secretar HCl no estômago, no entanto em menores quantidades, o que também faz com que o pH do estômago aumente e leve ao aparecimento de sinais e sintomas que podem ser bastante desconfortáveis. Conheça mais sobre a hipocloridria.

Causas de acloridria

A acloridria é mais frequentemente causada pela atrofia do estômago, sendo muitas vezes relacionada com a gastrite autoimune e a gastrite crônica, e está também normalmente relacionada com a infecção pela bactéria H. pylori. Além disso, a acloridria pode ser causada por doenças autoimunes, uso de medicamentos para diminuir a acidez do estômago e hipotireoidismo, por exemplo.

Essa situação é mais comum em pessoas que possuem mais de 60 anos e que já passaram por procedimentos cirúrgicos no estômago.

Como é feito o tratamento

O tratamento da acloridria varia de acordo com a causa e, por isso, é importante que a pessoa relate todos os sintomas apresentados ao gastroenterologista ou clínico geral e realize também todos os exames solicitados, pois assim é possível que o médico indique o tratamento mais adequado. No entanto, dependendo da causa, o tratamento pode não ser capaz de restabelecer completamente a produção de ácido clorídrico, mas sim capaz de aumentar um pouco a quantidade de HCl secretada, caracterizando a hipocloridria.

No caso da acloridria estar relacionada à infecção por H. pylori, pode ser indicado o uso de antibióticos para tratar a infecção e evitar outras infecções que podem acontecer com mais frequência na pessoa com acloridria. No caso de ser causada pelo uso de medicamentos, o médico deve avaliar a possibilidade de troca ou de suspensão do medicamento, por exemplo.