Acuidade visual é um exame oftalmológico que avalia a capacidade da pessoa de enxergar, distinguir formas e detalhes de objetos a uma distância específica, sendo indicado para diagnosticar doenças nos olhos ou erros de refração.
Esse exame é simples, feito pelo oftalmologista no consultório, e permite ao médico avaliar a presença de miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo, e verificar a necessidade de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa, por exemplo.
Leia também: 11 sintomas de problemas de vista tuasaude.com/sintomas-de-problemas-de-visaoO exame de acuidade visual faz parte dos exames oftalmológicos de rotina para avaliar a visão e, em alguns casos, o oftalmologista pode solicitar outros exames, como campimetria ou tonometria, por exemplo.
Para que serve
O exame de acuidade visual serve para diagnosticar problemas de visão como:
- Miopia;
- Astigmatismo;
- Hipermetropia;
- Presbiopia;
- Daltonismo.
Além disso, o teste de acuidade visual também é feito para diagnosticar a deficiência visual, assim como seu grau e tipo. Veja os principais tipos de deficiência visual.
O exame de acuidade visual também pode ser feito para avaliar alterações da visão, doenças oculares ou para medir o resultado da cirurgia de catarata ou outras cirurgias nos olhos.
Leia também: Cirurgia de catarata: quem faz, como é feita, recuperação e riscos tuasaude.com/cirurgia-para-catarataQuando é indicado
O exame de acuidade visual é indicado como exame oftalmológico de rotina ou sempre que a pessoa apresenta alterações na visão para perto, longe ou dificuldade de foco, traumas oculares ou para reavaliar a visão após cirurgias no olho.
Além disso, o teste de acuidade visual também é indicado em concursos públicos ou para tirar ou renovar a carteira de motorista.
Em alguns casos, o oftalmologista pode solicitar outros exames oftalmológicos, como fundoscopia, campimetria ou tonometria, por exemplo. Confira os principais exames oftalmológicos.
Como é feito o exame
O exame oftalmológico é feito pelo oftalmologista, no consultório, avaliando um olho de cada vez, usando um letreiro com letras do alfabeto de diferentes tamanhos, chamada tabela de Snellen, ou que contenha apenas a letra E em diferentes direções.
Para realizar o teste de acuidade visual, o médico segue alguns passos, como:
- Solicitar a pessoa para sentar na cadeira, que normalmente fica a uma distância de 20 pés do letreiro;
- Cobrir um olho da pessoa, com um tapa olhos específico;
- Solicitar a pessoa que leia em voz alta a linha superior do letreiro da esquerda para direita;
- Pedir a pessoa que continue lendo até a menor linha que a pessoa conseguir ler;
- Repetir os passos com o outro olho.
Caso a pessoa não consiga ler a 20 pés de distância, pode-se pedir que a pessoa se aproxime do letreiro a uma distância de 10 pés (3 metros).
Já se a pessoa não conseguir ler a qualquer distância, pode ser solicitado pelo médico que a pessoa conte os dedos das mãos ou observe os movimentos das mãos. Caso não consiga contar os dedos ou enxergar os movimentos das mãos, deve-se verificar como a pessoa enxerga a luz.
O teste de acuidade visual também pode ser feito com o uso de lentes corretivas, para avaliar o grau do problema de visão.
Qual é o valor normal da acuidade visual?
O valor normal da acuidade visual é de 20/20, o que significa que a pessoa é capaz enxergar claramente um objeto a uma distância de 20 pés, que corresponde a aproximadamente 6 metros.
Quando fazer
O exame de acuidade visual deve ser feito por todas as pessoas em qualquer idade, sendo normalmente recomendado:
Além disso, é recomendado fazer o teste de acuidade visual sempre que surgirem alterações na visão, como visão embaçada, dificuldade de enxergar de longe ou para fazer leitura, por exemplo.
Deve-se também fazer o exame regularmente após cirurgias nos olhos, conforme orientação do oftalmologista.
Leia também: 8 exames de vista mais comuns: para que servem e quando fazer tuasaude.com/exame-de-vista