A adenoidite é uma inflamação que pode ser causada por infecções como amigdalite ou faringite, levando a sintomas como secreção amarelada no nariz, roncos, nariz entupido, febre e mau hálito.
A adenoidite surge principalmente em crianças, sendo caracterizada por uma inflamação da adenoide, um conjunto de tecido linfático que faz parte do sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções. Conheça melhor sobre a adenoide.
Na presença de sintomas que possam indicar a adenoidite, é aconselhado consultar o otorrinolaringologista ou pediatra, para avaliar as possíveis causas e indicar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos ou anti-histamínicos orais ou a adenoidectomia, que é a cirurgia para retirar a adenoide.
Principais sintomas
Os principais sintomas de adenoidite são:
- Presença de secreção amarela no nariz;
- Nariz entupido;
- Febre;
- Dor na garganta;
- Dificuldade de respirar pelo nariz;
- Roncos durante o sono;
- Mau hálito;
- Diminuição da audição.
Já as crianças com adenoidite podem apresentar tosse constante, irritabilidade, dificuldade de concentração e sono diurno. Além disso, crianças com adenoidites de longa duração também podem ter alterações na arcada dentária e na musculatura da face.
Tipos de de adenoidite
De acordo com os sintomas e o tempo de duração, a adenoidite pode ser classificada como aguda ou crônica.
1. Adenoidite aguda
A adenoidite aguda geralmente surge logo após uma infecção viral do trato respiratório superior, que infecta as adenoides provocando inflamação e sintomas como secreção, nariz entupido, roncos, febre e mal hálito.
2. Adenoidite crônica
A adenoidite crônica é parecida com a adenoidite aguda, mas os sintomas duram pelo menos 90 dias, e geralmente surge devido a infecções causadas por muitos microrganismos.
Além disso, a adenoidite crônica também pode provocar o aumento da adenoide, provocando apneia do sono e otite média, uma inflamação que causa dor de ouvido, presença de secreção amarela ou esbranquiçada no canal auditivo, febre e irritabilidade. Conheça todos os sintomas da otite média.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da adenoidite deve ser feito por um otorrinolaringologista ou pediatra, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e da observação das adenoides, com o uso do espelho laríngeo.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista mais próximo de você, para avaliar o risco de adenoidite:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar exames como endoscopia nasal, onde é introduzido um pequeno tubo pelo nariz para avaliar os seios nasais, hemograma completo, raio X ou tomografia computadorizada.
Possíveis causas
A adenoidite pode ser causada por infecções virais ou bacterianas. Assim, as possíveis causas da adenoidite são:
- Amigdalite;
- Faringite;
- Rinossinusite;
- Rinite alérgica;
- Otite.
Além disso, a adenoidite também pode surgir devido a uma irritação causada pela presença de ácido estomacal no trato respiratório superior, como nos casos de doença do refluxo esofágico ou refluxo laringofaríngeo.
Como é o tratamento
O tratamento da adenoidite varia conforme a causa dessa condição, onde o médico pode indicar o uso de soro fisiológico, medicamentos, como antibióticos ou anti-histamínicos, ou adenoidectomia, que e a cirurgia para remover as adenoides.
1. Medicamentos
Em casos de adenoidite causada por bactéricas, o médico pode recomendar o uso de antibióticos, como amoxicilina, claritromicina ou azitromicina, que ajudam aliviam os sintomas dessa inflamação em cerca de 2 a 3 dias.
Além disso, anti-histamínicos e corticoides orais e/ou nasais podem ser indicados pelo médico para aliviar a adenoidite causada por alergias respiratórias.
Já os inibidores da bomba de prótons ou os bloqueadores de ácidos, como omeprazol, esomeprazol, pantoprazol ou fumarato de vonoprazana, são prescritos em casos de adenoidite provocada por refluxo esofágico ou refluxo laringofaríngeo.
2. Lavagem nasal
A lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9 % alivia os sintomas da adenoidite, porque ajuda a eliminar as secreções além de evitar a concentração de microrganismos nos seios da face. Veja como fazer a lavagem nasal.
3. Adenoidectomia
A adenoidectomia, ou cirurgia de adenoide, consiste em remover a adenoide, sendo indicada principalmente quando a pessoa não melhora com os medicamentos prescritos ou em casos onde essa inflamação causa complicações como apneia do sono, diminuição da audição ou otite frequente, por exemplo. Conheça mais sobre a cirurgia de adenoide.
A adenoidectomia é uma cirurgia feita com anestesia geral, onde o médico também pode optar por fazer a remoção das amígdalas, conhecida por amigdalectomia, caso esse órgão também esteja inflamado.