O agachamento livre é um exercício indicado para hipertrofiar, fortalecer e melhorar a mobilidade e flexibilidade dos membros inferiores, podendo também ser feito para complementar a terapia de reabilitação dos joelhos, em alguns casos.
Existem tipos ou variações de agachamento livre como o agachamento livre com barra ou frontal, que possuem diferentes níveis de dificuldade permitem adaptar melhor o exercício de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa. Entenda melhor o que é agachamento e os tipos.
Para a realização correta do agachamento livre é recomendado que o exercício seja feito inicialmente com a orientação de um profissional de educação física, que pode orientar a postura e movimentos adequados de forma a se evitar lesões.
Para que serve
O agachamento livre é indicado para:
- Hipertrofiar os músculos das pernas;
- Fortalecer os membros inferiores e região lombar;
- Complementar a terapia de reabilitação dos joelhos, em alguns casos;
- Melhorar a mobilidade e flexibilidade das pernas.
O agachamento livre trabalha principalmente com músculos das pernas, como o quadríceps, panturrilhas e glúteos, mas também envolve a participação de músculos abdominais e das costas, por exemplo.
Este tipo de agachamento é uma ótima opção de exercício para se incluir no treino de pernas. Conheça os principais exercícios indicados para o treino de pernas.
Tipos de agachamento livre
Os principais tipos ou variações do agachamento livre são:
1. Agachamento livre com barra
O agachamento livre com barra é feito utilizando-se uma barra com pesos que é apoiada um pouco acima dos ombros nas costas para aumentar a intensidade do exercício. Esta variação é mais favorável ao treino com carga em comparação com outras.
2. Agachamento livre com halteres
O agachamento livre com halteres é um tipo de agachamento que é feito segurando um halter em cada mão ao lado do corpo. Dessa forma, permite um melhor controle da postura e equilíbrio durante o movimento, além de adicionar alguma carga extra ao exercício.
3. Agachamento sumô livre
Esta variação do agachamento livre apresenta uma postura ligeiramente diferente, com os pés posicionados mais afastados e voltados para fora. Também pode ser feito com pesos, seja com uma barra ou halter.
Leia também: Agachamento sumô: para que serve e como fazer (com barra e com halter) tuasaude.com/agachamento-sumo4. Agachamento livre frontal
O agachamento livre frontal é uma variação do agachamento livre em que também se utiliza uma barra com pesos. No entanto, neste caso a barra é posicionada à frente dos ombros, exigindo uma maior estabilidade do tronco.
Este tipo de agachamento livre parece ser mais favorável para pessoas que possuem problemas nos joelhos em comparação com o agachamento livre com barra.
Como fazer agachamento livre
O passo a passo para fazer agachamento livre é o seguinte:
- Ficar de pé e afastar os pés à mesma distância ou um pouco mais que a largura dos ombros;
- Posicionar a ponta dos dedos dos pés ligeiramente para fora e esticar os braços à frente do corpo;
- Dobrar os joelhos até aproximadamente 90º, mantendo os pés completamente apoiados no chão e a coluna reta;
- Segurar a posição por 1 a 5 segundos;
- Elevar o corpo lentamente, retornando à posição inicial;
- Repetir o movimento.
Durante o exercício, os joelhos devem se dobrar na mesma direção das pontas dos pés e os quadris devem se movimentar para trás de forma que os joelhos não avancem à frente da linha formada pelos dedos.
Embora pareça ser um exercício simples, é importante que o agachamento livre seja feito inicialmente com a orientação de um profissional, porque é fundamental aprender a postura e movimento corretos do exercício para se evitar lesões.
Principais cuidados
Ao se fazer agachamento livre, é importante ter alguns cuidados para evitar lesões no joelho e coluna ou o seu agravamento, caso exista histórico de algum problema. Especialmente nestes casos, o ideal é consultar um fisioterapeuta ou educador físico antes de realizá-lo.
Também é recomendado aprender inicialmente a forma mais simples de agachamento livre antes de tentar as variações deste exercício. Deve-se também começar lentamente e fazer pausas regulares após cada grupo de repetições, interrompendo o exercício especialmente em caso de dor.
Leia também: Dor no joelho: 11 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-joelhoAlém disso, é importante utilizar calçados adequados para realizar o agachamento livre, sendo os mais indicados para este exercício aqueles que têm uma sola estável, não apresentando molas, por exemplo.