Agachamento livre: o que é, para que serve, tipos (e como fazer)

O agachamento livre é um exercício indicado para hipertrofiar, fortalecer e melhorar a mobilidade e flexibilidade dos membros inferiores, podendo também ser feito para complementar a terapia de reabilitação dos joelhos, em alguns casos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Médico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Existem tipos ou variações de agachamento livre como o agachamento livre com barra ou frontal, que possuem diferentes níveis de dificuldade permitem adaptar melhor o exercício de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa. Entenda melhor o que é agachamento e os tipos.

Para a realização correta do agachamento livre é recomendado que o exercício seja feito inicialmente com a orientação de um profissional de educação física, que pode orientar a postura e movimentos adequados de forma a se evitar lesões.

Homem fazendo agachamento livre

Para que serve

O agachamento livre é indicado para:

  • Hipertrofiar os músculos das pernas;
  • Fortalecer os membros inferiores e região lombar;
  • Complementar a terapia de reabilitação dos joelhos, em alguns casos;
  • Melhorar a mobilidade e flexibilidade das pernas.

O agachamento livre trabalha principalmente com músculos das pernas, como o quadríceps, panturrilhas e glúteos, mas também envolve a participação de músculos abdominais e das costas, por exemplo.

Este tipo de agachamento é uma ótima opção de exercício para se incluir no treino de pernas. Conheça os principais exercícios indicados para o treino de pernas.

Tipos de agachamento livre

Os principais tipos ou variações do agachamento livre são:

1. Agachamento livre com barra

O agachamento livre com barra é feito utilizando-se uma barra com pesos que é apoiada um pouco acima dos ombros nas costas para aumentar a intensidade do exercício. Esta variação é mais favorável ao treino com carga em comparação com outras.

2. Agachamento livre com halteres

O agachamento livre com halteres é um tipo de agachamento que é feito segurando um halter em cada mão ao lado do corpo. Dessa forma, permite um melhor controle da postura e equilíbrio durante o movimento, além de adicionar alguma carga extra ao exercício.

3. Agachamento sumô livre

Esta variação do agachamento livre apresenta uma postura ligeiramente diferente, com os pés posicionados mais afastados e voltados para fora. Também pode ser feito com pesos, seja com uma barra ou halter. 

Leia também: Agachamento sumô: para que serve e como fazer (com barra e com halter) tuasaude.com/agachamento-sumo

4. Agachamento livre frontal

O agachamento livre frontal é uma variação do agachamento livre em que também se utiliza uma barra com pesos. No entanto, neste caso a barra é posicionada à frente dos ombros, exigindo uma maior estabilidade do tronco.

Este tipo de agachamento livre parece ser mais favorável para pessoas que possuem problemas nos joelhos em comparação com o agachamento livre com barra.

Como fazer agachamento livre

O passo a passo para fazer agachamento livre é o seguinte:

  1. Ficar de pé e afastar os pés à mesma distância ou um pouco mais que a largura dos ombros;
  2. Posicionar a ponta dos dedos dos pés ligeiramente para fora e esticar os braços à frente do corpo;
  3. Dobrar os joelhos até aproximadamente 90º, mantendo os pés completamente apoiados no chão e a coluna reta;
  4. Segurar a posição por 1 a 5 segundos;
  5. Elevar o corpo lentamente, retornando à posição inicial;
  6. Repetir o movimento.

Durante o exercício, os joelhos devem se dobrar na mesma direção das pontas dos pés e os quadris devem se movimentar para trás de forma que os joelhos não avancem à frente da linha formada pelos dedos.

Embora pareça ser um exercício simples, é importante que o agachamento livre seja feito inicialmente com a orientação de um profissional, porque é fundamental aprender a postura e movimento corretos do exercício para se evitar lesões.

Principais cuidados

Ao se fazer agachamento livre, é importante ter alguns cuidados para evitar lesões no joelho e coluna ou o seu agravamento, caso exista histórico de algum problema. Especialmente nestes casos, o ideal é consultar um fisioterapeuta ou educador físico antes de realizá-lo.

Também é recomendado aprender inicialmente a forma mais simples de agachamento livre antes de tentar as variações deste exercício. Deve-se também começar lentamente e fazer pausas regulares após cada grupo de repetições, interrompendo o exercício especialmente em caso de dor.    

Leia também: Dor no joelho: 11 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-joelho

Além disso, é importante utilizar calçados adequados para realizar o agachamento livre, sendo os mais indicados para este exercício aqueles que têm uma sola estável, não apresentando molas, por exemplo.

Vídeos relacionados

Como perder GORDURA LOCALIZADA

07:13 | 145.538 visualizações

TREINAR EM JEJUM FAZ MAL?

04:20 | 43.686 visualizações