O agachamento sissy é uma variação do agachamento tradicional que trabalha principalmente o músculo quadríceps femoral, que se localiza na parte da frente da coxa, sendo indicado para o seu fortalecimento e hipertrofia.
Devido ao risco de lesões, especialmente no joelho, este tipo de agachamento normalmente só é indicado para pessoas com maior preparo físico ou atletas. Conheça outros tipos de agachamento.
É importante que o agachamento sissy seja inicialmente feito sob orientação do profissional de educação física para que sejam dadas todas as orientações necessárias e que o movimento seja realizado corretamente, de forma a evitar lesões.
Para que serve
O agachamento sissy é indicado para:
- Fortalecer a musculatura da coxa, especialmente o músculo quadríceps;
- Definir os músculos da parte da frente das coxas;
- Melhorar o funcionamento da articulação do joelho.
Este tipo de agachamento não deve substituir o agachamento tradicional, devendo ser usado como um exercício “extra”. Isso porque o agachamento tradicional é um exercício mais completo que também fortalece outros músculos, como glúteos, abdominais e costas.
Além do agachamento sissy, uma ótima alternativa para pessoas que desejam fortalecer o músculo quadríceps é o agachamento búlgaro. Veja o que é o agachamento búlgaro e como fazer.
Principais vantagens
As principais vantagens do agachamento sissy incluem:
1. Fortalece e desenvolve o músculo quadríceps
O agachamento sissy é um exercício capaz de trabalhar com músculos quadríceps quase de forma isolada. Embora outros músculos também participem na sua execução, são menos utilizados.
2. Ajuda a preservar a autonomia para tarefas diárias
O fortalecimento dos músculos envolvidos no agachamento sissy é importante para atividades como andar ou correr e, portanto, ajuda a preservar a autonomia para tarefas diárias básicas na medida em que a pessoa envelhece.
3. Alivia a dor e fortalece do joelho
Exercícios de fortalecimento do músculo quadríceps, como o agachamento sissy, podem ajudar a aliviar a dor e fortalecer o joelho, quando feitos corretamente e com orientação de um profissional. Confira outros exercícios para fortalecer o joelho.
Neste caso, o uso da máquina de agachamento de sissy pode ser útil, porque alivia o esforço dos joelhos durante a realização do movimento.
Como fazer o agachamento sissy
O passo a passo para fazer o agachamento sissy é o seguinte:
- Posicione os pés apontados para frente na largura dos ombros;
- Segure, com uma das mãos, uma barra ou apoio vertical aproximadamente na altura do quadril;
- Mantendo o tronco reto, dobre os joelhos para permitir que o corpo caia para trás;
- Abaixe o tronco até completar a flexão dos joelhos. Durante este movimento, os joelhos avançam para frente, na mesma direção em que os pés estão apontados, e os calcanhares se elevam do chão;
- Segure a posição por aproximadamente 3 segundos;
- Eleve o tronco, deixando o corpo novamente na sua posição inicial;
- Repita o movimento.
De qualquer forma é importante que o agachamento sissy seja feito com a orientação de um profissional, principalmente numa fase inicial, devido ao risco de lesões nos joelhos.
O agachamento sissy normalmente é indicado apenas para pessoas com um preparo físico adequado e atletas.
Agachamento sissy com peso
O agachamento sissy pode ser feito com pesos, segurando um disco de musculação com a mão livre durante o movimento, por exemplo. O disco pode ser apoiado contra o peitoral durante a realização do exercício.
No entanto, ao fazer o agachamento sissy pela primeira vez, é recomendado iniciar sem pesos e, na medida em que o músculo adquirir mais resistência, aumentar gradualmente.