Agachamento terra: o que é, para que serve (e como fazer)

O agachamento terra é um exercício de perna indicado para o fortalecimento dos músculos da coxa, glúteos e região lombar que, normalmente, utiliza uma barra para a execução do seu movimento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora seja parecido, este tipo de agachamento não deve ser confundido com o levantamento terra, que é um exercício que utiliza principalmente o quadril ao ser feito. Entenda melhor o que é o levantamento terra e como fazer.

É importante que o agachamento terra seja inicialmente feito com a orientação de um profissional de educação física para que sejam dadas todas as orientações necessárias para sua realização correta, de forma a evitar lesões.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O agachamento terra é indicado para:

  • Fortalecimento e hipertrofia dos músculos da coxa, especialmente o quadríceps femoral;
  • Fortalecer os glúteos;
  • Definir os membros inferiores;
  • Fortalecer a região lombar.

No entanto, o agachamento terra não é recomendado para iniciantes devido aos cuidados necessários durante o exercício. Além disso, pessoas com problemas na região lombar ou joelho podem sentir dor ou desconforto durante a sua realização.

Diferenças entre agachamento terra e sumô

Embora os movimentos no agachamento terra e sumô sejam parecidos, o agachamento terra exige mais mobilidade dos quadris, joelhos e tornozelos, aumentando o risco de lesões nessas partes do corpo. 

Outra diferença é a posição dos pés, que no agachamento sumô tendem a ficar mais voltados para fora. Confira o que é o agachamento sumô e como é feito.

Como fazer o agachamento terra

O passo a passo para fazer o agachamento terra é o seguinte:

  1. Colocar uma barra de apoio no chão próxima ao corpo;
  2. De frente para a barra, posicionar os pés aproximadamente na largura dos ombros e com as pontas ligeiramente voltadas para fora;
  3. Abaixar o corpo e segurar a barra com uma das palmas das mãos voltada para frente e a outra, para trás, a uma distância maior que a linha dos ombros. Os joelhos devem ser flexionados até um ângulo de cerca de 90º e as costas estarem eretas. Esta é a posição inicial;
  4. Levantar a barra próxima ao corpo até a altura dos quadris, elevando o tronco e estendendo os joelhos. As costas devem ser mantidas eretas, os braços retos e os joelhos alinhados com os pés durante todo o movimento;
  5. Retornar com o corpo para a posição inicial, mas sem colocar a barra no chão;
  6. Repetir o movimento. 

Em caso de dor, especialmente na região lombar ou joelho, a pessoa deve parar o exercício e consultar o educador físico para verificar a sua execução ou substituir o agachamento por outro mais adequado. Conheça outras opções de agachamento.

Além disso, durante a realização do exercício é importante ficar atento à postura e movimentos corretos para evitar lesões.