Uma boa opção para quem sofre com intestino preso é beber um copo de água morna com meio limão espremido em jejum, porque isto ajuda no reflexo do esvaziamento intestinal por irritar a mucosa do intestino e estimular o movimento peristáltico que gera a vontade de fazer cocô.
Além disso, a água com limão ajuda a eliminar as toxinas que vão se acumulando devido à presença de fezes por muito tempo no intestino, evitando que sejam absorvidas pelos pequenos vasos sanguíneos presentes no intestino e volte para o sangue contaminando o corpo.
Se preferir, pode preparar um chá de limão colocando meio limão espremido numa xícara de água quente e depois adicionar a casca da fruta, deixando repousar por alguns minutos. Tome quando estiver morno, sem adoçar.
Veja no vídeo a seguir outras formas de usar o limão para combater a prisão de ventre:
7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso
12:40 | 810.982 visualizaçõesComo combater a prisão de ventre
Para potencializar este tratamento caseiro para prisão de ventre o mais importante é consumir mais fibras porque elas irão aumentar o bolo fecal e consumir mais água para que as fezes possam passar mais facilmente pelo intestino, por isso, deve-se:
- Consumir regularmente alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos e adicionar fibras como linhaça moída, farelo de trigo no suco, vitamina, sopa, feijão ou na carne, consumindo isso em todas as refeições do dia;
- Praticar algum tipo de atividade física, como dançar, fazer uma caminhada ou andar de bicicleta, porque a atividade física também ajuda a esvaziar o intestino;
- Comer alimentos que soltam o intestino como iogurte batido com mamão;
- Beber 2 litros de água por dia, ou chá ou suco de fruta natural, mas sem estar coado;
- Comer frutas com casca todos os dias;
No caso dessas dicas não serem suficientes para melhorar o funcionamento do intestino, é recomendado que o gastroenterologista seja consultado para que possam ser indicadas outras estratégias que favoreçam os movimentos do intestino e promovam a eliminação das fezes. Veja mais dicas sobre o que fazer para combater a prisão de ventre.
O que causa prisão de ventre
A prisão de ventre é quando a pessoa fica mais de 3 dias sem fazer cocô e quando faz este é muito seco, sai em pequenas bolinhas e machucam a região anal ao passar, podendo causar até mesmo sangramento, hemorroidas e fissura anal.
A principal causa da prisão de ventre é ingerir poucas fibras no dia a dia, por isso quem está habituado a comer somente arroz, feijão, carne, pão, manteiga e café, tem grandes possibilidades de ter as fezes muito duras e ressecadas, ficando com a barriga inchada.
Quem não ingere bastante água, para matar a sede e suprir as necessidades do corpo também tem mais chances de ter prisão de ventre. Ainda que a pessoa coma muitas fibras todos os dias, se não beber água suficiente, o bolo fecal não irá deslizar pelo intestino, ficando acumulado.
Além disso, pessoas sedentárias e que não praticam nenhum tipo de atividade física diariamente também tem mais chances de ter prisão de ventre. Outras causas menos comuns de constipação intestinal incluem as doenças e obstruções no intestino, que são situações graves e que precisam de uma avaliação médica. Conheça outras causas de prisão de ventre.