Albumina humana: para que serve e como usar

Albumina humana é uma solução coloidal injetável indicada restabelecer e manter o volume sanguíneo, que pode ser perdido em condições como queimaduras ou sangramentos graves.

A albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo que ajuda a manter os líquidos no sangue, absorvendo o excesso de água dos tecidos e mantendo o volume de sangue, além de transportar hormônios, medicamentos, nutrientes e enzimas, por exemplo.

A albumina humana é usada somente em hospitais e aplicada pelo enfermeiro na veia sob supervisão médica, sendo encontrada com os nomes comerciais Albumax, Alburex 20 ou Blaubimax, por exemplo.

Enfermeiro aplicando albumina humana na veia de paciente no hospital

Para que serve

A albumina humana é indicada para:

  • Problemas nos rins ou no fígado;
  • Queimaduras graves;
  • Sangramentos graves;
  • Inchaço do cérebro;
  • Infecções generalizadas;
  • Desidratação;
  • Diminuição acentuada da pressão arterial.

Isso porque a albumina humana ajuda a corrigir o volume de sangue e a quantidade de líquidos nos tecidos, quando nessas situações ocorre perda de líquidos ou sangue.

Além disso, também pode ser usada em recém-nascidos e bebês, especialmente nos casos de excesso de bilirrubina ou diminuição de albumina após cirurgias complexas.

Este tipo de albumina não deve ser usada para aumentar a massa muscular, nesses casos é recomendado usar suplementos de albumina. Saiba como usar os suplementos de albumina.

Como usar

A albumina humana é aplicada diretamente pelo enfermeiro, no hospital, sob supervisão médica.

A dose da albumina humana, assim como a velocidade em que deve ser aplicada, varia com a condição a ser tradada e devem ser indicadas pelo médico de forma individualizada.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da injeção de albumina humana são náuseas, vômitos, sensação de calor ou de formigamento, vermelhidão, urticária, bolhas na pele, febre ou calafrios.

Além disso, a albumina humana pode causar reações alérgicas graves ou choque anafilático, que são prontamente atendidos pelo médico, uma vez que esse remédio só é aplicado em hospitais que têm equipamentos e remédios para emergências. Saiba identificar os sintomas de choque anafilático.

Quem não deve usar

A albumina humana não deve ser usada por pessoas com insuficiência cardíaca descompensada, pressão alta, edema pulmonar, anemia grave, varizes no esôfago, sangramento sem causa aparente ou ausência de urina.

Além disso, também não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a albumina humana ou qualquer outro componente da injeção.

O uso albumina humana também não deve ser feito na gravidez ou durante a amamentação, sem orientação médica.