A alergia ao absorvente é um tipo de irritação da pele que normalmente acontece devido ao aumento da temperatura e de umidade, especialmente quando existem outras substâncias com potencial irritante, como o sangue menstrual.
Além disso, a alergia também pode ocorrer apenas devido ao material do próprio absorvente ou alguma substância que esteja contida no absorvente, principalmente perfumes inibidores do odor. Na produção dos absorventes, podem ser utilizados diversos materiais como plástico, algodão, perfumes e matérias para absorção, que podem causar reação alérgica.
Pessoas que têm este problema devem, sempre que possível, preferir usar um absorvente de algodão, que tem menos potencial alergênico, ou evitar completamente o uso de qualquer tipo de absorvente, dando preferência para outras opções como o coletor menstrual ou as calcinhas absorventes. Saiba mais sobre o coletor menstrual e como usar.
Como identificar a alergia
Os sinais e sintomas mais comuns que ocorrem em pessoas com alergia ao absorvente são:
- Desconforto e coceira na região íntima;
- Sensação de irritação ou ardência;
- Vermelhidão e descamação.
Algumas mulheres podem atribuir a alergia a outros fatores que causam irritação, como ter um fluxo menstrual intenso, usar hidratantes não adaptados à região íntima ou à troca do sabão com que se lava a roupa interior. Por esse motivo, a alergia ao absorvente pode demorar para ser identificada.
Teste online de sintomas
Para saber as chances de ter uma alergia, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico nem de substituir a consulta com o alergista, imunologista ou clínico geral.
Como tratar
A primeira coisa que se deve fazer é descontinuar o uso do absorvente que está causando a alergia.
Além disso, sempre que se lavar a região íntima, deve-se fazer com água fria abundante e com produtos de higiene adaptados a esta região. O ginecologista pode também aconselhar cremes ou pomadas com corticoide, para aplicar durante uns dias de forma a aliviar a irritação.
Durante o período menstrual, a mulher deve optar por outras soluções para absorver o sangue, que não causem alergia.
O que fazer durante a menstruação
Para pessoas que não podem usar absorvente devido à alergia, existem outras opções que a pessoa deve experimentar para perceber qual se adapta mais ao seu corpo:
1. Absorventes internos
O absorvente interno como OB e Tampax é uma ótima solução para as mulheres que fazem alergia ao absorvente externo e é uma boa opção para poderem ir na praia, na piscina ou fazerem exercícios durante a menstruação.
Para usar absorvente interno de forma segura e evitar desenvolver infecções vaginais é fundamental estar com as mãos limpas sempre que introduzir ou retirá-lo e ter o cuidado de trocá-lo a cada 4 horas, mesmo que seu fluxo menstrual seja pequeno. Veja como usar corretamente o absorvente interno.
2. Coletores menstruais
O copo menstrual ou coletor menstrual são geralmente feitos de silicone medicinal ou TPE, um tipo de borracha usada na produção de materiais cirúrgicos, o que os torna hipoalergênicos e muito maleáveis. O seu formato é semelhante a um pequeno copo de café, é reutilizável e tem uma validade longa. Saiba como Colocar e como Limpar o Coletor Menstrual.
Estes coletores são vendidos por marcas como Inciclo ou Me Luna. Esclareça as dúvidas mais comuns em relação ao coletor menstrual.
3. Absorventes de algodão
Os absorventes de 100 % algodão, são uma ótima opção para mulheres que fazem alergia aos outros absorventes, porque não possuem materiais sintéticos, aditivos químicos ou resíduos responsáveis pelas reações alérgicas.
4. Calcinhas absorventes
Estas calcinhas absorventes parecem calcinhas normais e têm a capacidade de absorver a menstruação e secar rapidamente, evitando reações alérgicas, até porque não possuem nenhum ingrediente irritante e podem ser reutilizadas. Já existem várias marcas disponíveis para venda, como é o caso da Pantys e Herself.
Orienta-se também evitar o uso de roupas muito justas e apertadas na região íntima, que também podem aumentar a temperatura e umidade no local, podendo causar irritação e criar a falsa sensação de que existe uma alergia a esses produtos.