A alergia a corante pode acontecer por uma reação exagerada do sistema imunológico contra alguma substância artificial usada para dar cor ao alimento e aparece logo após o consumo de alimentos ou produtos que contenham o corante, como corante amarelo, vermelho, azul ou verde, por exemplo.
Esses corantes geralmente são utilizados para deixar os alimentos mais atrativos como balas, sorvetes, iogurtes e cereais ou usados para dar cor a xaropes, licores ou produtos cosméticos.
A alergia a corante é rara, mas pode causar sintomas de coceira por todo corpo, formação de pequenas bolhinhas na pele e, em casos mais graves, choque anafilático com sintomas de inchaço na boca, língua, garganta ou rosto ou dificuldade para respirar, o que pode colocar a vida em risco. Saiba mais sobre choque anafilático.
Principais sintomas
Os sinais e sintomas de alergia ao corante são mais comuns em pessoas que já possuem outras alergias e podem surgir logo na primeira vez que esse alimento é ingerido. Os mais comuns incluem:
Os principais sintomas de alergia ao corante são:
- Lesões de pele, como bolinhas ou placas;
- Coceira pelo corpo;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Pressão baixa;
- Formigamento na boca;
- Coriza;
- Diarreia ou vômitos;
- Batimentos cardíacos acelerados.
Em caso de uma reação grave, podem surgir outros sintomas como dificuldade para respirar e/ ou falar, pressão no peito, inchaço na boca, língua ou garganta, sendo importante que a pessoa vá à urgência o mais rápido possível. Saiba reconhecer os sintomas de alergia grave.
Os sinais e sintomas da alergia ao corante são mais comuns em pessoas que já têm outras alergias e podem aparecer na primeira vez que se consome o alimento. Na suspeita de alergia a corantes, é recomendado suspender o consumo do alimento ou produto e consultar o alergologista.
Teste online de sintomas
Para saber a possibilidade de ter uma alergia, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com o alergista, imunologista ou clínico geral.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da alergia ao corante é feito pelo alergologista, que avalia os sintomas apresentados pela pessoa, além de além de fazer um exame físico e exames como o teste de Prick ou teste intradérmico, e iniciar o tratamento mais adequado. Veja como é feito o teste de alergia intradérmico.
O que fazer
No caso de algum sintoma alérgico grave após ingerir alimentos com corantes ou algum produto industrializado que tem corante na receita, é indicado procurar o pronto socorro imediatamente para evitar complicações à saúde, como choque anafilático, que só pode ser tratado com uso de medicamentos aplicados diretamente na veia, dentro de um hospital.
Como prevenir
Para evitar crises de alergia, o médico deve orientar como deve ser a alimentação e quais outros produtos devem ser evitados, pois alguns medicamentos como xaropes ou alguns tipos de comprimidos, produtos cosméticos como maquiagem ou cremes hidratantes ou produtos de higiene como pasta de dente, shampoo, condicionador ou sabonete podem ter corante na sua composição.
O que comer
Para evitar sintomas de reação alérgica a corantes, é importante dar preferência a alimentos frescos, como carne, peixe ou frango frescos, e naturais como frutas, verduras ou legumes, pois esses produtos não contêm corantes.
Além disso, alimentos ou bebidas industrializados ou medicamentos podem ser consumidos somente se não tiverem corante na sua composição e, por isso, é recomendado ler o rótulo ou a bula desses produtos antes de consumir.
O que evitar
Alguns alimentos deve ser evitados por pessoas que têm alergia a corantes, para evitar o aparecimento de reações alérgicas, e incluem:
- Bala de goma,
- Bala jujuba;
- Amendoim confeitado com corante;
- Bolo com cobertura;
- Cereais coloridos;
- Gelatina ou pudim instantâneo;
- Refrigerante;
- Sucos industrializados;
- Alimentos congelados como pizza, carnes ou salgadinhos;
- Sorvete;
- Iogurte;
- Vinho ou licor;
- Queijo processado;
- Temperos como açafrão, colorau ou cúrcuma.
Geralmente, ter alergia a um tipo de corante não quer dizer que se tenha alergia a todos eles. A maioria das pessoas é sensível apenas a um tipo. Por isso, é importante consultar um alergologista para determinar a quais corantes se tem alergia e seguir a recomendação médica sobre alimentação permitida ou proibida para cada pessoa.