A picada de insetos como mosquitos, vespas, formigas ou abelhas na maioria das vezes não é grave, causando apenas sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e/ou coceira no local, que tendem a melhorar em poucos dias.
No entanto, em alguns casos, a picada de inseto pode provocar reações alérgicas sérias, como anafilaxia ou angioedema, ou transmitir doenças como dengue, zika ou chikungunya, no caso de alguns mosquitos, por exemplo.
Em caso de picada de inseto, especialmente se os sintomas forem intensos ou não estiverem melhorando, é recomendado consultar um clínico geral para avaliação. Podem ser indicados medicamentos, como corticoides ou antialérgicos.
Sintomas da picada de inseto
Os principais sintomas de picada de inseto são:
- Vermelhidão na pele;
- Inchaço no local;
- Dor ou sensação de queimação;
- Bolinha ou bolha na região da picada;
- Coceira.
Além disso, muitos insetos, especialmente mosquitos como o Aedes aegypti, transmitem doenças por meio da sua picada. Alguns exemplos dessas doenças são a dengue, zika, chikungunya, leishmaniose e malária.
Leia também: Como identificar o Aedes aegypti (mosquito da dengue) tuasaude.com/como-identificar-o-mosquito-da-dengueEm alguns casos, a picada pode infeccionar ou surgirem feridas próximas do seu local devido ao ato de coçá-la, por exemplo. Além disso, em caso de alergia à picada de inseto, algumas pessoas também podem apresentar reações sérias, como angioedema ou anafilaxia.
Alergia à picada de inseto
Além dos sintomas comuns de uma picada, pessoas com alergia a picada de inseto podem apresentar:
- Queda rápida da pressão arterial;
- Sensação de desmaio;
- Tonturas ou confusão;
- Inchaço do rosto e da boca;
- Dificuldade em respirar.
A dificuldade para respirar acontece devido ao inchaço da garganta que impede a passagem do ar. Nestes casos, a reação é muito rápida e a pessoa deve ser levada para o hospital o mais rápido possível, pois existe o risco de morte por asfixia.
Leia também: 8 sintomas de reação alérgica e o que fazer tuasaude.com/sintomas-da-reacao-alegicaNo caso de picada por um animal peçonhento, como cobra ou aranha, por exemplo, é necessário chamar ajuda médica, ligando o 192, ou ir rapidamente para o hospital.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico de picada de inseto é feito pelo clínico geral ou pediatra levando em consideração os sintomas apresentados e característica das lesões na pele.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre o clínico geral mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:
No entanto, em caso de suspeita de uma reação alérgica séria, com sintomas como inchaço intenso em partes do corpo, falta de ar ou pressão baixa, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.
Tipos de picada de inseto
Os tipos mais frequentes de picadas de inseto são:
- Picada de pernilongo;
- Picada de borrachudo;
- Picada de formiga;
- Picada de percevejo;
- Picada de marimbondo;
- Picada de vespa ou abelha.
A picada por outros animais como aranhas, escorpiões ou carrapatos, que são aracnídeos, inicialmente também podem causar sintomas parecidos com uma picada de inseto.
No entanto, alguns destes animais podem injetar toxinas no organismo por meio da sua picada, provocando sintomas mais graves, com fraqueza muscular, alterações nos batimentos cardíacos ou dor intensa no local.
Leia também: Picada de escorpião: sintomas e o que fazer tuasaude.com/primeiros-socorros-para-picada-de-escorpiaoO que fazer
Após a picada de inseto, pode-se passar gelo no local por até dez minutos, já que ajuda a aliviar os sintomas. É também indicado evitar coçar a área, uma vez que essa ação pode agravar a irritação da pele, causar feridas e favorecer a infecção da picada.
Em alguns casos, o médico pode indicar passar pomadas no local da picada de inseto como Polaramine, Andantol, Polaryn ou Minâncora, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias para aliviar os sintomas.
Leia também: 6 pomadas para picada de inseto (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-picada-de-insetoNo entanto, se existir dor e/ou coceira intensa, o médico também pode indicar medicamentos orais, como corticoides ou anti-inflamatórios. Além disso, em caso de reações alérgicas graves, como anafilaxia, a principal forma de tratamento consiste na injeção de epinefrina. Entenda melhor como é o tratamento para alergia grave à picada de inseto.