A APLV é uma alergia alimentar a uma ou mais proteínas presentes no leite de vaca, como caseína, lactoglobulina, lactoalbumina, soroalbumina e imunoglobulinas, e que acontece, principalmente, quando o bebê ou a criança ingere ou tem contato com o leite de vaca.
Conhecida também como alergia à proteína do leite de vaca, a APLV pode acontecer imediatamente ou após algumas horas ou dias, depois da ingestão ou do contato com os produtos que contêm essa proteína, provocando o surgimento de sinais e sintomas, como urticária, vômitos, diarreia e atraso no crescimento infantil. Conheça outros sintomas de alergia alimentar em crianças.
A APLV geralmente surge em bebês e crianças, porque o sistema imunológico ainda está se desenvolvendo nesta fase da vida, no entanto, em casos mais raros, também pode surgir em adultos. O diagnóstico da APLV é feito por um médico através da avaliação dos sinais e sintomas, do teste de intolerância alimentar e do teste de exclusão, por exemplo.
Principais sintomas
Os sintomas da APLV após o consumo do leite de vaca variam de acordo com o tipo de reação do sistema imunológico, podendo surgir imediatamente após, ou até uma semana depois da ingestão ou do contato com o leite de vaca.
1. Sintomas de reações imediatas
Os sintomas de reações imediatas da APLV acontecem após poucos minutos ou, no máximo até 2 horas depois da ingestão ou o contato da pele com o leite de vaca e incluem:
- Vermelhidão, inflamação e coceira na pele;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Tosse ou chiado no peito;
- Coriza e nariz entupido;
- Coceira nos olhos e lacrimejamento.
Além disso, em casos mais graves também podem surgir sintomas como, dificuldade para respirar, falta de ar e sensação de desconforto na garganta, que é uma situação conhecida como choque anafilático, devendo ser imediatamente tratada para evitar mais complicações. Veja como identificar o choque anafilático e saiba o que fazer.
2. Sintomas de reações tardias
As reações da APLV tardias podem surgir depois de horas ou dias após a ingestão ou contato da pele com o leite de vaca, causando os seguintes sinais e sintomas:
- Fezes com presença de sangue;
- Refluxo;
- Prisão de ventre;
- Inflamação no esôfago;
- Anemia;
- Inflamação no intestino;
- Inflamação nos pulmões.
Além disso, outros sinais, como a irritabilidade, a diminuição do apetite e a diminuição do crescimento também podem surgir na reação tardia à APLV.
Teste online de sintomas
Para saber as chances do bebê ter uma alergia, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico nem substituir a consulta com o alergista, imunologista ou pediatra.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da APLV deve ser feito por um clínico geral, ou pediatra, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados após o consumo dos produtos com leite de vaca.
Se deseja confirmar o risco de APLV, marque uma consulta com o especialista mais próximo da sua região:
O médico também pode solicitar exame de sangue e teste cutâneo de alergia, um teste que consiste em colocar substâncias que podem causar alergias no braço ou antebraço para verificar sinais de alergia na pele. Entenda como é feito o teste cutâneo de alergias.
Além disso, o médico também pode fazer testes de exclusão, onde se retira da dieta alguns alimentos específicos para verificar se os sinais e sintomas melhoram, até se identificar o alimento que está causando a alergia.
Se houver melhora dos sinais com a retirada do leite de vaca da dieta, o médico pode também fazer o teste de provocação oral, que é uma avaliação onde a criança consome, em um hospital, pequenas quantidades de leite e os sintomas são observados.
Como é feito o tratamento
O tratamento da APLV deve ser feito sob o acompanhamento de um médico, onde é recomendado excluir da alimentação o leite de vaca e seus derivados, como sorvete, queijo, manteiga e bolos. No caso das crianças, o pediatra deve indicar fórmulas infantis que não contenham leite de vaca.
O pediatra pode indicar alguns suplementos para evitar a deficiência de vitaminas e minerais, que podem causar doenças como escorbuto, que é a falta de vitamina C, ou beribéri, um tipo de anemia causada por falta de vitamina B1, por exemplo.
O bebê pode ter alergia ao leite da mãe?
Embora seja raro, o bebê alimentado exclusivamente com leite materno também pode ter alergia ao leite da mãe. Isso acontece porque parte da proteína do leite de vaca e derivados consumidos pela mãe passa para o leite materno, causando alergia no bebê. Nestes casos, a mãe é orientada a excluir o leite de vaca e os derivados da dieta.
Diferença entre intolerância à lactose e APLV
A intolerância à lactose é uma síndrome onde o intestino não produz a lactase, que é a enzima responsável por digerir a lactose, o açúcar presente no leite e derivados, causando sintomas, como excesso de gases, cólicas e diarreia, por exemplo. Conheça os principais sintomas de intolerância à lactose.
Já na APLV, além dos sintomas gastrointestinais, a pessoa também pode apresentar sintomas parecidos com uma alergia, como vermelhidão e coceira na pele, coriza, nariz entupido e, em casos mais graves, pode ter dificuldade para respirar, falta de ar e sensação de desconforto na garganta, uma situação conhecida como choque anafilático.