Alergia nos olhos: sintomas, causas e tratamento

A alergia no olho pode causar sintomas como olhos vermelhos, sensação de ardência, coceira, olhos lacrimejando, inchaço, dor nos olhos e maior sensibilidade à luz, podendo acontecer apenas em um ou nos dois olhos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A alergia no olho, também chamada de alergia ocular, pode acontecer devido ao uso de maquiagem fora do prazo de validade, contato com pelo de animais ou poeira, ou ser devido à exposição à fumaça de cigarro ou perfume forte, por exemplo.

Para aliviar os sintomas de alergia, pode ser recomendado pelo oftalmologista evitar a exposição ao agente responsável pela alergia e usar colírios anti-histamínicos. No entanto, caso os sintomas não melhorem após o uso do colírio, é importante consultar o oftalmologista para que seja feita uma avaliação mais detalhada, já que pode ser sinal de conjuntivite, que deve ser tratada de acordo com a orientação do médico.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de alergia nos olhos

Os principais sintomas de alergia nos olhos são:

  • Inchaço e vermelhidão nos olhos;
  • Coceira;
  • Dor ao redor dos olhos;
  • Olhos lacrimejando;
  • Ardência nos olhos;
  • Maior sensibilidade à luz.

Além dos sintomas nos olhos, podem haver também sintomas respiratórios, como nariz entupido, coriza e espirros, por exemplo.

Esses sintomas também costumam estar presentes em caso de conjuntivite e, por isso, caso os sintomas durem mais que 1 dia e não melhore com medidas caseiras ou uso de colírios anti-histamínicos, é importante que a pessoa consulte o oftalmologista para que seja indicado o tratamento mais adequado. Saiba reconhecer os sintomas de conjuntivite.

Teste online de sintomas

A alergia nos olhos é um tipo de reação alérgica que afeta a região dos olhos. Para saber a possibilidade de ter uma alergia, por favor, indique os sintomas que apresenta:

  1. 1. Vermelhidão na pele
  2. 2. Coceira no corpo
  3. 3. Nariz escorrendo e/ou entupido
  4. 4. Tosse seca ou espirros
  5. 5. Refluxo ou sensação de queimação na garganta
  6. 6. Dor no abdome
  7. 7. Diarreia
  8. 8. Náusea e/ou vômitos
  9. 9. Chiado no peito e/ou falta de ar
  10. 10. Inchaço em partes do corpo, como boca, rosto ou pescoço
  11. 11. Ingeriu alimentos que não costuma comer nas últimas horas?
  12. 12. Teve contato com produtos de limpeza, cosméticos, mofo, poeira ou pelos de animais nas últimas horas?
  13. 13. Existem períodos de melhora ou piora dos sintomas?

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com o alergista, imunologista ou clínico geral.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico dos sintomas de alergia é feito pelo alergologista ou oftalmologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, podem ser realizados testes de alergia para investigar a causa da alergia e, assim, evitar o contato. Conheça mais sobre os testes de alergia.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar a causa da alergia nos olhos:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Principais causas

As principais causas de alergia nos olhos são:

  • Uso de maquiagem fora do prazo de validade;
  • Contato com pelo de cachorro ou gato;
  • Exposição ao pólen, poeira ou fumaça de cigarro;
  • Mofo;
  • Cheiros muito fortes, como perfumes e incensos, por exemplo;
  • Consumo de alguns alimentos.

A alergia no olho é mais comum de acontecer em pessoas que possuem alergia respiratória, rinite ou sinusite.

Como é feito o tratamento

O tratamento para alergia deve ser orientado pelo alergologista ou oftalmologista, sendo fundamental que a causa da alergia seja identificada para que seja possível evitar ou interromper o contato para aliviar os sintomas.

1. Compressas de água fria

As compressas de água fria são uma ótima opção para reduzir a sensação de ardência, coceira e queimação nos olhos, e para aplicar basta molhar uma gaze limpa em água fria e passar no olho, sempre no sentido da parte interna próxima do nariz para fora. Cada compressa apenas deve ser usada uma vez e os processo deve ser repetido para os dois olhos. 

2. Limpar com soro fisiológico

Para limpar bem os olhos usando soro fisiológico, deve-se colocar um pouco de soro fisiológico em um recipiente e, em seguida, molhar um algodão e passar no olho. Veja mais remédios caseiros que podem ser utilizados na alergia nos olhos.

3. Usar colírio

O uso de colírios anti-histamínicos e/ ou lubrificantes também podem ser indicados pelo médico para aliviar os sintomas. Pode ser recomendado o uso de colírio anti-histamínico duas vezes no dia, ou de acordo com a orientação do médico, para promover o alívio dos sintomas.

No caso dos colírios lubrificantes, pode ser recomendada a aplicação algumas horas após o uso do colírio anti-histamínico, para manter os olhos hidratados e diminuir a irritação. Conheça mais sobre os uso dos colírios.

Vídeos relacionados

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 292.287 visualizações