A alimentação do bebê até os 6 meses deve ser exclusiva com leite materno, ou fórmula infantil. A partir do 6º mês, o bebê deve começar a comer alimentos como cereais, vegetais, proteínas, leguminosas e frutas.
Assim, a alimentação do bebê aos 6 meses deve incluir papas de frutas amassadas ou raspadas, nos lanches, e uma papa principal, no almoço ou jantar, que complementam o aleitamento materno, ou fórmula infantil.
Leia também: Amamentação: o que é, benefícios, como amamentar e cuidados tuasaude.com/amamentacaoA introdução alimentar deve acontecer somente a partir dos 6 meses. Isso porque o leite materno, ou fórmula infantil, fornece todos os nutrientes que o bebê precisa, além de o sistema digestivo e imunológico da criança estarem prontos para receber os alimentos somente a partir do 6º mês.
Como deve ser a alimentação
A alimentação do bebê aos 6 meses deve ter pouca quantidade, pois ele ainda está desenvolvendo a capacidade de comer alimentos. Assim, não se deve forçar o bebê a comer mais do que ele aceitar.
Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para ajudar o bebê a reconhecer os diferentes sabores e texturas, auxiliando na formação do paladar da criança.
Não se deve adicionar açúcar ou sal nas refeições do bebê, assim como não é indicado peneirar ou liquidificar as refeições, priorizando-as amassadas com garfo ou raspadas.
A alimentação do bebê de 6 meses deve conter 6 refeições diárias, onde o café da manhã e a ceia são feitos somente com leite materno ou fórmula infantil. As outras 4 refeições do bebê são os lanches da manhã e tarde, e o almoço ou jantar, sendo compostas por frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais e carnes.
1. Papa principal
A papa principal deve se composta por:
- Cereais, como arroz, macarrão, milho e fubá;
- Leguminosas, como feijão, soja, lentilha e grão-de-bico;
- Proteínas, como carne bovina, fígado, peixe, frango e ovos;
- Tubérculos, como batata, batata-doce, inhame e cará;
- Vegetais, como abóbora, brócolis, beterraba, tomate, cenoura e repolho.
A papa principal deve ser servida somente no almoço ou no jantar, amassada com garfo ou em forma de purê, podendo ser temperada com ervas frescas como salsa, cebolinha e alecrim, mas sem adição de sal.
2. Frutas
As frutas frescas raspadas ou amassadas devem ser dadas ao bebê nos lanches da manhã e da tarde. Alguns exemplos de frutas para a alimentação do bebê de 6 meses são maçã, pera, banana, mamão, abacate, caqui, laranja e melancia.
3. Leite materno ou fórmula infantil
É indicado oferecer o leite materno ao bebê aos 6 meses no café da manhã, nos lanches e no almoço/jantar, e sob livre demanda, que é sempre que o bebê e a mãe quiserem, sem restrições de horário e de duração.
Já a fórmula infantil, deve ser dada ao bebê de 6 meses somente se houver recomendação do pediatra.
4. Água
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda oferecer 700 ml de água filtrada ou fervida para o bebê aos 6 meses, incluindo a água do leite materno, ou fórmula infantil, das preparações e a água pura oferecida ao longo do dia. Saiba quando dar água para o bebê.
Cardápio exemplo para o bebê aos 6 meses
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para a alimentação do bebê com 6 meses:
Esse cardápio é apenas um exemplo,podendo variar se o bebê recebe aleitamento materno ou não e conforme a saúde do bebê. Por isso, é aconselhado consultar o pediatra e o nutricionista para adequar a alimentação a cada bebê.
Para entender melhor como deve ser a alimentação do bebê, marque uma consulta com o nutricionista mais perto da sua região:
Receitas para o bebê de 6 meses
Algumas receitas simples e nutritivas para a alimentação do bebê aos 6 meses são:
1. Arroz colorido com ovo, cenoura e abobrinha
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de arroz cru;
- 1 ovo;
- 1 colher (de sopa) cheia de cenoura ralada crua;
- 200 mL de água;
- 3 colheres (de sopa) de abobrinha ralada crua;
- 1 colher (de chá) de alho picado;
- 1 colher (de chá) de cebola picada;
- 1 colher (de café) de azeite extra virgem;
- 1 xícara e meia (de chá) de água.
Modo de preparo:
Aquecer o azeite em uma panela pequena, adicionando o alho, a cebola e a cenoura, e refogar. Acrescentar o arroz e refogar. Adicionar a água e deixar cozinhar até a água secar e o arroz ficar bem macio e, ao fim, adicionar a abobrinha.
Cozinhar o ovo à parte por 8 minutos. Descascar e amassar o ovo, e servir junto com o arroz também amassado, mas de forma separada no prato, acompanhados com feijão ou outra leguminosa amassada.
2. Peixe cozido
Ingredientes:
- 1 pedaço pequeno de peixe em posta;
- 1 colher (de chá) de cebola crua ralada;
- 1 colher (de café) de azeite extra virgem;
- 1 colher (de café) de salsa fresca;
- ¾ (de xícara) de água.
Modo de preparo:
Em uma panela, refogar a cebola no azeite. Adicionar o peixe e a água e deixar cozinhar por 15 a 20 minutos.
Ao final, adicionar a salsa fresca, misturando bem ao peixe e servir junto com acompanhamentos, como arroz, feijão e vegetais.