Durante a infecção urinária é importante aumentar a ingestão de água e de alimentos com propriedades diuréticas, como melancia, graviola, pepino e cenoura, pois favorecem a eliminação do excesso de bactérias através da urina. É também importante evitar alimentos que irritam a bexiga, como o café e bebidas com cafeína.
Além disso, o suco de cranberry, também chamado de arando ou oxicoco, também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções, já que interfere na adesão das bactérias ao trato urinário, impedindo o desenvolvimento de infecção mais grave.
De forma geral, o tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo médico, de acordo com a causa da infecção. No entanto, a alimentação variada e equilibrada pode prevenir infecções urinárias e ajudar a acelerar o processo de cura. Conheça mais sobre a infecção urinária.
O que comer no tratamento para infecção urinária
Os alimentos que podem ser consumidos durante o tratamento para infecção urinária são:
- Água, já que aumenta a produção de urina, favorecendo a eliminação das bactérias que estão causando a infecção;
- Alimentos diuréticos, como cebola, melancia, aspargos, salsinha, graviola, pepino e cenoura. Conheça outros alimentos ricos em água.
- Cranberry e mirtilos, já que ajudam a combater a infecção urinária e, caso a pessoa tenha infecções recorrentes, ajuda a prevenir, pois dificulta a aderência das bactérias às células do trato urinário.
- Chás com propriedades diuréticas e antibacterianas, como o chá de cavalinha ou a infusão de salsinha.
O uso de suplemento de vitamina C também pode ajudar a melhorar e a aliviar os sintomas da infecção urinária, assim como a ingestão de alimentos probióticos, como o iogurte natural.
O que evitar
Os alimentos que devem ser evitados durante a infecção urinária são aqueles que podem irritar a bexiga, como:
- Café e alimentos ricos em cafeína, como o chá verde, preto ou mate;
- Adoçantes artificiais;
- Alimentos picantes, pimenta e pimentão em pó;
- Bebidas alcoólicas.
É também importante evitar os alimentos ricos em açúcares como o açúcar refinado, refrigerantes, bolos, pães, sobremesas, doces e chocolates. Carnes processadas, como salsicha, presunto ou mortadela, também devem ser evitados, já que são alimentos pró-inflamatórios, ou seja, estimulam o processo de inflamação no corpo, dificultando a cura da infecção.
Cardápio para combater infecção urinária
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias com alimentos que ajudam a tratar e prevenir a infecção urinária:
Os tipos e quantidades de alimentos indicados no cardápio podem variar de acordo com a idade e o estado de saúde da pessoa e, por isso, é importante que o nutricionista seja consultado para indicar um plano alimentar individualizado.
Se deseja um plano alimentar individualizado, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
É importante lembrar que o tratamento para infecção urinária é feito principalmente com o uso de antibióticos, que devem ser prescritos pelo médico após exame de urina. A alimentação é um aliado que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir novas infecções. Saiba como é o tratamento completo para infecção urinária.
Assista no vídeo a seguir mais dicas com a nutricionista Tatiana Zanin: