Alimentação no pós-parto: o que comer e o que evitar

A alimentação no pós-parto deve incluir alimentos saudáveis, como vegetais, frutas, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras, como ovo, peixes, tomate, feijão, lentilha e laranja.

Uma alimentação saudável no pós-parto ajuda a manter a saúde da mãe e do bebê, favorece o aleitamento materno, auxilia na perda de peso da mulher e previne problemas como prisão de ventre, obesidade e diabetes.

Para uma alimentação balanceada e equilibrada no pós-parto, é aconselhado consultar o nutricionista para avaliar as necessidades nutricionais e o estado de saúde da mãe, e, assim, elaborar um plano alimentar individualizado.

Imagem ilustrativa número 1

Lista de alimentos indicados no pós-parto

Os alimentos que devem ser consumidos no pós-parto são:

  • Proteínas magras, como como tofu, frango, peru, peixes e ovos;
  • Laticínios magros, como leite, iogurte e queijos;
  • Cereais integrais, como arroz, massa e pão integral;
  • Alimentos fontes de ômega 3, como arenque, sardinha, salmão, sementes de chia e algas;
  • Leguminosas, como feijão, lentilha, soja e grão-de-bico;
  • Frutas, como limão, laranja, mamão, caqui, abacate, tangerina e maçã;
  • Vegetais, como tomate, cenoura, espinafre, couve-flor, quiabo, alface e rúcula;
  • Sementes, como linhaça, gergelim, semente de abóbora e chia;
  • Tubérculos, como aipim, batata, inhame, batata-doce e cará;
  • Bebidas, como água e água de coco.

O cuidado com a alimentação ajuda a evitar a inflamação e a acelerar a cicatrização após o parto normal ou cesária. Veja outros alimentos que ajudam na cicatrização.

O que comer durante a amamentação

Durante a amamentação é importante que a mãe tenha uma alimentação variada e balanceada para ajudar na produção de leite e desenvolvimento do bebê.

Para isso, deve-se priorizar vegetais frescos, frutas, cereais integrais, leguminosas, proteínas, laticínios e gorduras saudáveis. É importante também beber bastante água para garantir a hidratação e ajudar na produção do leite materno.

Leia também: Alimentação na amamentação: o que comer, o que evitar e cardápio tuasaude.com/alimentacao-da-mae-durante-a-amamentacao

O que não pode comer no pós-parto

Alguns alimentos que devem ser evitados no pós-parto são:

  • Alimentos com alto teor de gordura, como frituras, pizza, bacon e salgadinhos;
  • Açúcar refinado, como doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete e chocolate;
  • Alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, biscoitos e refeições do tipo fast food;
  • Alimentos embutidos, como salame, linguiça, salsicha, presunto e lombo;
  • Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante.

Esses alimentos devem ser evitados, porque podem atrapalhar a cicatrização ou ainda contribuir para o excesso de peso no pós-parto.

Alimentos a evitar durante a amamentação

Durante a amamentação, é importante evitar também os alimentos crus, como leite não pasteurizado, ostras, carnes ou peixes crus, pois podem causar infecções intestinais e prejudicar a produção de leite.

É importante também evitar o consumo de alimentos com cafeína, como chá verde, chá mate, chá preto ou café. Isso acontece porque a cafeína pode passar para o leite materno e provocar agitação e alterações no sono do bebê. Entenda mais sobre os alimentos que devem ser evitados na amamentação.

As bebidas alcoólicas, como vinho, espumante ou cerveja, também não devem ser ingeridas durante a amamentação, pois o álcool passa para o leite materno, prejudicando o desenvolvimento neurológico e psicomotor do bebê.

Além disso, em casos de cólicas no bebê, a mãe pode evitar alguns alimentos que podem causar essa condição, como laticínios, chocolate, feijão, ervilhas, nabo, brócolis, couve-flor, repolho e pepino, por exemplo.

Como emagrecer no pós-parto?

Para emagrecer de forma equilibrada e saudável no pós-parto, é importante manter uma alimentação saudável, e praticar exercícios físicos moderados regularmente, conforme as orientações do médico. Veja algumas dicas de como emagrecer no parto.

Durante a gravidez é normal que a mulher ganhe peso. No entanto, logo após o parto, perde-se de 4 a 5 kg e, nas 6 semanas seguintes ao parto, tende a perder mais 1,5 a 3 Kg de peso, referente aos líquidos que se acumularam no corpo durante a gestação.

No entanto, o emagrecimento após o parto e durante a amamentação deve acontecer naturalmente e deve ser gradual e com o acompanhamento do nutricionista. Assim, é possível preservar a saúde da mulher e da criança, além de evitar a deficiência de nutrientes ou prejudicar a produção de leite nas mulheres que amamentam.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin, como emagrecer de forma saudável no pós-parto:

Como emagrecer no pós-parto

03:32 | 185.308 visualizações

Dúvidas comuns sobre a dieta no pós parto

Algumas dúvidas comuns sobre a dieta no pós-parto são:

1.  Tomar cerveja amamentando faz mal pro bebê?

Tomar cerveja amamentando faz mal para o bebê, porque o álcool é transferido para o leite materno, atrapalhando o desenvolvimento neurológico e psicomotor do bebê.

2. Quem faz cesárea pode comer ovo?

Quem faz o parto cesárea pode comer ovo, pois esse alimento é rico em proteínas e vitaminas, nutrientes que são importantes para cicatrização e boa recuperação da mulher tanto após a cesariana como parto normal.

Vídeos relacionados

Como emagrecer no pós-parto

03:32 | 185.308 visualizações