O que são:
Os produtos diet são aqueles que têm zero de algum ingrediente, como açúcar, gordura ou sódio. Já os produtos light são aqueles que têm uma redução de, pelo menos, 25% de calorias, gorduras, sódio ou açúcar, quando comparados com a versão original.
Os produtos diet são geralmente indicados por quem tem problemas de saúde, como diabetes, pressão alta ou colesterol alto. Enquanto os produtos light são consumidos principalmente por quem deseja cortar nas calorias e emagrecer.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin as principais diferenças entre diet e light:
Qual a diferença entre DIET e LIGHT?
05:03 | 31.258 visualizaçõesDiferenças entre diet e light
Os produtos diet não aqueles que têm zero de açúcar, sódio ou gordura, sendo geralmente usados por pessoas que têm problemas de saúde, como diabetes, pressão alta ou colesterol alto. Um refrigerante “normal” de 200 ml contém em torno de 20 g de açúcar, já a versão diet desse refrigerante tem 0 g de açúcar, por exemplo.
Já os produtos light têm redução de, pelo menos, 25% de calorias, açúcar, gordura ou sódio, sendo normalmente consumidos por quem deseja emagrecer. Um refrigerante “normal” de 200 ml contém cerca de 20 g de açúcar, enquanto que o refrigerante light pode ter até 15g de açúcar, por exemplo.
Quando são indicados
Os produtos diet são geralmente indicados para quem tem diabetes, pressão alta ou colesterol elevado. Já os produtos light podem ser indicados para quem está fazendo uma dieta para emagrecer.
É importante ressaltar que os produtos diet podem não ter açúcar na sua composição, mas conter como frutose, maltodextrina ou amido, outros tipos de carboidratos que também alteram os níveis de glicose no sangue. Por isso, o consumo de produtos diet só deve ser feito sob a recomendação de um médico ou nutricionista.
Os produtos diet e light ajudam a emagrecer?
Os produtos light são os mais indicados para quem deseja emagrecer, porque geralmente contêm menos calorias que a versão original do alimento.
No caso dos produtos diet, vai depender da redução feita na receita. Por exemplo, os que não contêm açúcar e gordura, também têm menos calorias e podem ajudar a emagrecer. No entanto, existem produtos diet que não contêm açúcar, mas contêm maior quantidade de gordura que a versão original (e vice versa). Nesses casos, o alimento pode acabar tendo mais calorias que o original, não ajudando no processo de emagrecimento.
Assim, para emagrecer consumindo os produtos light ou diet, é mais importante é saber ler o rótulo, comparando as calorias desses alimentos com as suas versões originais. Saiba como ler os rótulos dos produtos.
Outras dicas para emagrecer de forma saudável
Algumas dicas que ajudam a emagrecer de forma saudável são:
- Fazer uma alimentação variada e saudável, priorizando cereais integrais, frutas, legumes, leguminosas e proteínas magras;
- Evitar alimentos ricos em gordura, como batata frita, bacon, sorvete, pizza, hambúrguer e cachorro quente;
- Praticar atividades físicas regularmente, como musculação, dança ou caminhada. Veja alguns exercícios que ajudam a emagrecer;
- Evitar molhos prontos, como mostarda, maionese, ketchup e molhos de salada;
- Dormir entre 7 a 9 horas por dia, já que o sono equilibra a produção de grelina leptina, hormônios que regulam o apetite, controlando a fome ao longo do dia;
- Mastigar bem e devagar os alimentos, porque isso permite que os sinais de saciedade cheguem ao cérebro, indicando que o estômago já está cheio;
- Evitar bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, vodka ou cachaça.
É fundamental também beber bastante água, porque o organismo pode confundir a sensação de sede com fome. Além disso, a água ocupa um volume no estômago, ajudando a controlar a fome ao longo do dia. Saiba a quantidade de água recomendada para cada pessoa.