A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, pode ser encontrada em alimentos como fígado, farelo de trigo e queijos, sendo importante principalmente para a produção de energia no corpo.
Essa vitamina também atua melhorando a saúde da pele e dos cabelos, mas apesar de sua deficiência ser rara, pode causar problemas como apatia, fadiga, irritabilidade, estresse e cãibras musculares. Para adultos, as necessidades de vitamina B5 são de 5 mg/dia, o que pode ser atingido com uma alimentação saudável e variada. Veja todas as funções desta vitamina aqui.
Quantidade de Vitamina B5 nos alimentos
A tabela a seguir traz a quantidade de vitamina B5 em 100 g de cada alimento.
Além dos alimentos, essa vitamina também é produzida pela flora intestinal, sendo importante evitar o consumo excessivo de produtos industrializados que enfraquecem as bactérias do intestino, como salsichas, bacon e comida pronta congelada.
Além disso, é importante lembrar que a suplementação com vitamina B5 só é recomendada em casos de diagnóstico de carência dessa vitamina, pois uma alimentação variada e saudável oferece as quantidades necessárias dessa vitamina, assegurando a saúde do organismo. Veja todos os sintomas da deficiência de B5.