5 benefícios dos alimentos germinados (e como fazer em casa)

Os alimentos germinados são sementes que brotaram para dar início à formação da planta, e quando consumidos nesta fase fornecem nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes para o organismo, além de serem de fácil digestão para o intestino.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses alimentos podem ser ser facilmente produzidos em casa para serem usados tanto em sucos, saladas, tortas e patês, quanto em sopas, molhos e guisados, além de poder serem utilizados para produzir leites vegetais.

Imagem ilustrativa número 1

1. Fácil digestão

O processo de germinação aumenta a atividade das enzimas das sementes, que são proteínas que facilitam a digestão e aumentam a absorção de nutrientes no intestino. Os alimentos cozidos não apresentam essas enzimas porque elas são desativadas em temperaturas elevadas, e por isso os grãos germinados, que podem ser consumidos crus, são fontes desse tipo de proteínas.

Além disso, os alimentos germinados não provocam gases intestinais, o que é comum ao se consumir alimentos como feijão, lentilha ou grão-de-bico cozidos.

2. Melhor absorção de nutrientes

Os alimentos germinados aumentam a absorção de nutrientes no intestino por serem ricos em enzimas e pobres em fatores antinutricionais, que são substâncias como o ácido fítico e o tanino que diminuem a absorção de minerais como ferro, cálcio e zinco. 

Após cerca de 24h que as sementes são colocadas na água, essas sementes ruins já foram consumidas para o processo de germinação, não mais prejudicando a absorção de nutrientes para o organismo.

3. Forte ação antioxidante

Após poucos dias de germinação, o teor de vitaminas aumenta bastante nas sementes, especialmente as vitaminas A, B, C e E, que têm alto pode antioxidante. Ao consumir mais dessas vitaminas, o sistema imunológico se fortalece e evitam-se doenças como câncer, envelhecimento precoce, problemas cardíacos e infecções.

4. Fonte de fibras

Por serem consumidas cruas e frescas, as sementes germinadas são ricas em fibras, que trazem benefícios como diminuir a fome, aumentar a sensação de saciedade, reduzir a absorção de gorduras e toxinas no organismo e melhorar o trânsito intestinal. Veja quais são os alimentos ricos em fibras.

5. Ajudar a emagrecer

Os grãos germinados são pobres em calorias e ricos em fibras, e por isso auxiliam no processo de emagrecimento. É possível ter mais saciedade e consumir menos calorias ao se incluir os germinados na alimentação, além de nutrientes que irão melhorar o metabolismo e favorecer a perda de peso. Veja outros 10 alimentos que ajudam a emagrecer.

Alimentos que podem ser germinados

Os alimentos que podem ser germinados são:

  • Leguminosas: feijão, ervilha, soja, grão-de-bico, lentilha, amendoim;
  • Hortaliças: brócolis, agrião, rabanete, alho, cenoura, beterraba;
  • Sementes: quinoa, linhaça, abóbora, girassol, gergelim;
  • Oleaginosas: castanha do pará, castanha do caju, amêndoa, nozes.

Quando usados em sopas, guisados ou outros pratos quentes, deve-se adicionar os grãos germinados apenas no fim do cozimento, para evitar a perda de seus nutrientes devido às altas temperaturas durante o preparo.

Como germinar os alimentos em casa

Para germinar os alimentos em casa, deve-se fazer os seguintes passos:

  1. Colocar de uma a três colheres de sopa da semente ou do grão escolhido em um pote ou tigela de vidro limpo e cobrir com água filtrada.
  2. Cobrir o pote de vidro com um pano limpo e deixar as sementes de molho por 8 a 12 horas em um local escuro.
  3. Despeje a água em que as sementes ficaram de molho e enxaguar bem as sementes sob a torneira.
  4. Colocar as sementes em um pode de vidro de boca larga e cobrir a boca do pote com uma tela ou filó preso com um elástico.
  5. Colocar o pote inclinado em um escorredor de modo que o excesso de água possa escorrer, lembrando de manter o vidro em um lugar sombreado e fresco.
  6. Enxaguar as sementes pela manhã e à noite, ou pelo menos 3x/dia nos dias mais quentes, e voltar a deixar o frasco de vidro inclinado para escorrer o excesso de água.
  7. Após cerca de 3 dias, as sementes começam a germinar e já podem ser consumidas.

O tempo de germinação varia de acordo com fatores como o tipo de semente, a temperatura local e a umidade. Em geral, as sementes estão com sua potência máxima e podem ser consumidas logo que sinalizam e germinação, que é quando um pequeno broto surge da semente.

Os crudívoros são vegetarianos que consomem apenas alimentos crus. Veja como fazer esta dieta clicando aqui.