Os alimentos bons para diabéticos são os com boas quantidades de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, que favorecem o equilíbrio dos níveis de insulina e glicose no sangue.
Outros alimentos que também são bons para os diabéticos são aqueles fontes de proteínas magras como, leite e derivados com baixo teor de gordura e carnes magras, como frango, ovos, tofu e peixe. Conheça melhor o que o diabético pode comer.
A alimentação do diabético deve ser equilibrada e variada, sendo aconselhado consultar o nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e elaborada uma dieta adequada às necessidades nutricionais de cada pessoa.
Leia também: Dieta para diabetes: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-diabetesLista de alimentos para diabéticos
Os melhores alimentos para os diabéticos são:
1. Frutas frescas
Todas as frutas frescas, como laranja, banana, pera, morango, frutas vermelhas e maçã, por exemplo, são bons alimentos para diabéticos. Isso porque as frutas têm fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue.
No entanto, as frutas devem ser consumidas com moderação, sendo geralmente recomendado entre 2 a 3 porções por dia. Conheça as frutas indicadas para diabéticos.
Como consumir: é importante consumir as frutas inteiras, e, sempre que possível, com casca e/ou bagaço, evitando os sucos ou frutas cozidas, por exemplo. Pois quando as frutas estão inteiras e naturais, a quantidade de fibras é maior, ajudando no controle da glicemia.
2. Cereais integrais
Os cereais integrais, como arroz integral, aveia, macarrão integral, quinoa e milho, são fontes de carboidratos e ótimos alimentos para os diabéticos, por conterem fibras que ajudam a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos, favorecendo o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Os cereais integrais também ajudam a reduzir a absorção de gordura dos alimentos, ajudando a diminuir o risco de doenças como obesidade, aterosclerose e infarto.
Como consumir: pode-se consumir os cereais integrais no café da manhã, almoço, lanches e jantar, cozidos, junto com frutas na forma de mingau, por exemplo.
Leia também: Cereais integrais: o que são, lista e como preparar tuasaude.com/cereais-integrais3. Verduras e legumes
As verduras e legumes, como alface, tomate, vagem, abobrinha, cebola, quiabo e agrião, são ótimas fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue. Assim, as verduras e os legumes são considerados bons alimentos para os diabéticos.
Como consumir: é recomendado consumir de 2 a 3 porções de verduras e legumes por dia, que podem ser incluídos no almoço, jantar ou ainda nos lanches da manhã e da tarde.
4. Leguminosas
As leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha e tremoço, contêm fibras e proteínas que favorecem a absorção mais lenta dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue, sendo ótimos alimentos para os diabéticos incluírem no dia a dia.
Como consumir: é aconselhado consumir pelo menos 1 porção de leguminosas por dia, que podem ser cozidas ou usadas em caldos, sopas ou saladas.
Leia também: Leguminosas: o que são, benefícios, exemplos e como consumir tuasaude.com/leguminosas5. Leite e derivados
O leite e os derivados, como iogurte e queijos, são ótimos alimentos para diabéticos, pois têm baixo índice glicêmico e contêm proteínas, que contribuem para o equilíbrio nos níveis de insulina e glicose no sangue.
Como consumir: esses alimentos devem ser consumidos diariamente no café da manhã e lanches, devendo-se priorizar os com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como cottage, tipo Minas e ricota.
Leia também: Índice glicêmico: o que é, classificação e como controlar tuasaude.com/indice-glicemico6. Proteínas magras
As proteínas magras, como frango, tofu, peixe, ovos ou peru, participam da formação de hormônios, insulina e glucagon, que regulam os níveis de glicose no sangue, sendo, assim, bons alimentos para os diabéticos.
As proteínas magras também têm baixo índice glicêmico, promovendo a liberação lenta de carboidratos da refeição no sangue.
Como consumir: é recomendado consumir as proteínas magras diariamente no almoço e no jantar, em preparações ensopadas, assadas ou grelhadas.
7. Gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis, como azeite, castanha-de-caju, óleo de linhaça, nozes e castanha-do-pará, são bons alimentos para diabéticos.
Isso porque esses alimentos têm ácidos graxos insaturados e fibras que ajudam a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos e melhorar a sensibilidade da insulina.
Como consumir: é aconselhado consumir de 25 a 30g de oleaginosas por dia, o que equivale entre 5 a 6 nozes, 25 amêndoas ou amendoins ou 50 pistaches, por exemplo, que podem ser consumidos nos lanches, no café da manhã ou na ceia.
Já a quantidade indicada dos óleos vegetais, como azeite e óleo de linhaça, é de 1 a 4 colheres de sopa por dia.
Leia também: Oleaginosas: o que são, tipos, benefícios e como consumir tuasaude.com/oleaginosasAlimentos que o diabético deve evitar
Os alimentos que o diabético deve evitar são:
- Alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, cereais matinais, molhos prontos e refeições prontas para o consumo;
- Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, whisky e espumante;
- Embutidos, como linguiça, salame, mortadela, salsicha e presunto;
- Cereais refinados, como arroz branco, macarrão branco e pão branco.
É fundamental também evitar alimentos ricos em açúcar, como geleia, sorvete, bolo, mel, chocolate, bala, refrigerantes e sucos industrializados.
Leia também: Alimentos ricos em açúcar (e tipos de açúcar) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-acucar