Os melhores alimentos para tratar a dor de cabeça são os calmantes e aqueles que melhoram a circulação sanguínea, como banana, cereja, e os alimentos ricos em ômega 3, como salmão e sardinha.
A vantagem de adotar esta alimentação é evitar o uso frequente de analgésicos para aliviar a dor, porque apesar de não tratar a dor de cabeça, esses alimentos podem adiar o aparecimento da dor de cabeça.
No entanto, em caso de dor de cabeça forte ou por mais de 2 vezes por semana é importante consultar um neurologista para descobrir a causa e adequar o tratamento. Veja algumas causas comuns de Dor de cabeça constante.
O que comer para aliviar a dor de cabeça
Para ajudar a aliviar a dor de cabeça constante é importante comer 1 alimento dos descritos a seguir todos os dias, durante 3 semanas resultados:
- Cereja, banana, alface, canela - alimentos que ajudam a acalmar e a dormir melhor, facilitam o descanso do cérebro, evitando assim a dor de cabeça;
- Salmão, sardinha, atum, sementes de chia, nozes - ricos em ômega 3, esses alimentos diminuem a viscosidade do sangue, melhorando a circulação sanguínea no cérebro;
- Óleo de onagra pode ser consumido em cápsulas, 10 dias antes da menstruação quando a dor de cabeça está relacionada com a tensão pré menstrual;
- O chá de flores de lavanda, erva-cidreira ou camomila pode ser bebido ao longo do dia, 2 a 3 xícaras, para facilitar o relaxamento e assim diminuir a possibilidade de dores de cabeça.
Outra dica importante para aliviar a dor de cabeça é ter hábitos de vida regulares, como deitar e levantar na mesma hora e fazer as refeições sempre no mesmo horário, para que o organismo esteja regulado sem o estresse de sofrer alterações na sua rotina e assim diminuir as chances de dor de cabeça. Veja 5 passos para aliviar a dor de cabeça sem remédios.
O que não comer para aliviar a dor de cabeça
Determinados alimentos não devem ser consumidos com frequência, especialmente por quem tem tendência a ter dor de cabeça, porque suas toxinas podem causar dor de cabeça. Alguns exemplos de alimentos que podem causar dor de cabeça são:
- Alimentos muito condimentados e apimentados que aumentam a pressão arterial e retêm líquidos.
- Alimentos industrializados, como pré-preparados congelados por possuir muitos conservantes artificiais que intoxicam o organismo podendo causar dor de cabeça;
- Versão light dos alimentos porque possui muitos adoçantes artificiais;
- Bebidas alcoólicas ou estimulantes, como café, colas ou guaraná, que estimulam o sistema nervoso central e podem provocar dor de cabeça.
Se mesmo evitando esses alimentos e adotando hábitos de alimentação e de vida regulares a dor de cabeça continuar frequente, é necessário consultar um neurologista para identificar a causa da dor de cabeça e fazer exames, como a Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada, para estabelecer o tratamento adequado.
Veja no vídeo a seguir outras dicas do que comer e o que evitar para tratar a dor de cabeça: