Alguns alimentos, especialmente os que são ricos em açúcar, farinha branca e sal, dão uma sensação rápida de saciedade no momento, mas que logo passa e é substituída pela fome e uma nova vontade de comer ainda mais.
Por isso, veja a seguir 10 alimentos que te deixam com fome rapidamente, pois assim você pode evitar esse desconforto e aproveitar para usar estratégias que vão te deixar mais saciado durante mais tempo.
1. Doces
Alimentos ricos em açúcar fazem com que a glicemia no sangue aumente rapidamente para logo em seguida diminuir, o que não deixa tempo para a sensação de saciedade chegar ao cérebro. Assim, pouco tempo depois de consumir doces, a fome volta e uma nova refeição terá que ser feita.
Assista o vídeo seguinte e veja o que fazer para reduzir a vontade de comer doces:
5 passos para controlar a vontade COMER DOCES
11:22 | 57.911 visualizaçõesPara prevenir esse problema, deve-se evitar o consumo de doces ou preferir o chocolate amargo, que tem mais cacau e menor quantidade de açúcar. Deixar para comer o doce só na sobremesa também é uma ótima estratégia.
2. Pão branco
A farinha de trigo, principal ingrediente do pão branco, tem um efeito parecido com o do açúcar, ativando pouco o hormônio da saciedade e fazendo a fome voltar mais depressa.
Por isso, deve-se preferir pães integrais, ricos em grãos e farinhas integrais, pois as fibras presentes nesses ingredientes aumentam a saciedade e melhoram o trânsito intestinal.
3. Sopas industrializadas
As sopas industrializadas são ricas em conservantes artificiais e sódio, que causa retenção de líquidos e inchaço, não trazendo nutrientes dão energia e alimentam o corpo, e por isso a fome volta pouco tempo depois de tomar a sopa.
Por isso, deve-se preferir fazer sopas em casa com legumes frescos e usar pouco sal, podendo congelar pequenas porções de sopa para tomar nos dias que estiver correndo contra o relógio, para investir numa refeição saudável e te sacia por mais tempo.
4. Salgadinhos de pacote
Os salgadinhos de pacote são ricos em sal, causando um estado de desidratação no corpo, o que confunde o cérebro com a sensação de fome. Assim, o sinal de falta de água é interpretado como falta de comida, e a fome volta logo em seguida.
A solução é evitar comer esses biscoitinhos e salgadinhos preferindo alimentos menos salgados, como a pipoca, por exemplo.
5. Cereal Matinal
A maioria dos cereais matinais é rica em açúcar e pobre em fibras, fazendo com que o sinal de saciedade não chegue ao cérebro. Por isso, deve-se preferir cerais integrais ou feitos à base de aveia, podendo-se também adicionar fibras como o farelo de trigo ao cereal, pois isso traz mais saciedade. Veja os Benefícios do Farelo de Trigo.
6. Suco de frutas
Os sucos de frutas, especialmente os industrializados e coados, trazem apenas o açúcar das frutas, não contendo as fibras das frutas frescas, e por isso fazem com que a fome volte mais rápido. Por isso, deve-se preferir consumir a fruta fresca ao invés do suco, adicionando também cereais integrais como a aveia para aumentar o teor de nutrientes e o poder de saciedade da refeição.
Deixar para comer a fruta como sobremesa também é uma ótima opção para controlar a saciedade e evitar a fome fora de hora.
7. Refrigerantes diet
Os refrigerantes diet e alimentos ricos em adoçantes artificiais ativam o paladar doce na boca e o corpo se prepara para receber nutrientes, que na verdade não chegam porque esse tipo de comida normalmente é pobre em calorias, vitaminas e minerais.
Assim, o corpo é enganado e logo depois percebe isso, fazendo com que a fome volte como um pedido por comida nutritiva de verdade.
8. Fast food
Os fast food são ricos em gorduras, farinhas brancas e sal, uma combinação perfeita para que o estímulo da saciedade não chegue ao cérebro.
Após uma refeição com fast food o estômago fica inchado porque os tamanhos servidos são grandes, mas pouco tempo depois o excesso de sal faz surgir a sede, que normalmente é confundida com fome, e mais calorias vão ser consumidas para suprir essa “nova fome”.
9. Sushi
Os sushis são feitos principalmente de arroz branco, contendo pouca quantidade de proteínas e quase nada de fibras, nutrientes que trariam saciedade ao organismo.
Além disso, o molho de soja usado durante a refeição é rico em sal, que irá aumentar a necessidade de líquidos para diluir o sódio no organismo, e assim aumentar a sede e a fome rapidamente.
10. Álcool
O consumo de álcool provoca um estado de desidratação no organismo e reduz o açúcar no sangue, o que faz com que ocorra a liberação de hormônios da fome.
Por isso, ao consumir bebidas alcoólicas deve-se sempre manter uma boa hidratação, bebendo 1 copo de água entre as doses de álcool e preferindo petiscos ricos em proteínas e gorduras boas, como cubos de queijo e azeitonas.
Se você está sempre com fome, veja o que pode fazer: