Alimentos que Previnem a Diabetes

Atualizado em março 2016

O consumo diário de alguns alimentos, como aveia, amendoim, trigo e azeite ajuda a prevenir a diabetes tipo 2 porque controlam o nível de glicose no sangue e a baixar o colesterol, promovendo o bem-estar e da qualidade de vida.

Comer estes alimentos ricos em fibras é importantes especialmente para os indivíduos que têm parentes próximos com diabetes porque apesar de não ter cura, o diabetes pode ser prevenido de forma simples com um estilo de vida saudável.

Alguns alimentos que previnem a diabetes são:

Imagem ilustrativa número 3
  • Aveia: a quantidade de fibras presente nesse alimento ajuda a manter estável o nível de glicose no sangue
  • Amendoim: possui baixo índice glicêmico, que ajuda a prevenir a diabetes
  • Azeite de oliva: possui antioxidantes que ajudam a combater o colesterol e a diabetes
  • Trigo integral: esse alimento é rico em vitaminas do complexo B e fibra, que previnem o colesterol e melhoram a curva glicêmica da refeição
  • Soja: é um alimento rico em proteínas, fibras e carboidratos, prevenindo doenças cardiovasculares. Por ter um baixo nível glicêmico, ajuda a prevenir a diabetes também.

Além de comer os alimentos certos é importante seguir algumas orientações gerais como comer de 3 em 3 horas, evitar refeições muito grandes, estar dentro do peso ideal e praticar exercícios regularmente.

Tem como prevenir a diabete Tipo 1?

Fazer prevenção da diabete tipo 1 não é possível porque esse tipo de diabetes é genética. A criança nasce com diabetes tipo 1, mesmo que isto não tenha sido percebido à nascença.

No caso da diabete tipo 1, é muito comum que exista história de diabetes na família e é importante observar se a criança apresenta sintomas de diabetes como sede excessiva, urinar muitas vezes e boca seca apesar da ingestão de água. Veja a lista completa dos sintomas em: Sintomas de diabetes.

A diabete tipo 1 costuma ser diagnosticada entre os 10 e 14 anos de idade, mas pode aparecer em qualquer idade. O tratamento inclui a ingestão de insulina, a alimentação e o exercício físico. Mais detalhes sobre o tratamento em: Tratamento para diabetes.

Veja também: