12 alimentos ricos em colágeno (com cardápio)

Os alimentos ricos em colágeno são de origem animal e incluem carne bovina ou de porco, frango, peixe, lula, camarão e ostras, além de vísceras e alimentos como gelatina ou geleia de mocotó.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora o colágeno não esteja presente em grãos, sementes, frutas, vegetais e verduras, o consumo desses alimentos é importante por serem ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício, nutrientes que são fundamentais para a produção de colágeno pelo organismo.

Leia também: Colágeno: o que é, para que serve (e quando usar) tuasaude.com/colageno

Para saber como incluir os alimentos ricos em colágeno na alimentação de forma saudável e equilibrada, é aconselhado consultar o nutricionista. Além disso, para aumentar a produção de colágeno são importantes medidas como evitar o estresse e ter boas noites de sono.

Alimentos ricos em colágeno

Principais alimentos

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

1. Carne bovina

A carne bovina é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos. Os músculos também contém colágeno, mas em menores quantidades, e alguns cortes específicos de carne bovina, como peito e bife de acém, contêm mais colágeno que outros.

2. Carne de porco

Assim como a carne bovina, a carne porco também é rica em colágeno e, dependendo da parte do porco que é consumida, a quantidade de colágeno também pode variar.  

3. Frango

A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. Quanto mais velho, maior é a quantidade de colágeno na carne do frango.

As maiores quantidades de colágeno são encontradas principalmente na cartilagem e nos ossos, especialmente no pescoço e nos pés de frango que são ricas nessa proteína.

4. Caldo de ossos

O caldo de ossos é rico em colágeno, que ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo as linhas de expressão, as rugas e a flacidez. Conheça outros benefícios do caldo de ossos.

O caldo de ossos também pode ser indicado para complementar o tratamento da artrose, ajudando a diminuir a inflamação e a dor nas articulações.

5. Peixe

O colágeno é encontrado principalmente na pele dos todos os peixes de água doce ou salgada, mas também está presente nas espinhas e escamas, por exemplo.

6. Gelatina

A gelatina é produzida a partir da fervura dos ossos, cartilagens e peles de animais, e tem grandes quantidades de colágeno, ajudando a diminuir a flacidez da pele, além de fortalecer os ossos e as articulações.

7. Geleia de mocotó

A geleia de mocotó é feita a partir do tutano, um composto gelatinoso encontrado dentro dos ossos de boi que também apresenta colágeno na sua composição.

Leia também: 5 benefícios da geleia de mocotó e como fazer tuasaude.com/geleia-de-mocoto

8. Vísceras

Assim como a carne, de modo geral, vísceras de animais, como intestino e coração, também apresentam colágeno na sua composição, podendo ser consumidas para complementar a ingestão dessa proteína.

9. Camarão

O camarão apresenta colágeno na sua carne, podendo ser uma alternativa de alimento especialmente para pessoas que não consomem carne de porco, boi ou frango, por exemplo.

10. Lula

Assim como ostras e mexilhões, as lulas são moluscos ricos em proteínas e que também apresentam colágeno na sua carne.

11. Ostras e mexilhões

Em alguns tipos de ostras e mexilhões, o colágeno corresponde até metade das proteínas presentes na sua carne, embora não seja uma grande quantidade.  

12. Água-viva

Algumas variedades de água-viva são adequadas para consumo humano e também apresentam colágeno na sua composição. Embora o seu consumo seja mais frequente na culinária asiática, especialmente japonesa e chinesa, também é uma opção de colágeno para a dieta.

Cardápio da dieta rica em colágeno

Este cardápio é um exemplo do que se pode consumir para garantir a ingestão de colágeno:

Refeição

1º Dia

2º Dia

3º Dia

Café da manhã

1 copo de leite desnatado, 1 fatia de pão integral com 1 ovo mexido e 8 morangos

Mingau de aveia feito com 200ml de leite de soja, 3 colheres de sopa de aveia e 1 colher de sopa de cacau em pó

1 panqueca de aveia recheada com frutas vermelhas picadas e 1 iogurte natural desnatado

Lanche da manhã

1 taça de gelatina s/ açúcar +2 castanhas-do-pará

3 torradas integrais com 1 fatia de queijo branco + 1 kiwi

1 geleia de mocotó sem açúcar + 3 nozes

Almoço / Jantar

1 bife de frango grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral com ervilha + 1 prato de sobremesa de salada de alface, agrião, tomate e pepino + 200ml de suco de acerola caseiro

3 almôndegas no forno com 1 xícara de macarrão integral e molho de tomate caseiro + 4 col de sopa de de berinjela abobrinha e cebola refogadas com 1 col de sopa de azeite + 1 goiaba

1 prato de sopa de ossos com cenoura, repolho, batata e cebola + 1 laranja

Lanche da tarde

1 copo de suco verde feito com couve, maçã e limão + 1 geleia de mocotó sem açúcar

1 iogurte natural s/ açúcar com 1 colher de sobremesa de mel + 1 tangerina.

1 copo de vitamina feita com 200 ml de leite, 2 col de sopa de mamão picado e 1 col de sopa de flocos de aveia.

Esse cardápio é apenas um modelo que pode variar de acordo com a idade e o estado de saúde de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista, para planejar um cardápio de acordo com as necessidades nutricionais individuais.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um nutricionista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Alimentos que ajudam na produção de colágeno

Os principais alimentos que ajudam na produção de colágeno são:

  • Alimentos ricos em vitamina C, como abacaxi, limão, goiaba, mamão, caju, kiwi, tangerina, frutos vermelhos (morango, cereja e outras), agrião, brócolis e tomate fresco;
  • Alimentos ricos em selênio, como peixes, feijão preto, sementes de girassol, castanha-do-pará, gema de ovo e fígado;
  • Alimentos ricos em zinco, como carne bovina, frango, ostras, nozes, semente de abóbora e fígado bovino;
  • Alimentos ricos em silício, como aveia, agrião, arroz integral, avelã e alga marinha.

Estes nutrientes são fundamentais para a produção do colágeno, promovendo melhores resultados nos tratamentos de estética e saúde.

Quando tomar suplementos de colágeno

Os suplementos de colágeno podem ser indicados por um médico ou nutricionista para ajudar no tratamento de situações como enfraquecimento dos cabelos, rugas ou linhas de expressão, osteoporose ou artrose.

Esses suplementos são encontrados geralmente como colágeno hidrolisado, na forma de cápsulas ou em pó, que pode ser diluído em água ou suco de limão, por exemplo. Veja como tomar o suplemento de colágeno hidrolisado.

Vídeos relacionados

A melhor RECEITA para quebrar o JEJUM INTERMITENTE

16:00 | 151.016 visualizações

GELATINA FAZ BEM OU MAL?

02:54 | 136.979 visualizações

5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

03:23 | 542.973 visualizações