Os alimentos remosos são aqueles popularmente conhecidos como inflamatórios, incluindo frituras, açúcar, salsicha, linguiça, mortadela e presunto, por exemplo.
Entretanto, alimentos remosos são principalmente aqueles derivados de animais que consomem alimentos em algum estágio de decomposição, como carne de porco, peixes de pele, pato e alguns frutos do mar ou carne de caça.
Acredita-se que o consumo dos alimentos remosos atrase a recuperação e aumente as chances de cicatrizes em casos de cirurgias, feridas ou quando se faz uma tatuagem ou piercing. No entanto, não existe uma comprovação científica da ação dos alimentos "remosos" na cicatrização.

Lista de alimentos remosos
Os alimentos popularmente conhecidos como remosos são:
- Refrigerantes;
- Sucos industrializados;
- Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
- Fast food;
- Carne de porco;
- Embutidos, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
- Caranguejo e camarão;
- Pato e marreco;
- Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, barras de cereal;
- Xarope de milho;
- Chocolate;
- Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo;
- Comida pronta congelada;
- Sorvetes;
- Bebidas alcoólicas;
- Adoçantes artificiais.
É importante lembrar que o processo de cicatrização acontece não só devido à alimentação, mas também ao cuidado com as lesões, a ingestão de água, o sono adequado e o uso correto dos medicamentos indicados pelo médico.
Além disso, os possíveis malefícios dos alimentos remosos sobre a cicatrização não são comprovados cientificamente.
Leia também: Ovo é remoso? tuasaude.com/medico-responde/ovo-e-remosoO que comer para ajudar na cicatrização
Para ajudar no processo de cicatrização, deve-se priorizar alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como tomate, frutas vermelhas, frutas cítricas como laranja e acerola, e ervas como alho, cebola e açafrão.
Leia também: 16 alimentos antioxidantes (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-antioxidantesJá os alimentos anti-inflamatórios são aqueles ricos em gorduras saudáveis, como castanhas, salmão, atum, sardinha, azeite, amendoim, linhaça, chia e gergelim.
Além disso, tomar de 1 a 2 xícaras de chás anti-inflamatórios também pode ajudar na cicatrização, podendo-se utilizar ervas como camomila, gengibre, cravo da índia e alecrim. Veja mais dicas sobre como fazer uma alimentação anti-inflamatória.
Confira no vídeo a seguir mais dicas para acelerar a cicatrização e evitar cicatrizes: