O ácido glutâmico é um aminoácido importante para o bom funcionamento do cérebro, além de ser fundamental para originar outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, como glutamato, prolina, ácido gama-aminobutírico (GABA), ornitina e glutamina, que é um aminoácido que fica rapidamente disponível e é fundamental para o processo de formação do músculo, sendo muitas vezes usada como suplemento por pessoas que desejam ganhar massa muscular.
As principais fontes de ácido glutâmico são os alimentos de origem animal, como ovo, leite, queijo e carne, mas também pode ser encontrado em alguns vegetais, como aspargo, agrião e alface, por exemplo.
O ácido glutâmico é o responsável pelo sabor umami, que corresponde ao sabor agradável dos alimentos. Por isso, o sal do ácido glutâmico, chamado de glutamato monossódico, é utilizado na indústria alimentar como aditivo para realçar o sabor dos alimentos.
Lista de alimentos ricos em Ácido Glutâmico
Os alimentos de origem animal correspondem à principal fonte de ácido glutâmico, mas esse aminoácido também pode ser encontrado em outros alimentos, sendo os principais:
- Ovo;
- Leite;
- Queijo;
- Peixe;
- Iogurte;
- Carne;
- Abóbora;
- Agrião;
- Mandioca;
- Alho;
- Alface;
- Batata inglesa;
- Aspargo;
- Brócolis;
- Beterraba;
- Berinjela;
- Cenoura;
- Quiabo;
- Vagem;
- Castanha-de-caju;
- Castanha-do-pará;
- Amêndoas;
- Amendoim;
- Aveia;
- Feijão;
- Ervilha;
O ácido glutâmico presente nos alimentos é absorvido no intestino delgado mas como o organismo consegue produzir este aminoácido o seu consumo através dos alimentos não tem grande necessidade.
Para que serve o ácido glutâmico
O ácido glutâmico tem papel fundamental no que diz respeito ao bom funcionamento do cérebro, uma vez que é capaz de estimular a memória e ajuda na eliminação da amônia, que é uma substância tóxica, promovendo a desintoxicação cerebral.
Além disso, como é um precursor de diversas outras substâncias no organismo, o ácido glutâmico possui outras funções, sendo as principais:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Produção de energia;
- Síntese de proteínas, promovendo a formação de músculos;
- Diminuição da ansiedade;
- Melhora da função cardíaca e do cérebro;
- Eliminação de substâncias tóxicas da circulação.
Além disso, o ácido glutâmico é capaz de mobilizar gordura, podendo ser, portanto, utilizado como aliado no processo de emagrecimento.